10 mentes brilhantes da matemática
Por: Profes
22 de Fevereiro de 2022

10 mentes brilhantes da matemática

Conheça os gênios que ajudaram a desenvolver essa ciência exata

Matemática Geral

No artigo de hoje, você vai conhecer as 10 mentes brilhantes da matemática, cientistas que contribuíram com grandes descobertas e avanços para essa ciência exata em diferentes momentos da história.

Por que saber um pouco mais sobre essas figuras é relevante? Bem, os números e os cálculos ajudaram o homem a explicar a forma como todos vivemos e interagimos com o mundo. Conhecer seus fundadores é estar mais próximo do cerne da humanidade. Ou seja, onde tudo começou!

Bora embarcar nessa viagem?

René Descartes 
Época: 1596 - 1650
País de origem: França
Filósofo, físico e matemático com grandes talentos, René Descartes uniu a álgebra a geometria e fez surgir a geometria analítica e o sistema de coordenadas. Um dos seus feitos mais conhecidos e utilizados até hoje é o Plano Cartesiano, dois eixos numéricos (x e y) e perpendiculares que ajudam a sistematizar técnicas de localização. Quer um exemplo? A distância entre dois pontos!

Henri Poincaré
Época: 1854 - 1912
País de origem: França
Filósofo, físico e matemático francês, Henri Poincaré foi o responsável pela teoria das funções automorfas, pela topologia algébrica e pelos sistemas dinâmicos - este último conhecido por muitos como a teoria do caos.

Poincaré também foi o criador de um dos problemas matemáticos não resolvido mais desafiador de todos os tempos: a conjectura de Poincaré. Desenhado no início do século XX, o problema só foi resolvido um século depois, em 2003, pelo russo Grigori Perelman.

Euclides

Euclides
Época: século III
País de origem: Egito
O professor, matemático e escritor Euclides fez de Alexandria, no Egito, o centro do compasso e do esquadro no mundo antigo. Ele ficou conhecido por ter sistematizado os conhecimentos matemáticos de seu tempo em um livro de 13 volumes chamado Elementos. Nele, descreveu conceitos da aritmética, da geometria plana, da teoria das proporções e da geometria sólida. A obra tem grande peso histórico e foi traduzida em centenas de línguas.

Al-Khwarizmi 
780 d.C - 850 d.C
País de origem:  Khwarezm, atual Uzbequistão
Apesar dos poucos registros sobre a sua vida, o árabe Al-Khwarizmi fez grandes contribuições para a matemática, muitas delas ainda presentes no nosso cotidiano.

Foi a partir de seus escritos que os europeus conheceram e difundiram o uso dos numerais indo-arábicos (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9), assim como as principais operações (soma, subtração, multiplicação e divisão). Seus registros também abordavam cálculos com raiz quadrada e frações.

Stephen Hawking, Marie Curie e Galileu Galilei: conheça os físicos que mudaram os rumos da nossa história.

Arquimedes 
287 a.C. – 212 a.C.
País de origem: Grécia
Arquimedes foi um dos principais matemáticos da Antiguidade e suas descobertas não ficaram restritas ao mundo dos estudos. Ele fez avanços no ramo da mecânica, em temas como força, alavancas e densidade de materiais. Isso fez com que o estudioso pudesse inventar várias máquinas, especialmente para uso militar como catapultas. 

Também foi o primeiro a notar a relação entre o comprimento de qualquer circunferência e seu diâmetro, representada pelo número π (pi).

Isaac Newton

Isaac Newton
1643 - 1727 
País de origem: Inglaterra
Outro nome que ganha espaço no ranking dos cientistas mais influentes de todos os tempos é o de Isaac Newton. Ele fez grandes descobertas para o desenvolvimento da física e da matemática. Princípios Matemáticos da Filosofia Natural é considerada uma de suas obras mais relevantes. Nela, descreveu as famosas Leis de Newton, que explicam a dinâmica do movimento. Também contribuiu com a teoria da gravitação universal, a composição da luz e a construção do primeiro telescópio.

É interessante citar que as pesquisas de Newton ainda hoje são abordadas em cursos de ciências exatas, tamanha a sua importância. 

Gottfried Wilhelm Leibniz
1646 - 1716
País de origem: Alemanha
Matemático, físico e filósofo alemão, Gottfried Wilhelm Leibniz foi o responsável pela criação do cálculo integral e do cálculo diferencial. Ele foi acusado de plágio por Isaac Newton por essas descobertas, mas o que a história aponta é que, por coincidência, os cientistas desenvolveram seus estudos ao mesmo tempo e chegaram a conclusões similares. 

Leibniz também aperfeiçoou a máquina de calcular de Blaise Pascal, tornando-a capaz de multiplicar e dividir.

Quer saber o que mais cai em matemática no Enem? A gente te conta tudo aqui no blog. 

Évariste Galois
1811 - 1832
País de origem: França
Especialistas indicam que Évariste Galois teria sido um dos maiores matemáticos do mundo se um duelo não tivesse tirado sua vida tão prematuramente, aos 20 anos. O jovem rebelde e apaixonado pela ciência exata ficou consagrado por seus trabalhos sobre polinômios e estruturas algébricas. Ele foi capaz de solucionar alguns dos problemas mais complexos de sua época, como as equações de quarto e quinto grau.

Carl Friedrich Gauss
1777-1855
País de origem: Alemanha
São muitas as contribuições de Carl Friedrich Gauss à matemática, à física e à astronomia. Mais conhecido como ‘príncipe dos matemáticos’, o estudioso inventou o telégrafo,  definiu o conceito de números complexos e desenhou o heptadecágono, polígono com 17 lados, que desde os tempos gregos, os geômetras tentavam colocar no papel.

No campo da estatística, criou a distribuição Gaussiana, a mais famosa das distribuições de probabilidade e também uma das mais importantes em estatística, sendo muito utilizadas até hoje em gráficos.

Leonhard Euler
1707 - 1783
País de origem: Suíça
Leonhard Euler é apontado com uma das grandes mentes brilhantes de seu tempo, tendo contribuído com quase todos os ramos da matemática moderna. Seu trabalho é tão extenso que 50 anos após a sua morte, novos registros sobre seus estudos continuavam a ser publicados pela Academia de Ciências de São Petersburgo, tamanha a relevância de suas descobertas.

Entre seus estudos mais conhecidos estão a introdução da função gama, a relação entre o cálculo diferencial de Leibniz e o método das fluxões de Newton e a resolução de equações diferenciais com a utilização do fator integrante. Euler também foi o primeiro a tratar seno e cosseno como funções. 
 
Quer saber mais sobre o universo das ciências exatas? No Profes você encontra vários recursos para aprofundar os seus conhecimentos. A nossa plataforma conta com professores particulares, uma área dedicada a tira-dúvidas e outra para auxiliar os alunos com tarefas e desafios escolares. E, claro, há também o nosso blog com vários artigos para você!

Leia mais:
Yoga em casa: como começar?
As melhores faculdades de engenharia do Brasil
5 dicas infalíveis para aprender inglês sozinho

450.898 seguidores

Cadastre-se ou faça o login
para seguir esse blog.

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil