
Desenvolvimento da Competência Comunicativa em Inglês

em 28 de Julho de 2025
Este artigo investiga o impacto do uso de músicas na aquisição de vocabulário por alunos de inglês como língua estrangeira (EFL). Através de uma revisão de literatura e estudo experimental com 60 alunos do nível intermediário, analisamos como a exposição a canções populares contribui para a retenção e compreensão de novas palavras.
O uso de músicas em sala de aula de idiomas tem sido explorado como ferramenta pedagógica nos últimos anos. Músicas fornecem contexto autêutico, emoção, ritmo e repetição, elementos favoráveis à aquisição lexical.
Pesquisas como Salcedo (2002) e Lo & Li (1998) apontam que a exposição à linguagem em músicas pode levar à aprendizagem incidental. A música também facilita a memória fônica (Fonseca-Mora, 2011) e ativa redes semânticas relacionadas ao contexto musical.
60 alunos foram divididos em dois grupos: grupo controle (sem música) e grupo experimental (exposição semanal a 5 canções com atividades de vocabulário). O experimento durou 8 semanas. Usamos pré e pós-testes de vocabulário e entrevistas semi-estruturadas.
O grupo experimental teve melhora de 38% na retenção de vocabulário, enquanto o grupo controle melhorou apenas 15%. As entrevistas revelaram maior motivação no grupo que usou músicas, e associações emocionais com as palavras aprendidas.
A exposição a músicas aumenta a retenção lexical por combinar aprendizagem explícita e implícita. A natureza repetitiva e contextual das letras facilita a compreensão auditiva e a produção oral.
Músicas são ferramentas eficazes para o ensino de vocabulário em EFL. Recomenda-se o uso sistemático de canções alinhadas ao nível dos alunos e seus interesses.
Referências Bibliográficas:
Salcedo, C. S. (2002). The effects of songs in the foreign language classroom on text recall and involuntary mental rehearsal. Journal of College Teaching.
Lo, R., & Li, H. C. (1998). Songs enhance learner involvement. ELT Journal.
Fonseca-Mora, M. C. (2011). Music and language learning: An integrative review. Language Teaching.
Saad, N. S. M., Sidek, H. M., & Siew, P. H. (2014). Vocabulary learning through songs. Procedia - Social and Behavioral Sciences.