Os 10 físicos mais importantes da história
Por: Profes
22 de Fevereiro de 2022

Os 10 físicos mais importantes da história

Eles foram responsáveis por descobertas que mudaram os rumos da ciência; saiba quem são essas mentes brilhantes

Física

A ciência está em constante movimento. Novas descobertas, teorias, conceitos e fórmulas no ramo da física ajudam o homem a explicar o mundo e a forma como nos relacionamos com o ambiente ao nosso redor. 

Se hoje temos acesso à energia elétrica e a tantos recursos e dispositivos tecnológicos que facilitam o nosso dia a dia e fazem a ciência evoluir, parte disso é por conta das inquietações e dos estudos desenvolvidos mentes brilhantes que você vai descobrir a seguir!

Stephen Hawking 
1942 - 2018
País de origem: Inglaterra
Stephen Hawking foi um dos físicos mais famosos de todos os tempos. Foi responsável pelo desenvolvimento de teorias fundamentais da física moderna, entre elas o teorema de singularidade, que aborda a existência de um ponto com força gravitacional no centro dos buracos negros capaz de atrair qualquer coisa. 

Ainda adolescente, Hawking foi diagnosticado com uma doença degenerativa chamada esclerose lateral amiotrófica (ELA), que paralisou os seus membros ao longo da vida. No entanto, a condição não o impediu de se dedicar aos seus estudos de maneira excepcional.

Marie Curie

Marie Curie 
1867 - 1934
País de origem: Polônia
Marie Curie é outra figura importante no hall das mentes brilhantes, especialmente quando o assunto é representatividade feminina na ciência. Ela foi a primeira mulher a conquistar duas vezes o Prêmio Nobel de Física por suas investigações. 
Ao lado de seu marido, o pesquisador Pierre Curie, ela descobriu a existência de dois elementos químicos: o polônio e o rádio. Alguns anos mais tarde, quando viúva, chamou a atenção da comunidade científica por suas pesquisas em torno da radioatividade, algo até então desconhecido. Além disso, ela foi a primeira mulher a lecionar na Universidade de Sorbonne, na França.

Quer saber o que mais cai em física no Enem? A gente já falou sobre isso aqui no blog. 
 
Albert Einstein 
1879 - 1955
País de origem: Alemanha
O físico e matemático Albert Einstein é considerado um dos cientistas mais importantes da história, responsável por descobertas que mudaram a forma como nos relacionamos com o tempo. Nesse sentido, um de seus estudos mais extraordinários é sobre a teoria da relatividade, em que afirma que tempo e espaço são relativos e apesar de estarem profundamente ligados.
Einstein também estabeleceu a relação entre massa e energia e criou uma das equações mais famosas do mundo: E = mc². 

Isaac Newton
1643 - 1727 
País de origem: Inglaterra
Outro nome que ganha espaço no ranking dos cientistas mais influentes de todos os tempos é o de Isaac Newton. Ele fez grandes descobertas para o desenvolvimento da física e da matemática. Princípios Matemáticos da Filosofia Natural é considerada uma de suas obras mais relevantes. Nela, descreveu as famosas Leis de Newton, que explicam a dinâmica do movimento. Também contribuiu com a teoria da gravitação universal, a composição da luz e a construção do primeiro telescópio.

É interessante citar que as pesquisas de Newton ainda hoje são abordadas em cursos de ciências exatas, tamanha a sua importância. 

Thomas Edison

Thomas Edison 
1847 - 1931
País de origem: Estados Unidos
O pai da lâmpada trouxe luz para a humanidade e hoje é visto como um símbolo de criatividade. Thomas Alva Edison dedicou sua vida à invenção, sendo a lâmpada uma das suas criações mais célebres. Relatos históricos apontam que aos 40 anos ele já tinha desenvolvido mais de quatro dezenas de instrumentos. O fonógrafo, a câmera de cinema e a bateria de carro elétrico foram mais alguns deles.

O que René Descartes, arquimedes e Al-Khwarizmi têm em comum? Todos foram grandes matemáticos. A gente contou um pouco da história de cada em outro post aqui do blog.


Galileu Galilei 
1564 – 1642
País de origem: Itália
O matemático, físico, astrônomo e filósofo italiano Galileu Galilei foi responsável por uma das descobertas mais emblemáticas da história. Ao contrário do que se pensava, ele afirmou que a Terra não é o centro do universo e ela gira em torno do Sol. A observação foi feita a partir de estudos e aprimoramentos de telescópios.

Suas ideias eram consideradas muito revolucionárias para época e incomodavam especialmente a igreja católica, uma vez que as pesquisas de Galilei contrapunham ideias fortemente difundidas pela entidade religiosa. Isso fez com que ele fosse julgado pela Santa Inquisição e condenado à prisão perpétua domiciliar.

Daniel Gabriel Fahrenheit
1686 - 1736
País de origem: Alemanha
O físico alemão Daniel Gabriel Fahrenheit contribuiu com avanços significativos para a física experimental, no aperfeiçoamento de instrumentos científicos. Criou a escala termométrica que recebe seu nome: Fahrenheit, utilizada até hoje nos Estados Unidos para mensurar a temperatura do clima e das coisas.

O cientista também se destaca pela criação do termômetro por dilatação do mercúrio, considerado o mais preciso para sua época.

Nikola Tesla

Nikola Tesla 
1856 - 1943
País de origem: Império Austro-Húngaro, atual Croácia
O físico e engenheiro Nikolas Tesla tinha ideias muito à frente de seu tempo. Fez grandes contribuições para o sistema de corrente alternada, o que viabilizou a transmissão de energia elétrica em longas distâncias através de cabos de alta tensão. 

Ele inventou ainda o controle remoto, o motor de indução elétrica, a transmissão via rádio e o sistema de ignição dos carros. Todos esses experimentos podem ser facilmente encontrados no nosso dia a dia hoje, seja nos carros, nos eletrodomésticos ou na rede de distribuição de energia elétrica, o que mostra que o cientista era um visionário.
 
Werner Heisenberg 
1901 - 1976
País de origem: Alemanha
O físico alemão Werner Heisenberg é reconhecido por seus estudos em torno da mecânica quântica. Em Princípios da Incerteza, sua teoria de maior destaque, o cientista afirma ser impossível determinar  a posição e a trajetória de uma partícula ao mesmo tempo.

Max Planck
1858 - 1947
País de origem: Alemanha
O físico alemão Max Planck desenvolveu diversos estudos acerca das radiações eletromagnéticas. Foi a partir dessas pesquisas que ele criou a teoria de que a energia era produzida em pacotes, chamados por ele de ‘quantas’. Cerca de uma década mais tarde, suas descobertas se tornaram peças essenciais para que Albert Einstein e Niels Bohr pudessem dar vida  à teoria quântica.

Quer saber mais sobre o universo das ciências exatas? No Profes você encontra vários recursos para aprofundar os seus conhecimentos. A nossa plataforma conta com professores particulares, uma área dedicada a tira-dúvidas e outra para auxiliar os alunos com tarefas e desafios escolares. E, claro, há também o nosso blog com vários artigos para você!

Leia mais:
Qual ramo da engenharia tem mais a ver com você?
Onde fazer um curso de fotografia?
A muito tempo ou há muito tempo?
 

451.323 seguidores

Cadastre-se ou faça o login
para seguir esse blog.

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
em 17 de abril de 2022

Parabéns, ajuda extraordinária a nós professores, estou desempregado aos 73 anos,
mas continuo estudando, afinal são 50 anos dedicado ao ensino medio, cursinho e faculdades...muito obrigado paulo neves- bauru

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil