
ESTUDAR O QUÊ, POR QUÊ?

em 13 de Outubro de 2015
PENSANDO FORA DA CAIXA...
Todas as escolas pelas quais estudamos, nos ensinam as matérias e suas teorias e forma como os problemas precisam ser resolvidos. Essa é a forma como nossos professores aprenderam, e os professores deles e assim por diante. Temos que reconhecer o esforço desta maioria, pois transmitir a informação para que dezenas ou até centenas de estudantes absorvam, é um feito grandioso!
Mas o assunto que estou abordando aqui é o fato dos professores ficarem limitados as formas ultrapassadas de ensino, onde o estudante encara o problema apenas com uma aplicação de "formulinha", de maneira mecânica. Tenho muitos alunos que ao ajudá-los com seus estudos, já chegam dizendo: "para resolver isso daqui eu preciso usar aquela fórmula". Em seguida eu pergunto: "mas você sabe porque usa?"...... e então vem o suspiro acompanhado de um silêncio absoluto. Brincadeiras à parte, atualmente os alunos carecem de estímulos através de observações sobre como as coisas funcionam, pois a partir deste momento aquilo que elas estudam, passará a fazer mais sentido e o aprendizado se tornará mais fluido e interessante, pensando "fora da caixa".
Pensem sobre isso e compartilhem se concordam com essa idéia!
Até!