3 dicas para escrever e falar melhor em Francês
Cássio R.
em 25 de Setembro de 2020

A maioria dos alunos não se sentem tão intimidados quando o assunto é compreender textos escritos e até mesmo falados em francês. De fato, essas práticas "passivas" (leitura e audição) são muito enfocadas no aprendizado e, uma vez que requerem uma menor contribuição ativa, dão uma impressão de segurança e familiaridade. Isto termina por tornar a redação e a conversação os dois grandes temores das provas de idiomas, algo que não é exclusivo do francês, porém isso não tem de ser assim. Aqui vou dar algumas dicas de como melhorar a sua escrita e fala em francês para realmente chegar ccom tudo na hora daquela prova!

      1- Treine conversação interna

Essa é uma dica estranha, mas fácil de aplicar e muito efetiva para o aprendizado. Se você já está acostumado a buscar material de leitura e de audição é importante também que não deixe de dedicar alguns momentos para tentar entreter uma conversa em francês consigo mesmo. Use sua imaginação converse sobre o tema que vier na cabeça, tente, por exemplo, traduzir uma conversa que você tenha tido naquele dia com alguém. Rapidamente notará dificuldades de traduzir termos ou expressões e essa é a melhor oportunidade para adquirir vocabulário e desenvoltura em conversação. Assim que surgir uma dificuldade use seu celular para buscar a tradução correta daquilo que você quer dizer, isso ajuda imensamente a fixar e a aprender formas de se exprimir com naturalidade e acostuma o cérebro a pensar diretamente em francês!

      2- Não leia apenas textos de aprendizado

Este é um erro bastante comum dos alunos. Se você deseja começar a dominar o idioma é necessário que se aventure para além daquelas leituras de sala de aula. Nesse ponto tenho que compartilhar uma parte da minha filosofia de ensino pautada em minha experiência direta: a melhor forma de aprender é pelo estranhamento. Sim, é isso mesmo, se você só lê e ouve aquilo que está numa "zona de conforto" para você e o seu nível atual do idioma, você não vai crescer nunca. Leia textos voltados para nativos, ainda que você entenda muito pouco. Pegue frase por frase e tente decifrá-las aos pouquinhos com a ajuda de um dicionário. Por mais difícil que isto possa soar, é nesse tipo de dificuldade que seu sistema interno "pega no tranco" e a coisa começa a andar de verdade. Só se ganha desenvoltura expondo-se ao risco de não compreender tudo.

      3- Busque sites de chat por texto com estrangeiros

Existe uma variedade de sites na internet que oferecem a possibilidade de ter conversar rápidas por texto com pessoas ao redor do mundo. Isto é uma ótima forma de colocar o seu francês em prática sem muito compromisso e permitindo um treinamento bastante eficaz. Volto a repetir, a melhor forma de aprender é pelo estranhamento e sei muito bem que tentar conversar com um nativo, ainda que seja para trocar algumas palavrinhas, é algo extremamente estimulante para o cérebro no sentido de criar novas ligações que vão impulsionar o seu aprendizado. É nesse tipo de exercício que percebemos quais expressões nos faltam quais palavras precisamos aprender e, assim, cria uma oportunidade de ganhar rapidamente uma loquacidade no idioma! Sim, é intimidador, mas é justamente esta intimidação que vai gerar os ganhos.

5,0 (1)
6 horas ministradas
Cássio está online
São Paulo / SP
Mestrado: Filosofia (Pontifícia Universidade Católica - PUC-SP)
Francês Básico Francês - Conversação Escrita em Francês Gramática em Francês Francês Intermediário Francês Avançado
Professor de francês, inglês, alemão, latim e filosofia com experiência no ensino superior e foco para atender necessidades específicas de aprendizado
Oferece aulas online (sala profes)
R$ 60 / aula
Conversar Whatsapp do professor Cássio R. Whatsapp do professor Cássio R. Ver WhatsApp
1ª aula demonstrativa
Responde em 18 min
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Listas de exercícios, Documentos, Revisões de textos, Trabalhos?

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, revisão de teses e dissertações, correção de textos ou outros trabalhos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes.

Enviar Tarefa

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil