Como o mindfulness pode te ajudar nos estudos?
Por: Profes
30 de Maio de 2022

Como o mindfulness pode te ajudar nos estudos?

Exercícios de atenção plena ajudam no controle emocional e no aumento da concentração

Meditação mindfullness

Quem busca uma vaga no ensino superior sabe o quanto é difícil gerenciar o estresse e a ansiedade do período de vestibular. Para ajudar os estudantes no desafio de controlar as emoções, escolas têm investido em técnicas de mindfulness.

Também conhecida como atenção plena, o mindfulness trabalha exercícios de meditação e respiração que conectam a pessoa no momento presente, fazendo com que o corpo e a mente estejam centrados no ‘agora’. 

De forma prática, isso significa que o treinamento faz com que a mente identifique rapidamente um estado de distração e leve a atenção para aquilo que está fazendo ou pensando.

Quer saber mais sobre o mindfulness? Veja um artigo completo sobre o tema!

Benefícios do mindfulness nos estudos

Em uma de suas colunas para o portal UOL, Marcelo Demarzo, pesquisador e médico especialista em mindfulness, comenta que as técnicas contribuem para a concentração, de modo que com que o estudante consiga direcionar melhor o seu foco para as tarefas e atividades que está desempenhando, reduzindo as chances da mente ficar ‘viajando’ ou sobrecarregada com preocupações que podem acionar gatilhos de ansiedade.

Quer um exemplo de gatilhos nesse contexto? Ver a data do vestibular se aproximar e pensar que não está preparado ou preparada o suficiente. Em situações assim, o controle emocional é um mecanismo importante para manter a calma e o foco nos estudos.

O projeto Mindfulness in Schools, uma referência na Inglaterra e no Reino Unido, compila uma grande quantidade de estudos e experiências que atestam os resultados positivos da prática aplicada aos estudos. Pesquisas citam a melhora do bem-estar psicossocial, com grande influência na saúde mental dos jovens, e percepções sobre mudanças de comportamento, como  progressos em aspectos cognitivos, de aprendizagem e de concentração. 

Quer começar a praticar em casa? Confira uma lista de aplicativos que podem te ajudar!


Crédito: MART PRODUCTION/Pexels

Como exercitar o mindfulness no dia a dia?

Para começar a cultivar os benefícios da atenção plena, o site Mindfulness Brasil recomenda práticas simples e breves, de 1 a 5 minutos por dia, com foco na respiração e na observação do corpo.

Partiu testar uma delas hoje?

3 minutos de mindfulness

1- Sente-se em uma postura cômoda e confortável. Em seguida, respire lenta e profundamente duas vezes e, ao exalar, perceba os reflexos da respiração no seu corpo. 

2- Aprofunde as suas percepções observando as movimentações que a respiração causa no seu corpo. Para isso, mantenha o ritmo natural da entrada e saída do ar.

Na inspiração, perceba que o abdômen se projeta para frente, as costelas para as laterais e o tórax para cima. Na expiração, o ciclo acontece no ritmo oposto. Observe também a temperatura do ar que entra e sai pelas narinas.

3- Se ao longo deste processo algum pensamento ou imagem vier à mente, apenas observe de forma gentil e distanciada, como um espectador de si mesmo, e deixe que eles sigam  adiante. A sua atenção deve estar voltada apenas para a respiração.
É como se em alto mar você pudesse observar as ondas quebrando na costa. E essas ondas fossem os seus pensamentos que você observa de longe, sem se fixar a nenhum deles.

4- Tente manter esse exercício por cerca de 3 minutos todos os dias. Conforme for ficando confortável, você pode progredir na duração do tempo.
E aí, o que você achou deste artigo? Conta pra gente!

O Profes é uma plataforma de educação que reúne professores de diversas disciplinas e de todos os lugares do Brasil. Quer aprender mais sobre mindfulness? A gente te ajuda. Quer falar o novo idioma? A gente te ajuda. Quer se preparar para os principais vestibulares? Conta com o Profes! Não deixe os seus estudos para amanhã!

450.447 seguidores

Cadastre-se ou faça o login
para seguir esse blog.

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil