
Desenvolvimento da Competência Comunicativa em Inglês

em 28 de Julho de 2025
Este artigo aborda a relevância da repetição e da rotina no ensino de inglês para crianças, destacando como a exposição frequente e sistematizada ao idioma contribui para a fixação do vocabulário, das estruturas linguísticas e para o desenvolvimento da confiança oral. Por meio de estudos e observações em contextos educacionais, enfatiza-se o papel do ambiente previsível e repetitivo na aprendizagem infantil.
A repetição é um componente natural do aprendizado infantil, essencial para que as crianças internalizem novos sons, palavras e estruturas. Em ambientes de ensino de inglês, a criação de rotinas diárias que incluam canções, frases fixas, jogos e comandos repetidos garante múltiplas oportunidades para a prática e consolidação da língua.
Estudos de Garcia e Lopes (2020) indicam que crianças submetidas a atividades repetitivas e estruturadas demonstram maior familiaridade com o idioma, apresentando progressos mais rápidos na produção oral e compreensão auditiva. A rotina cria segurança emocional e cognitiva, permitindo que o aluno se sinta confortável para experimentar o inglês.
Além disso, a repetição ajuda a automatizar respostas, reduzindo a necessidade de tradução mental e favorecendo a fluência. Expressões e comandos rotineiros, como “Good morning!”, “How are you?”, “Let’s sit down”, tornam-se gatilhos para a interação natural em sala.
A organização de aulas com início, meio e fim bem definidos, que incluem momentos fixos para atividades específicas em inglês, também contribui para o desenvolvimento da autonomia e do interesse. Crianças aprendem melhor quando sabem o que esperar, e a repetição da rotina é uma forma eficiente de garantir isso.
Portanto, o ensino de inglês para crianças deve valorizar práticas repetitivas dentro de uma rotina consistente, garantindo que a aprendizagem seja gradual, significativa e prazerosa.
Referências Bibliográficas:
Garcia, M., & Lopes, T. (2020). The Role of Repetition in Early Language Learning. International Journal of Early Childhood Education.
Cameron, L. (2001). Teaching Languages to Young Learners. Cambridge University Press.
Brewster, J., Ellis, G., & Girard, D. (2002). The Primary English Teacher’s Guide. Penguin English.
Ellis, G., & Brewster, J. (2014). Tell it Again! The Storytelling Handbook for Primary Teachers. British Council.