Como fotografar com o celular?
Por: Profes
10 de Janeiro de 2022

Como fotografar com o celular?

Confira 5 macetes para tirar fotos mais profissionais com o seu smartphone

Fotografia Básica Introdução Técnica

Com o avanço da tecnologia, tirar fotos profissionais com um celular na mão é tão viável quanto com uma câmera de alta qualidade. Mas se engana quem acha que essa é uma tarefa simples e banal. Ou, ainda, que um bom aparelho é garantia de ótimos resultados. 

O ato de fotografar, em geral, diz mais sobre o olhar de quem está por trás da lente do que sobre o custo e a qualidade do equipamento que ela tem nas mãos. 

Por isso, no artigo de hoje a gente listou 5 dicas espertas que vão ajudar a aprimorar o seu olhar e a sua bagagem técnica para tirar fotos com mais qualidade e fazer bonito na rede social. Confira só!

1. Composição e enquadramento

Boa parte do impacto de uma boa foto passa pela escolha dos elementos que vão compor a imagem e pela forma como eles estão dispostos na tela. Para encontrar o equilíbrio e a harmonia nos seus cliques, a regra dos três terços pode ser um macete importante. Já ouviu falar sobre ela?

Grid de fotografiaCrédito: Freepik/ Kseniajoyg

A técnica, utilizada por fotógrafos e pintores, usa linhas guias para direcionar aquilo que você deseja destacar nas suas imagens. São duas linhas verticais e duas horizontais que se cruzam - como em um jogo da velha - e dão origem a 9 quadrados (os terços).

Para registros mais interessantes, posicione os elementos em evidência na sua foto na intersecção entre essas linhas, seja à direita ou à esquerda. As fotos centralizadas também funcionam, mas com a regra dos terços, você poderá deixá-las mais sofisticadas e harmoniosas.

Como acionar as linhas guia no seu celular? Em geral, essa opção fica disponível no campo de configurações da câmera.

Tem curiosidade de saber como surgiram as primeiras fotografias? A gente te conta!

2. Iluminação

Valorize a luz natural nas suas imagens para efeitos mais interessantes e profissionais. Nesse sentido, há muitas possibilidades de criação a serem exploradas.

Ao posicionar um elemento contra a luz natural, por exemplo, é possível obter um efeito muito bonito de recorte, com maior percepção do volume da informação em destaque e da profundidade do ambiente que você escolheu fotografar. 

No entanto, atenção com a intensidade e a posição da luz. O sol pode ser um herói e um vilão das imagens. Quando ele está em cima do elemento a ser fotografado, pode gerar sombras desagradáveis. O excesso de luz também pode “estourar” informações, ou seja, torná-las incompreensíveis na sua imagem.

IluminaçãoCrédito: Freepik/ Panumasyanuthai

3. Foco

O ajuste do foco é outro ponto importante que não deve ser desconsiderado no momento de registrar o seu clique. De forma geral, os celulares mantêm o foco automático em primeiro plano, isso significa que o elemento mais próximo da câmera será aquele mais nítido na imagem.

Para garantir que a sua foto será tirada exatamente da forma como você está imaginando, nunca deixe de verificar se o foco está, de fato, direcionado para o objeto ou elemento que você deseja.

4. Zoom

Quer fotografar algo de perto? O macete aqui é se aproximar com a câmera do objeto ou elemento que você deseja registrar. Isso vai garantir uma fotografia com maior qualidade de detalhes e sutilezas, algo que nem sempre o zoom é capaz de capturar. 

Utilize o zoom apenas em situações em que uma aproximação é inviável!

5. Lentes limpas

A dica bônus dessa lista é algo básico, mas que por vezes passa despercebido: a limpeza das lentes. Alguns celulares costumam apontar quando elas precisam ser higienizadas, mas, para evitar borrões e manchas indesejadas, vale se precaver e passar uma flanelinha  microfibra no vidro da sua lente antes de sair fotografando!

Agora que você já sabe os macetes para uma boa foto, bora aprender mais sobre filtros e outras possibilidades de edição? A gente fez um conteúdo só sobre isso aqui no blog!

Quer expandir seus conhecimentos e se tornar um fotógrafo profissional? Quer tornar o seu celular uma ferramenta de trabalho para ensaios e outros tipos de registros? Na plataforma do Profes você pode contratar um professor particular para acelerar o seu desenvolvimento.

Para isso, basta colocar a palavra “fotografia” no campo de buscas da nossa plataforma e selecionar o professor que mais se encaixa com a sua necessidade!

Por hoje é isso e até o próximo conteúdo! ;)

451.040 seguidores

Cadastre-se ou faça o login
para seguir esse blog.

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil