2 passos para a fluência em francês
em 18 de Janeiro de 2021
A maioria dos alunos não se sentem tão intimidados quando o assunto é compreender textos escritos e até mesmo falados em francês. De fato, essas práticas "passivas" (leitura e audição) são muito enfocadas no aprendizado e, uma vez que requerem uma menor contribuição ativa, dão uma impressão de segurança e familiaridade. Isto termina por tornar a redação e a conversação os dois grandes temores das provas de idiomas, algo que não é exclusivo do francês, porém isso não tem de ser assim. Aqui vou dar algumas dicas de como melhorar a sua escrita e fala em francês para realmente chegar ccom tudo na hora daquela prova!
1- Treine conversação interna
Essa é uma dica estranha, mas fácil de aplicar e muito efetiva para o aprendizado. Se você já está acostumado a buscar material de leitura e de audição é importante também que não deixe de dedicar alguns momentos para tentar entreter uma conversa em francês consigo mesmo. Use sua imaginação converse sobre o tema que vier na cabeça, tente, por exemplo, traduzir uma conversa que você tenha tido naquele dia com alguém. Rapidamente notará dificuldades de traduzir termos ou expressões e essa é a melhor oportunidade para adquirir vocabulário e desenvoltura em conversação. Assim que surgir uma dificuldade use seu celular para buscar a tradução correta daquilo que você quer dizer, isso ajuda imensamente a fixar e a aprender formas de se exprimir com naturalidade e acostuma o cérebro a pensar diretamente em francês!
2- Não leia apenas textos de aprendizado
Este é um erro bastante comum dos alunos. Se você deseja começar a dominar o idioma é necessário que se aventure para além daquelas leituras de sala de aula. Nesse ponto tenho que compartilhar uma parte da minha filosofia de ensino pautada em minha experiência direta: a melhor forma de aprender é pelo estranhamento. Sim, é isso mesmo, se você só lê e ouve aquilo que está numa "zona de conforto" para você e o seu nível atual do idioma, você não vai crescer nunca. Leia textos voltados para nativos, ainda que você entenda muito pouco. Pegue frase por frase e tente decifrá-las aos pouquinhos com a ajuda de um dicionário. Por mais difícil que isto possa soar, é nesse tipo de dificuldade que seu sistema interno "pega no tranco" e a coisa começa a andar de verdade. Só se ganha desenvoltura expondo-se ao risco de não compreender tudo.
3- Busque sites de chat por texto com estrangeiros
Existe uma variedade de sites na internet que oferecem a possibilidade de ter conversar rápidas por texto com pessoas ao redor do mundo. Isto é uma ótima forma de colocar o seu francês em prática sem muito compromisso e permitindo um treinamento bastante eficaz. Volto a repetir, a melhor forma de aprender é pelo estranhamento e sei muito bem que tentar conversar com um nativo, ainda que seja para trocar algumas palavrinhas, é algo extremamente estimulante para o cérebro no sentido de criar novas ligações que vão impulsionar o seu aprendizado. É nesse tipo de exercício que percebemos quais expressões nos faltam quais palavras precisamos aprender e, assim, cria uma oportunidade de ganhar rapidamente uma loquacidade no idioma! Sim, é intimidador, mas é justamente esta intimidação que vai gerar os ganhos.