Alemão sem sofrência:
Por: Cássio R.
26 de Setembro de 2020

Alemão sem sofrência:

Uma dica para finalmente entender os casos gramaticais em alemão!

Alemão Gramática Aprenda a falar e se comunicar Geral Nível Básico Escrita Intermediário Leitura Start Deustch Cultura Fala Cotidiano Correção Textual Fluência Aprendizado Rápido Problemas Ajuda Gramática e Conversação Preparação para Provas Instrumental

Sabidamente o maior problema que os alunos iniciantes (e mesmo os intermediários) têm com a língua alemã são os tão temidos casos gramaticais: notimativo, acusativo, dativo e genitivo. Sim, a declinação do substantivo torna o idioma bastante intimidador, principalmente para quem vem de uma língua como o português onde não conhecemos nenhuma estrutural gramatical parecida. Mas será que é mesmo assim? Será que não há nada no português que possa nos ajudar a entender os casos gramaticais de uma vez por todas?

A verdade é que SIM, o português tem sim uma estrutura parecida com essa do alemão. Afinal, o português descende do Latim, uma língua que, assim como o alemão, também tem declinação! A resposta que procuramos se encontra no uso dos pronomes. As formas dos pronomes no português ainda guarda a antiga estrutura dos casos do Latim. Deixa eu mostrar como:

Caso Pronome 1ª pessoa Pronome 2ª pessoa Pronome 3ª pessoa
Nominativo Eu Tu Ele/Ela
Acusativo Me Te O/a
Dativo Mim Ti Lhe

Com essa dica já é possível compreender a função destes 3 casos! O nominativo é aquele que conjuga o verbo como em "eu corro". O acusativo é aquele é recebe a ação diretamente como em "me vê". O dativo é aquele que recebe a ação indiretamente (que no português é marcado com uso de preposição) como em "Diz para mim". Porém melhor ainda é o uso do pronome da 3ª pessoa que conserva o uso do dativo mesmo sem preposição como em "lhe diga que estou aqui". Perceba a diferença entre "ele o disse" e "ele lhe disse". No primeiro caso o "o" significa aquilo que foi dito, já no segundo o "lhe" significa para quem aquilo foi dito: e essa é precisamente a diferença que existe entre o caso acusativo e o dativo! Agora você já pode compreender melhor!

R$ 70 / h
Cássio R.
São Paulo / SP
Cássio R.
5,0 (8 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 368 horas de aula
Tarefas resolvidas 1 tarefa resolvida
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Alemão - Básico (do nível A1 ao B1) Escrita em Alemão Alemão em Geral
Doutorado: Filosofia da Linguagem (Pontíficia Universidade Católica de São Paulo (PUC))
Professor de latim, francês e alemão com metodologia focada na imersão e no desenvolvimento natural de cada aluno. Vem aprender e chega de decoreba!
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
em 13 de abril de 2023

Hallo, gostaria de verificar a possibilidade de ter algumas aulas contigo. Envio meu e-mail para podermos manter contato: enf.jeanreis@gmail.com. Grato.

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
em 17 de setembro de 2021

Explicação muito boa! Usarei nas minhas aulas também. Grato!

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
em 31 de janeiro de 2021

Consulto a possibilidade de me contatar pelo WhatsApp (21)975449777

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil