Este artigo discute os benefícios da escrita colaborativa para alunos de inglês como segunda língua, destacando como o trabalho em duplas ou grupos melhora a produção textual, promove a negociação linguística e estimula o pensamento crítico e social.
A escrita colaborativa envolve dois ou mais alunos trabalhando juntos para planejar, redigir e revisar um texto. Esse processo favorece a troca de ideias, a reflexão conjunta e a construção compartilhada do conhecimento, tornando a escrita mais significativa e menos solitária.
Além de fortalecer a coesão social da turma, a escrita em grupo permite que alunos com níveis distintos se apoiem, promovendo o ensino entre pares. Pesquisas de Storch (2013) mostram que a escrita colaborativa melhora a fluência, a coesão e a complexidade dos textos produzidos.
É essencial que o professor oriente os papéis de cada membro do grupo e forneça critérios claros para avaliação. A tecnologia, como documentos compartilhados online, pode ampliar essa prática para contextos híbridos e virtuais.
Referências Bibliográficas:
-
Storch, N. (2013). Collaborative Writing in L2 Classrooms. Multilingual Matters.
-
Swain, M. (2000). The Output Hypothesis and Beyond. In Theory and Practice in Second Language Acquisition.
-
Hyland, K. (2003). Second Language Writing. Cambridge University Press.
-
Vygotsky, L. S. (1978). Mind in Society: The Development of Higher Psychological Processes. Harvard University Press.