9 frases em latim que podem ser boas opções de tatuagem
Por: Profes
30 de Maio de 2022

9 frases em latim que podem ser boas opções de tatuagem

Antes de decidir o que você vai escrever no corpo, leia esse texto até o final! ;D

Latim Gramática Expressões

Tá pensando em fazer uma tatuagem? As frases são sempre uma boa pedida para quem busca opções cheias de significado. Combinam com as mais variadas partes do corpo e, quando visíveis, ainda geram curiosidade. Quem nunca tentou ler o que estava escrito no braço ou no pescoço da pessoa sentada ao lado, não é mesmo? ;)

E quando o assunto é escrever no próprio corpo, as frases em latim são uma das mais pedidas. O idioma surgiu na italiana e se tornou a língua oficial do Império Romano. Com o apogeu da Igreja Católica, se espalhou pela europa e originou o francês, o espanhol e português. Hoje, o latim é considerado uma língua morta, mas já foi símbolo de poder e de sabedoria. 

Para te inspirar no tema, o Profes selecionou algumas opções de frases cheias de mistérios e significado. Dá uma olhada!

1. Veni, vidi, vici

Tradução: vim, vi, venci.
A frase é associada ao general romano Júlio César. Bem empoderada, né?

2. Carpe diem

Tradução: aproveite o dia.
É possível dizer que essa é uma das expressões mais famosas e reproduzidas em latim. Já apareceu em filmes e séries, em posts nas redes sociais e em tatuagens também. Relatos dizem que ela foi criada pelo poeta Horácio.

3. Amor vincit omnia

Tradução: o amor vence tudo.
Tá aí uma mensagem de resiliência que toca fundo no peito. É uma boa opção para representar momentos de superação. Relatos dizem que ela foi criada pelo poeta Virgílio.

Se quiser saber mais sobre a história do latim? A gente tem conta aqui no blog!

4. Per ardua ad astra

Tradução: das dificuldades se chega às estrelas.
Lema da Força Aérea Real do Reino Unido, a frase carrega uma mensagem de força e de esperança. Pode ser uma opção bem simbólica de tatuagem!

Tatuador
Crédito:freepik/southtownboy

5. Cogito ergo sum

Tradução: penso, logo existo.
Essa é mais uma no hall das frases queridinhas do público. Ela é associada ao matemático francês René Descartes.

6. Alea jacta est

Tradução: a sorte está lançada.
Para aqueles que buscam uma vida de aventuras e desafios, a mensagem pode ser bem inspiradora. Em geral, algumas tatuagens com essa frase, acompanham o desenho de dois dados.

7. Memento vivere

Tradução: lembre-se de viver.
Assim como carpe diem, a expressão ressalta a importância de valorizar aquilo que a gente tem de mais precioso: o tempo de vida!

8. Alis volat propriis

Tradução: voe com suas próprias asas.
Essa aqui é para aquelas pessoas que valorizam a independência e gostam de construir seus sonhos e realizações por conta própria. Para elas o céu é o limite, não é mesmo?

9. Luceat lux vestra

Tradução: deixe a sua luz brilhar.
Cheia de significado, essa expressão carrega uma mensagem de confiança, de crença em si mesmo e de coragem. Pode ser bem inspiradora para uma tatuagem!

Deu vontade de aprender mais sobre latim ou sobre outro idioma? No Profes você encontra professores particulares que podem te ajudar a conseguir amplo domínio das mais diferentes línguas. 

Não é só isso! A plataforma também conta com fóruns de discussões e um campo para resolução de dúvidas e questões específicas como, por exemplo, um exercício da escola, uma tarefa da faculdade ou quem sabe algum desafio de um projeto de trabalho. Acesse o nosso site e amplie os seus conhecimentos!

450.900 seguidores

Cadastre-se ou faça o login
para seguir esse blog.

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil