Alemão sem sofrência:
Cássio R.
em 26 de Setembro de 2020

Sabidamente o maior problema que os alunos iniciantes (e mesmo os intermediários) têm com a língua alemã são os tão temidos casos gramaticais: notimativo, acusativo, dativo e genitivo. Sim, a declinação do substantivo torna o idioma bastante intimidador, principalmente para quem vem de uma língua como o português onde não conhecemos nenhuma estrutural gramatical parecida. Mas será que é mesmo assim? Será que não há nada no português que possa nos ajudar a entender os casos gramaticais de uma vez por todas?

A verdade é que SIM, o português tem sim uma estrutura parecida com essa do alemão. Afinal, o português descende do Latim, uma língua que, assim como o alemão, também tem declinação! A resposta que procuramos se encontra no uso dos pronomes. As formas dos pronomes no português ainda guarda a antiga estrutura dos casos do Latim. Deixa eu mostrar como:

Caso Pronome 1ª pessoa Pronome 2ª pessoa Pronome 3ª pessoa
Nominativo Eu Tu Ele/Ela
Acusativo Me Te O/a
Dativo Mim Ti Lhe

Com essa dica já é possível compreender a função destes 3 casos! O nominativo é aquele que conjuga o verbo como em "eu corro". O acusativo é aquele é recebe a ação diretamente como em "me vê". O dativo é aquele que recebe a ação indiretamente (que no português é marcado com uso de preposição) como em "Diz para mim". Porém melhor ainda é o uso do pronome da 3ª pessoa que conserva o uso do dativo mesmo sem preposição como em "lhe diga que estou aqui". Perceba a diferença entre "ele o disse" e "ele lhe disse". No primeiro caso o "o" significa aquilo que foi dito, já no segundo o "lhe" significa para quem aquilo foi dito: e essa é precisamente a diferença que existe entre o caso acusativo e o dativo! Agora você já pode compreender melhor!

5,0 (1)
7 horas ministradas
São Paulo / SP
Mestrado: Filosofia (Pontifícia Universidade Católica - PUC-SP)
Aprenda a falar e se comunicar em Alemão Escrita em Alemão Alemão em Geral Alemão - Básico (do nível A1 ao B1)
Professor de francês, inglês, alemão, latim e filosofia com experiência no ensino superior e foco para atender necessidades específicas de aprendizado
Oferece aulas online (sala profes)
R$ 60 / aula
Conversar Whatsapp do professor Cássio R. Whatsapp do professor Cássio R. Ver WhatsApp
1ª aula demonstrativa
Responde em 18 min
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Listas de exercícios, Documentos, Revisões de textos, Trabalhos?

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, revisão de teses e dissertações, correção de textos ou outros trabalhos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes.

Enviar Tarefa

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil