Relações entre arte e psicologia
Por: Camila L.
12 de Julho de 2021

Relações entre arte e psicologia

Psicologia Arteterapia

Sociedade, clínica psicológica e arte se relacionam de modo complementar, pois a última é um elemento essencial aos processos de produção de subjetividades. De acordo com Rosa e Moehlecke (2017), pela música somos capazes de fomentar identidade cultural e práticas de resistência. Pela poesia podemos, ainda, alcançar facetas de sensibilidade e afetividade, considerando que tais fatores se influenciam mutuamente.

A arte aproxima o indivíduo do todo, une singular e coletivo. O psicólogo pode em várias modalidades terapêuticas e com diversos objetivos. Para despertar o interesse quanto a aprendizados, ampliar a capacidade de observação e avaliação do sujeito. Através de exercícios, buscando focar a atenção, gerar relaxamento físico, agregar à comunicação e resolução de conflitos.

De acordo com Rosa e Moehlecke (2017), o tempo atua subjetivamente na arte e na vida. Os atendimentos não são norteados por determinantes lineares e pode-se dizer o mesmo dos instrumentos musicais. Intervalos de tempo, dias meses, pausas, são necessárias na formação e atuação do psicólogo. Socialmente também, necessitamos de tempo para elaborar frustrações e lutos e, então, reunir energias e recomeçar.

A arte como elemento de inclusão interdisciplinar, que promove prevenção, mediação e humanização, integrando aspectos sociais e comunitários. A arteterapia surgiu há décadas e preza técnicas como a escrita, a música, a pintura, etc. De acordo com Reis (2014), pode ser utilizada em reabilitação, na promoção de habilidades sociais, auxiliar no desenvolvimento interpessoal, ampliação da criatividade e redução do estresse e ansiedade.

Trata-se de um instrumento para a promoção da saúde e da qualidade de vida, que considera outras linguagens, além da verbal. A cultura compartilhada aproxima pessoas e transforma contextos, além disso, produções artísticas podem ser propulsoras de mudanças sociais. Tais movimentos de mudança são necessários à construção e desconstrução de conhecimentos, promoção de saúde e inclusão.

Referências:

REIS, Alice Casanova dos. A arte como dispositivo à recriação de si: uma prática em psicologia social baseada no fazer artístico. Santa Cruz do Sul / RS. Rev. Barbarói ; (40): 246-263, jan.-jun. 2014. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/brasil/resource/pt/psi-61485. Acesso em: 30 de maio 2021.

ROSA, Gessica Carneiro da; MOEHLECKE, Vilene. Clínica, Música e Tempo: Agenciamentos Possíveis para uma Experiência Afetiva. Revista Polis e Psique, Porto Alegre, RS, v. 7, n. 3, p. 84-99, jan. 2018. ISSN 2238-152X. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/PolisePsique/article/view/76348>. Acesso em: 30 jun. 2021. doi:https://doi.org/10.22456/2238-152X.76348.

R$ 70 / h
Camila L.
Montenegro / RS
Camila L.
Tarefas resolvidas 2 tarefas resolvidas
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Psicologia - Apoio acadêmico Psicologia para o Vestibular Psicologia - Metodologia do Trabalho Acadêmico
Mestrado: Mestrado em Psicologia e Desenvolvimento Humano (FEEVALE)
Psicóloga clínica crp 07/38623. Mestranda em psicologia e desenvolvimento humano. Ofereço aulas de reforço e revisão
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil