Este artigo trata do ensino da escrita acadêmica em inglês, destacando suas principais características e exigências. Aborda como preparar os alunos para produzir ensaios, relatórios e resenhas críticas com clareza, formalidade e estrutura adequada.
A escrita acadêmica exige do aluno o domínio de convenções específicas da linguagem formal, como uso impessoal, clareza argumentativa, vocabulário técnico e organização lógica das ideias. Ensinar esse tipo de escrita a alunos de inglês como segunda língua requer foco em aspectos como estrutura do parágrafo, conectores, citação de fontes e uso do tempo verbal apropriado.
Uma das formas mais eficazes de iniciar os estudantes nesse tipo de produção é o ensino estruturado do parágrafo acadêmico, seguido do desenvolvimento de ensaios de cinco parágrafos. O uso de esquemas, mapas mentais e frases de apoio auxilia o aluno a construir argumentos com coesão e coerência.
Além disso, é fundamental ensinar a linguagem específica desse gênero textual: expressões para introduzir ideias, contrastar argumentos, apresentar exemplos e concluir com precisão. Atividades como análise de modelos, reescrita e debates servem como base para a internalização do estilo acadêmico.
Segundo Swales e Feak (2004), a consciência do propósito comunicativo e da audiência é tão importante quanto o domínio linguístico. Portanto, professores devem promover atividades autênticas que envolvam leitura crítica, argumentação e escrita formal, preparando os alunos para contextos acadêmicos e profissionais.
Referências Bibliográficas:
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Swales, J. M., & Feak, C. B. (2004). Academic Writing for Graduate Students: Essential Tasks and Skills. University of Michigan Press.
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Bailey, S. (2011). Academic Writing: A Handbook for International Students. Routledge.
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Hyland, K. (2006). English for Academic Purposes: An Advanced Resource Book. Routledge.
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Hamp-Lyons, L., & Heasley, B. (2006). Study Writing: A Course in Writing Skills for Academic Purposes. Cambridge University Press.