2 passos para a fluência em francês
Foto de Cássio R.
Por: Cássio R.
18 de Janeiro de 2021

2 passos para a fluência em francês

Francês Básico Geral Avançado Conversação Gramática Preparação para DELF/DALF Fala

No meu último post sobre francês dei algumas dicas para qualquer estudande interessado em melhorar seu aprendizado. Resolvi dar mais dois conselhor que julgo serem essenciais no sentido da conquista da fluência, não apenas do francês, mas de qualquer idioma.

Learning PNG Free Download | PNG All

     1- Ouça muito e, se possível, o tempo todo.

Ok, isso talvez te surpreenda, mas não deveria: antes de aprender a falar bem você tem que aprender a ouvir bem. A fonética francesa é diferente da portuguesa e se nós queremos "imitar" os sons que um falante nativo faz nós temos de ser capaz de ouvir estes sons. Isto, contudo, é algo que só vem com a prática, então esteja disposto a ouvir muito conteúdo em francês. Isso funciona mesmo que você não entenda tudo de início. O cérebro vai se acostumando com os fonemas ao poucos e, por isso, é importante aproveitar toda oportunidade para ouvir alguma música ou podcast em francês! Se você gosta de Youtube valeria apena conhecer os criadores de conteúdo franceses como Norman Fait des Videos e Cyprien.

 

     2- Não tenha medo de errar.

Além de aprender a ouvir, uma coisa que atrapalha muito os alunos no sentido da conquista da fluência é o medo de errar. A verdade é que se você quer aprender vai ter que errar muito e muitas vezes. E o que talvez você não tenha se dado conta é que o erro é uma das melhores formas de fixar um conteúdo. Sim, errar é estressante, mas esse estresse também estimula a memória. Seu cérebro não gosta de situações estressantes, por isso ele tende a se recordar das situações passadas para que saiba melhor prever e lidar com elas no futuro. Se você quer usar isso a seu favor para melhor reter um idioma isso implica necessariamente em sair da caixa e se expor ao tão temido erro. Quem não erra irá inevitavelmente ter mais dificuldade em e lentidão em aprender, então encontre jeitos de aplicar seu idioma tanto quanto você puder. Já citei no post anterior a dica de recorrer a sites de conversação e aqui quero apenas ressaltar o beneficio que a proatividade gera no sentido de um aprendizado mais profundo e que não escapará facilmente da sua cabeça! Faça exercícios, treine com você mesmo ou com um colega, encontre um parceiro de conversa, faça o possível para se expor ao uso do idioma e os erros que você venha a cometer te ajudarão muito.

Cássio R.
Cássio R.
São Paulo / SP
Responde em 21 h e 28 min
Identidade verificada
1ª hora grátis
5,0
nota média
8
avaliações
R$ 70
por hora
Doutorado: Filosofia da Linguagem (Pontíficia Universidade Católica de São Paulo (PUC))
Francês Básico, Francês - Conversação, Francês - Gramática
Professor de latim, francês e alemão com metodologia focada na imersão e no desenvolvimento natural de cada aluno. Vem aprender e chega de decoreba!

Confira artigos similares

Aprenda sobre qualquer assunto