Por: Bernardo S. 17 de Abril de 2014
Sobre escrever ao léu
Redação Escrita Interpretação Apoio ENEM Argumentação Vocabulário Coesão Coerência Dicas Tema Planejamento Organização Vestibular Ajuda CorretorEncontre um professor e combine aulas particulares Presenciais ou Online
Quando fiz meu primeiro vestibular, acreditava que a redação dependia de certa inspiração, algo do momento. E deu certo! Tirei 840, se não me engano. O tema? O trabalho na construção da dignidade humana. Fiz aquela organização básica, introdução, desenvolvimento, conclusão, coloquei um título bonitinho e prontocabou. Era um texto, afinal. Depois de um rascunho de 1h, consegui chegar a algo aceitável e passei pra folha de redação. Não passei.
No meu segundo vestibular, o tema era Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado. Segui a mesma regra do ano anterior. 840 estaria ótimo se eu fosse bem nas outras matérias, e eu pretendia ir! Fiz meu rascunho, parti pra prova, voltei pra redação e, nos últimos 40 minutos de ENEM, fiz algumas mudanças na conclusão e entreguei. "Não tem como essa redação receber uma nota menor que 900", pensei. E pensei certo: 1000. Pra que reclamar, né? Tô zen, tô bem, vou entrar pra faculdade com o ENEM! Não entrei.
Tentei de novo (ai, Senhor). Dessa vez , porém, mudei as regras do jogo: planejei o texto. Senhores, tudo mudou. Em primeiro lugar, deixei de esperar estar com sorte pra ter uma nota boa. Isso já é alguma coisa, já que eu estava tentando passar pra Medicina, e um ano não seria o bastante. Em segundo lugar, passei a ter mais confiança na escrita, o que é um facilitador na hora de fazer vestibulares que te deixam nervoso, como o ENEM. Em terceiro, e último, lugar, consegui diminuir consideravelmente meu tempo de prova de redação, dando mais espaço pra resolver outras matérias. É ou não é vantagem?
Como não estamos em um jogo de perguntas e respostas, respondo por vocês: é vantagem. Por ser vantagem, criei este post a fim de trazer algumas dicas sobre o planejamento de texto. Treinar o planejamento depende de você, tá?
A última competência corrigida na prova do ENEM é a de propostas de intervenção. Um texto que analisa as formas de propor intervenções a um problema abordado necessita de uma problematização inicial, certo? Dessa forma, as causas, as fundamentações de tais causas e suas consequências devem ser apontadas de forma a se encontrar soluções cabíveis ao que foi proposto.
Acredite: se seu corretor procura coesão e coerência no texto, ele certamente perceberá se o planejamento foi devidamente feito. Um texto previamente pensado e um tema antecipadamente entendido facilitam a organização coerente dos argumentos e comprovações, não só para o leitor como para o próprio redator. Se em 20 minutos você completa o planejamento do que será escrito, perde-se - ou ganha-se - menos de 40 minutos na produção do texto. Vamos planejar?
Interpretação do Tema
Comece entendendo o que se propõe. Explore os termos usados, as ligações feitas, os limites impostos na apresentação do tema. Faça anotações, busque sinônimos para evitar repetições durante o texto, reflita sobre o assunto. A interpretação do tema também é importante para evitar fugas, restrições e desvios, que podem comprometer sua nota final.
Problematização
Se há “soluções”, há um problema, e tal problema não pode ser deixado de lado no seu texto. Muitas vezes, em temas de redações do ENEM, os problemas estão nas entrelinhas da proposta, e é dever do candidato identificá-los.
Causas
Identificado o problema inicial, que dará sentido ao que será abordado no texto, é necessário que sejam apontadas as causas. Experimente perguntar “por quê?” assim que entender o problema do tema. Tentar entender o que deu origem ao que está sendo discutido certamente traz peso à sua argumentação.
Consequências
Após as causas, aconselho que você tente visualizar as consequências desse problema. Prevê-las ajuda o leitor a ter noção da intensidade do que se discute. É como se você pudesse olhar nos olhos do seu corretor e dizer “tá vendo!? É isso que vai acontecer! Vamos ficar parados!?”
Propostas de Intervenção
Aqui você já garante os 200 pontos da última competência - já são 200 em 1000! Analisado o problema, as causas e as consequências, fica fácil apontar propostas específicas ao tema. Tais propostas precisam ser específicas e ter aplicabilidade. Dica: procure sempre dar vida ao que você propõe.
É importante, também, que você esteja atento à coletânea apresentada junto à proposta do tema. Os textos de apoio, basicamente, te dão o caminho das pedras para que se identifique a argumentação esperada para o tema. Uma vez lidos e interpretados os textos, fica mais fácil organizar seu ponto de vista a ser defendido e a forma de fundamentá-lo.
Como você vai perceber, o raciocínio segue sempre as mesmas etapas. Mas você não precisa montar seu planejamento com todo esse desenvolvimento, não, tá? Palavras ou frases-chave que apontem resumidamente o que você quer dizer e apresentem sua argumentação já são o suficiente para que você planeje seu texto. Acredite: depois de tudo planejado, escrever é a tarefa mais fácil. Cuidando do vocabulário usado, dos termos de ligação e da modalidade escrita, você chega ao 1000 em pouquíssimo tempo!
Agora é só treinar, né? Bom texto e bom 1000!
Um abraço!