A variante Ómicron é mais severa ou mais branda?
Por: Celso N.
18 de Dezembro de 2021

A variante Ómicron é mais severa ou mais branda?

O que dizem os primeiros estudos?

Biologia

Muitos estão se perguntando se a variante Omicron do novo Coronavírus é mais agressiva ou mais branda do que as demais variantes já circulantes no mundo. Alguns estudos já apontam que a variante consegue reinfectar pessoas que já tiveram a Covid-19, como também consegue infectar pessoa vacinadas.

Faz-se então necessário o entendimento sobre a virulência (grau de agressividade do vírus) dessa nova variante, e os primeiros registros nos dão esperança de uma baixa agressividade. Esses registors vêm da África do Sul, país onde a variante surgiu, que apesar de registrar um grande número de casos de infecção, registra uma baixa taxa de hospitalização de pacientes com a variante Ómicron, quando comparado com a variante Delta, por exemplo.

A seguradora de saúde Discovery Health, de Johannesburgo anunciou que o risco de hospitalização de um paciente com a variante Ómicron é 29% menor se comparado com as variantes anteriores.

Apesar desses registros esperançosos, estudos na Dinamarca e Inglaterra, não encontraram evidências de uma menor virulência da Ómicron comparada com as demais variantes.  Por isso, mais estudos são necessários, com um número maior de pacientes para que se possa ter certeza de que a variante Ómicron é menos letal do que as demais variantes, como a Delta, responsável pela maior percentagem de infectados no mundo.

Um dado importante de se levar em conta, é que os registros sul-africanos foram feitos em regiões onde mais de 70% da população já foi infectada, e aproximadamente 40% já recebeu pelo menos a primeira dose da vacina. O que pode ser um indicativo de que pessoas já infectadas ou vacinadas tem menos chances de serem hospitalizadas devido à nova variante.

FONTE: LEIDFORD, H. How severe are Omicron infections? Nature,https://doi.org/10.1038/d41586-021-03794-8

R$ 40 / h
Celso N.
Caruaru / PE
Celso N.
5,0 (11 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 2 horas de aula
Tarefas resolvidas 17 tarefas resolvidas
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Biologia - ciências ambientais Imunologia básica Fisiologia
Doutorado: Genética (Universidade Federal de Pernambucano)
Professor de biologia (médio e fundamental) e saúde (superior) com 15 anos de experiência. Doutor em genética, mestre em biologia molecular e celular.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil