Como editar fotos de forma simples
Por: Profes
10 de Janeiro de 2022

Como editar fotos de forma simples

Conheça ferramentas e aplicativos gratuitos para dar aquele toque extra nas suas fotos!

Fotografia Básica Introdução Técnica

No artigo de hoje, nosso papo é sobre edição de imagem, afinal, uma boa fotografia não termina no clicar de um botão! Algumas ferramentas e aplicativos gratuitos podem ajudar e muito no que chamamos de pós-produção, ou seja, nas correções e efeitos criativos que as fotos ganham depois que são capturadas. 

No mundo da fotografia profissional, a edição é um processo que integra o ciclo de trabalho. Há sempre um ajuste de cor, de luz, de filtro, um retoque de pele, de cabelo... São infinitas as possibilidades e o objetivo por trás de uma imagem que é capturada também dita boa parte desses toques finais!

Se você quer aumentar a sua expertise nesse processo, para deixar as suas fotos mais sofisticadas e conceituais, alguns aplicativos gratuitos podem ajudar bastante. Eles contam com uma quantidade maior de filtros e ferramentas do que o campo de edição do próprio Instagram. Veja a seguir alguns deles!

Quer tirar fotos profissionais com o celular? Aprenda 5 macetes que vão dar um up nossos seus cliques.

Snapseed

Disponível nos sistemas iOS e Android, o Snapseed é um dos aplicativos gratuitos mais baixados para edição de imagens. É o queridinho da galera porque conta com diversas ferramentas e recursos encontrados apenas na versão premium de alguns concorrentes. 

Você pode explorar a galeria de filtros, chamada de “aparências”, ou se aventurar no campo de “ferramentas”, com mais de 28 opções para você otimizar as suas imagens!

Lightroom

O aplicativo Adobe Lightroom também é gratuito e reúne boa parte dos recursos e funções do programa para computador, muito utilizado e recomendado por fotógrafos profissionais. Disponível para download nos sistemas iOS e Android, além das ferramentas de edição, o app permite que você crie álbuns e organize melhor as suas imagens, separando as fotos dos seu dia a dia daquelas tiradas em uma viagem especial, por exemplo. 

Para aqueles que querem ter acesso a algumas funcionalidades extras, há uma versão premium, paga. No entanto, vale dizer que dá para fazer coisas muito legais no esquema ‘catraca livre’.

Fotografia digitalCrédito: Freepik/ Rawpixel.com

VSCO

Para galera que curte uma inspiração mais vintage/retrô, o VSCO conta com vários filtros que dão um toque mais analógico para as suas fotos digitais. E é possível editar a mão livre a intensidade desses efeitos, ajustando o brilho, contraste, saturação e cor.

É interessante citar que o VSCO também é uma rede social, famosa especialmente entre os mais jovens. Assim como os demais, o app é gratuito e está disponível para download nos sistemas iOS e Android.

Tem curiosidade de saber como surgiram as primeiras fotografias? A gente te conta!

Como começar a editar? Quais são os primeiros passos?

Se você não tem muita familiaridade com os recursos e as ferramentas de edição desses apps, você pode começar mexendo no mais simples para deixar as cores da sua foto mais vivas, quentes e as informações mais nítidas. Você também pode verificar os efeitos que os campos de sombra e realce podem trazer para os elementos contidos na sua imagem. 

Aliás, alguns campos de edição são comuns a todos os aplicativos, inclusive, ao ambiente de ajuste do próprio Instagram. Listamos abaixo 9 deles para você explorar sem se perder. Boa parte do processo de pós-produção parte da experimentação. Permita-se testar bastante para soltar a sua criatividade!

  • Redimensionar
  • Brilho
  • Contraste
  • Temperatura
  • Saturação
  • Cor
  • Realce
  • Sombras
  • Nitidez

Plataforma Profes

Já que você chegou até aqui não custa falar sobre os nossos serviços, não é mesmo? 
Se você busca um atendimento especializado, para aprender ou aprimorar os seus conhecimentos sobre fotografia e pós-produção, a gente tem a solução!

Na plataforma do Profes você encontra professores e fotógrafos profissionais que podem contribuir com o seu desenvolvimento a partir de aulas particulares. Para encontrá-los, basta navegar pelo nosso menu de buscas, analisar o perfil que está mais de acordo com a sua necessidade e marcar um primeiro papo. É rápido e bem simples!

E se tiver dúvidas, conta com a gente. Nós estamos aqui para te ajudar!

Até o próximo conteúdo. Tchau! ;)

450.972 seguidores

Cadastre-se ou faça o login
para seguir esse blog.

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil