TEMA DE REDAÇÃO 1 - O homem controverso do Séc. XXI: uma aná
Por: Cris G.
13 de Setembro de 2016

TEMA DE REDAÇÃO 1 - O homem controverso do Séc. XXI: uma aná

Redação Dissertação ENEM Jovens Texto Dissertativo Tema Título Provas

“O mundo clama por paz”, diz a máxima popular. Entretanto, na primeira oportunidade em que recebemos uma “fechada” no trânsito ou que alguém “pisa no nosso calo”, retrucamos com a mesma [ou ainda pior] agressividade. E o que dizer da violência nas escolas? Alunos agridem-se explicitamente, ou de forma velada, hostilizando e ridicularizando colegas de classe por considerá-los “diferentes” e tais alunos têm transformado a escola em um ambiente cruel, hostil e covarde que, em alguns casos, nem de longe aspira ao aprendizado. A indisciplina virou caso de polícia e tem acometido professores da chamada síndrome de burnout, do inglês “to burn out, queimar por completo”. Enquanto isso, os pais – mais preocupados em suprir as necessidades materiais que comportamentais dos filhos – assistem confortavelmente a esse show de horror pela tela de seus laptops sem interferir na disciplina dos filhos, afinal, para muitos, são apenas casos isolados (dizem eles) e “indisciplina é problema do professor em sala de aula”.

E é essa mesma geração de pais que, na qualidade de cidadãos, ficam indignados com o crescente aumento dos casos de violência na sociedade e exigem a redução da maioridade penal assim como a implantação da pena de morte como forma de coibir a violência urbana; porém, terceirizam a educação dos filhos esquivando-se do “terrível” papel de educar, que inclui não só o bom relacionamento com os rebentos, mas também a imposição regras e limites, que são indispensáveis para o amadurecimento saudável de qualquer indivíduo. Homens e mulheres da atual geração assistem ao telejornal e choram ao verem noticiadas as mortes de jovens que tiveram as vidas ceifadas por acidentes de trânsito, na maioria das vezes, provocados pela imprudência ou consumo exagerado de álcool à direção. Estes mesmos, infelizmente, quando vão a uma festa e bebem vigorosamente, esquecem-se de que os exemplos educam mais que palavras, teorias ou conceitos, e, ao findar da noite (já bastante embriagados) saem da festa dirigindo “normalmente” como se o olhar atento dos filhos não os estivesse observando e “desaprendendo”.

Nesse ínterim, alguns dizem “o mundo enlouqueceu”. Outros observam estarrecidos aos acontecimentos e exigem maior punição para os que cometem violência no país; todavia, não é justamente a permissividade de alguns pais que acaba gerando filhos egocêntricos com a fome voraz da satisfação pessoal de seus caprichos e vontades? Eles criticam a corrupção e pedem que as leis sejam cumpridas, mas usam de engodo aos pagarem os impostos, e votam, não no candidato com as melhores propostas, mas naquele que mais oferece favores aos seus.

Assim descreve perfeitamente a sociedade Machado de Assis em seu conto “A igreja do diabo”, mostrando a necessidade que o homem tem de regras que lhe digam o que fazer e como se comportar. Contudo, ao consegui-las, passa a violar as normas que tanto desejou. Secretamente, descaradamente.

Escreva uma dissertação com até 30 linhas em que você analise criticamente essa visão controversa do comportamento humano. É possível discordar ou concordar com ela, desde que seus argumentos sejam fundamentados. Não esqueça de dar título à sua redação. É fundamental apontar uma proposta de intervenção para o seguinte tema:

 

O homem controverso do século XXI: uma análise crítica do comportamento humano.

Escreva o seu texto dissertativo-argumentativo em prosa, de até 30 linhas, na modalidade formal da língua, e o envie para maestracris@hotmail.com e obtenha a correção de sua redação de acordo com os parâmetros das provas dos vestibulares da UNESP e ENEM.

R$ 105 / h
Cris G.
Araçatuba / SP
Cris G.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Redação - Aulas Particulares Aulas de Redação voltadas para ENEM ou outros concursos Redação Dissertativa Argumentativa
Especialização: Metodologia de Ensino da Língua Portuguesa. (UNESP - Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara)
Professora de Redação e Português (Enem, vestibulares e Concursos Públicos) com experiência de 20 anos e vários alunos aprovados (REDAÇÃO 980/ENEM/18
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil