6 frases em latim faladas até hoje e um pouco mais…
Por: Profes
30 de Maio de 2022

6 frases em latim faladas até hoje e um pouco mais…

História, curiosidades e expressões famosas sobre uma língua morta, mas que não está tão adormecida assim!

Latim Gramática Expressões

Apesar de considerada uma língua morta, o latim está mais presente no nosso dia a dia do que se imagina. Frases e expressões que utilizamos com frequência tem como origem o idioma, como a famosa: carpe diem. Com certeza você já leu em algum post nas redes sociais ou ouviu em séries e filmes, não é mesmo?

No texto de hoje, o Profes tá com um pé no passado e outro no presente para te contar um pouco sobre a história da língua, a relação dela com o português e ainda te ensinar algumas frases bem legais, para você esbanjar conhecimento por aí. 

Como o latim surgiu? Por que deixou de ser usado?

O latim tem como ponto inicial a região do Lácio, em Roma, e foi amplamente difundido até se tornar a língua oficial do Império Romano. Junto ao apogeu da Igreja Católica, o idioma ultrapassou as fronteiras e manteve forte influência na Europa Ocidental. À época, também conquistou o gosto de filósofos e acadêmicos medievais, ganhando espaço em documentos e registros de estudos. Tanto que, até hoje, é possível encontrar traços em jargões jurídicos e científicos.

Com a longa decadência de Roma, veio também as transformações da língua. Nesse momento da história, o latim tradicional, reproduzido pelos ritos católicos, documentos oficiais e poesias épicas, já não era o mesmo do falado pela plebe no cotidiano. Foi então que começou a cair em desuso.

A forte influência de populações celtas, germânica e eslava, foi criando variações que deram origem às línguas românicas. Ou seja, ao italiano, o francês, o espanhol, o romeno, o catalão e o português. O idioma de Portugal, inclusive, foi um dos últimos a serem criados.


Crédito: freepik

Quer aprender mais sobre frases e expressões em inglês? A gente te ensina

No caso do português brasileiro, há também muitas contribuições dos povos africanos e árabes. Por isso, nosso idioma guarda certas particularidades em relação ao dos nossos colonizadores.

Atualmente, só a Cidade do Vaticano mantém o latim como língua oficial, apesar de a comunicação estar muito mais centrada no contexto religioso, entre membros da Igreja Católica. Nenhum comerciante local irá te responder em latim se você perguntar onde fica a Capela Sistina, ok? ;)

O latim no dia a dia do séc XXI

Agora que a gente já colocou o pé no passado para entender a história da língua, bora centrá-lo no presente? Confira a seguir frases e expressões em latim que vira e mexe a gente ouve por aí!

1. In vino veritas

Uma garrafa a mais de vinho e, às vezes, alguns comentários vêm a público. Se você nunca passou por isso, provavelmente, deve conhecer alguém que já soltou umas verdades com uma taça na mão. A frase fala exatamente sobre isso, significa “a verdade está no vinho”.

2. Si hortum in biblioteca habes deerit nihil

A tradução diz "se tens um jardim e uma biblioteca, nada lhe faltará".
Se você curte um bom livro, talvez já tenha ouvido algo parecido, como a expressão “quem tem um bom livro, nunca está sozinho”. 

Tá precisando de inspiração para escolher a frase da sua próxima tatuagem? Aqui você confere algumas opções legais em latim.

3. Hoc non pereo habebo fortior me

Aqui a mensagem é de superação “o que não me mata, faz-me mais forte”. Em português, podemos encontrar algo como “aquilo que não me mata só me fortalece.”.

5. Donec eris sospes multos numerabis amicos

Não tão positiva quanto as anteriores, as seis palavras literalmente dizem “enquanto você estiver bem, terá muitos amigos”. E aí, será que essas palavras representam uma verdade?

5. Omnia vincit amor

Para terminar, uma expressão fofinha: “o amor vence tudo”. Combina com um post de inspiração para as redes sociais, né?

Outras expressões em latim que aparecem no nosso cotidiano são:

A priori - indica uma dedução;
Idem - o mesmo; igual;
Statu quo - indica a situação atual;
Incógnita - algo desconhecido; que não se sabe;
Alter ego - indica o outro eu;
Alibi - prova ou testemunho de inocência;
Mea culpa - usada para lamentar alguma falta ou erro cometido;
Bis - indica um pedido de repetição;

Quer aprender mais sobre latim ou outros idiomas? No Profes você encontra professores particulares que podem te ajudar a conseguir amplo domínio das mais diferentes línguas. 

Não é só isso! A plataforma também conta com fóruns de discussões e um campo para resolução de dúvidas e questões específicas como, por exemplo, um exercício da escola, uma tarefa da faculdade ou quem sabe algum desafio de um projeto de trabalho. Acesse o nosso site e amplie os seus conhecimentos!

447.369 seguidores

Cadastre-se ou faça o login
para seguir esse blog.

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
em 4 de março de 2023

Muito bom e esclarecedor!

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil