Mindfulness: entenda o que é a prática da atenção plena
Por: Profes
30 de Maio de 2022

Mindfulness: entenda o que é a prática da atenção plena

Exercício ajuda na conexão do corpo e da mente com o momento presente e contribui para a concentração e a auto-observação

Meditação mindfullness

Você tem dificuldade para se concentrar em algumas tarefas simples do dia a dia? Pega o celular para checar um recado e quando percebe está scrollando o feed da rede social sem saber o por quê? Provavelmente, a sua atenção não está conectada com o momento presente, e o mindfulness pode te ajudar a controlar melhor essas viagens desavisadas da mente.

Isso acontece quando o chamado “piloto automático” é acionado, um estado mental em que ações são tomadas sem uma intenção consciente ou sem a percepção do tempo presente. 

Baixar a guarda da atenção, na dose certa, pode até ajudar a relaxar e aliviar o estresse cotidiano. Mas quando a desatenção passa a atrapalhar aspectos da vida, é preciso ficar ligado, porque os efeitos podem ser contrários!

O que é o mindfulness?

O mindfulness - ou atenção plena - consiste em um conjunto de técnicas de respiração, de atitude mental e de foco e concentração que ajudam a desenvolver a capacidade de conexão do corpo e da mente com o momento presente. Faz com que a pessoa esteja mais consciente de si, das suas atitudes, dos pensamentos e dos acontecimentos ao seu entorno.

De forma prática, isso significa que o treinamento faz com que a mente identifique rapidamente um estado de distração e leve a atenção para aquilo que está fazendo ou pensando.

Quer começar a praticar em casa? Confira uma lista de aplicativos que podem te ajudar!

Segundo o pesquisador J. Mark G. Williams, autor do livro “ Mindfulness: Como encontrar a paz em um mundo frenético”, a atenção plena é uma forma diferente de experimentar o mundo. Para ele, não se trata apenas de um controle mental, mas de uma prática com efeitos sistêmicos, que também influencia os nossos sentimentos e sentidos, de modo que a pessoa possa ver, ouvir, tocar, cheirar e degustar as coisas que você já conhece como se fosse a primeira vez. 

Meditação na floresta
Crédito:Oluremi Adebayo/Pexels

Você já percebeu a diferença que existe entre comer um prato de comida com calma e enquanto você trabalha?

Com a atenção dividida entre os alimentos e o celular, nem sempre somos capazes de explorar os sabores, as texturas e as sensações que a refeição pode oferecer. E essa mesma experiência pode ser completamente distinta quando dedicamos um momento para comer com calma, prestando atenção naquilo que o talher leva à boca. 

A atenção dedicada à alimentação, explorando as texturas e os sabores em cada garfada é um exemplo de exercício de mindfulness - também chamado de Mindful Eating - que coloca você no momento presente.

Quais os benefícios da prática recorrente do mindfulness?

A prática recorrente das técnicas de mindfulness podem ser muito benéficas. Como um efeito em cascata, seus resultados são percebidos em diversos aspectos da vida,  na dimensão pessoal, na saúde, nos estudos e até no trabalho. Veja alguns deles a seguir:

  • Contribui com a atenção e a concentração;
  • Ajuda no controle da ansiedade e na redução do estresse;
  • Estimula atitudes mentais positivas;
  • Cultiva uma sensação intuitiva do que está ocorrendo a sua volta;
  • Aumenta a percepção sobre o autoconhecimento;
  • Melhora as relações interpessoais;
  • Contribui com a qualidade do sono;

Você sabia que o mindfulness pode te ajudar nos estudos? A gente te conta!

Meditação em aula

Crédito: Cottonbro/Pexels

Como exercitar o mindfulness no dia a dia?

Para começar a cultivar os benefícios da atenção plena, o site Mindfulness Brasil recomenda práticas simples e breves, de 1 a 5 minutos por dia, com foco na respiração e na observação do corpo.

Partiu testar uma delas hoje?

3 minutos de mindfulness

1- Sente-se em uma postura cômoda e confortável. Em seguida, respire lenta e profundamente duas vezes e, ao exalar, perceba os reflexos da respiração no seu corpo. 

2- Aprofunde as suas percepções observando as movimentações que a respiração causa no seu corpo. Para isso, mantenha o ritmo natural da entrada e saída do ar.

Na inspiração, perceba que o abdômen se projeta para frente, as costelas para as laterais e o tórax para cima. Na expiração, o ciclo acontece no ritmo oposto. Observe também a temperatura do ar que entra e sai pelas narinas.

3- Se ao longo deste processo algum pensamento ou imagem vier à mente, apenas observe de forma gentil e distanciada, como um espectador de si mesmo, e deixe que eles sigam  adiante. A sua atenção deve estar voltada apenas para a respiração.
É como se em alto mar você pudesse observar as ondas quebrando na costa. E essas ondas fossem os seus pensamentos que você observa de longe, sem se fixar a nenhum deles.

4- Tente manter esse exercício por cerca de 3 minutos todos os dias. Conforme for ficando confortável, você pode progredir na duração do tempo.
E aí, o que você achou deste artigo? Conta pra gente!

O Profes é uma plataforma de educação que reúne professores de diversas disciplinas e de todos os lugares do Brasil. Quer aprender mais sobre mindfulness? A gente te ajuda. Quer falar o novo idioma? A gente te ajuda. Quer se preparar para os principais vestibulares? Conta com a gente! Não deixe os seus estudos para amanhã, acesse o Profes. ;)

447.170 seguidores

Cadastre-se ou faça o login
para seguir esse blog.

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
em 5 de janeiro de 2024

Ótimo conteúdo!

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
em 18 de setembro de 2023

Já prático mindfulness e amo, recomendo a todos, não tem custo e nem contra indicação ❤️❤️❤️

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
em 18 de outubro de 2022

Dicas simples e muito úteis, obrigado

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
em 17 de outubro de 2022

Sem duvida passamos por vários problemas,mas em nem um desses são capaz de nós fazer desistir do que queremos.

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
em 9 de outubro de 2022

Test

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
em 28 de setembro de 2022

Obrigada. Vou tentar. Estou num momento difícil de vida. Acalmar a mente será um bom exercício.

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
em 17 de agosto de 2022

Adorei o artigo! Sou instrutora de Mindfulness no Profes. Estou à disposição para quem precisar de aulas para aprender como aprimorar a capacidade de atenção plena, que é algo que todo o ser humano já possui.
Mindfulness é fácil, natural e simples.

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
em 8 de agosto de 2022

Excelente artigo. Vale a pena tentar.

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
em 26 de julho de 2022

Amei o artigo, vou colocar em prática. Obrigada!

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil