Este artigo aborda a relevância da repetição e da rotina no ensino de inglês para crianças, destacando como a exposição frequente e sistematizada ao idioma contribui para a fixação do vocabulário, das estruturas linguísticas e para o desenvolvimento da confiança oral. Por meio de estudos e observações em contextos educacionais, enfatiza-se o papel do ambiente previsível e repetitivo na aprendizagem infantil.

A repetição é um componente natural do aprendizado infantil, essencial para que as crianças internalizem novos sons, palavras e estruturas. Em ambientes de ensino de inglês, a criação de rotinas diárias que incluam canções, frases fixas, jogos e comandos repetidos garante múltiplas oportunidades para a prática e consolidação da língua.

Estudos de Garcia e Lopes (2020) indicam que crianças submetidas a atividades repetitivas e estruturadas demonstram maior familiaridade com o idioma, apresentando progressos mais rápidos na produção oral e compreensão auditiva. A rotina cria segurança emocional e cognitiva, permitindo que o aluno se sinta confortável para experimentar o inglês.

Além disso, a repetição ajuda a automatizar respostas, reduzindo a necessidade de tradução mental e favorecendo a fluência. Expressões e comandos rotineiros, como “Good morning!”, “How are you?”, “Let’s sit down”, tornam-se gatilhos para a interação natural em sala.

A organização de aulas com início, meio e fim bem definidos, que incluem momentos fixos para atividades específicas em inglês, também contribui para o desenvolvimento da autonomia e do interesse. Crianças aprendem melhor quando sabem o que esperar, e a repetição da rotina é uma forma eficiente de garantir isso.

Portanto, o ensino de inglês para crianças deve valorizar práticas repetitivas dentro de uma rotina consistente, garantindo que a aprendizagem seja gradual, significativa e prazerosa.

Referências Bibliográficas:

  • Garcia, M., & Lopes, T. (2020). The Role of Repetition in Early Language Learning. International Journal of Early Childhood Education.

  • Cameron, L. (2001). Teaching Languages to Young Learners. Cambridge University Press.

  • Brewster, J., Ellis, G., & Girard, D. (2002). The Primary English Teacher’s Guide. Penguin English.

  • Ellis, G., & Brewster, J. (2014). Tell it Again! The Storytelling Handbook for Primary Teachers. British Council.

Três formas de aprender no Profes

Aulas particulares
Encontre o professor particular perfeito para aulas online ou presenciais, de qualquer assunto e nível.
Tarefas e Atividades acadêmicas
Envie uma atividade, tarefa ou lista de exercícios para um professor especialista resolver, no seu prazo.
Enviar atividade
Tutoria com IA
Converse com a Minerva IA e tire dúvidas e resolva exercícios. Personalizado e no seu ritmo.
Conversar com a IA

Resolva exercícios e atividades acadêmicas

Resolução de exercícios, atividades acadêmicas, lição de casa, listas de exercícios, tarefas, revisão de textos e muito mais.

Professores especialistas para resolver passo a passo, dentro do seu prazo!

Tarefas Profes

Artigos similares

Tutoria com Inteligência Artificial

Conheça a Minerva IA e aprenda Inglês, tire dúvidas e resolva exercícios. Personalizado e no seu ritmo.

Tecnologia do ChatGPT. Use texto, áudio, fotos, imagens e arquivos.

Minerva IA