
Desenvolvimento da Competência Comunicativa em Inglês

em 28 de Julho de 2025
Este artigo analisa o papel da música no desenvolvimento da habilidade oral de crianças que estão aprendendo inglês como língua estrangeira. A partir de observações em turmas de educação infantil e do ensino fundamental, discute-se como as canções infantis promovem a produção oral espontânea, reforçam estruturas básicas da língua e criam um ambiente lúdico e acolhedor para a prática da comunicação.
O ensino de inglês para crianças demanda estratégias que aliem linguagem, movimento, emoção e diversão. Entre os recursos mais eficazes para esse público estão as canções, que combinam som, ritmo e gesto de forma envolvente. A música permite que a criança participe ativamente do processo de aprendizagem, sem a pressão de estar sendo avaliada, o que favorece a aquisição da fala de forma natural.
Em turmas de crianças entre 5 e 9 anos, canções como “If You’re Happy and You Know It”, “Old MacDonald Had a Farm” e “The Wheels on the Bus” funcionam como verdadeiros jogos vocais. Elas não apenas apresentam vocabulário e estruturas simples em inglês, mas também convidam à repetição e à performance corporal, incentivando a oralidade sem esforço consciente.
A repetição rítmica presente nas músicas facilita a memorização de frases e expressões. Crianças que não sabem ler ou escrever conseguem cantar frases complexas com fluência surpreendente. Ao repetir estruturas como “I like apples” ou “She is dancing”, as crianças internalizam padrões gramaticais que posteriormente poderão aplicar em outras situações de fala.
Observações em turmas do ensino bilíngue revelaram que crianças que cantam diariamente em inglês desenvolvem maior fluência e confiança ao falar, além de apresentar melhor pronúncia e entonação. Professores relataram que canções associadas a ações — como “Head, Shoulders, Knees and Toes” — ajudam a fixar vocabulário corporal, verbos e preposições, ao mesmo tempo em que promovem movimento e envolvimento físico.
Outro ponto relevante é que as músicas contribuem para a inclusão de alunos tímidos ou com dificuldades de expressão. Ao participar de atividades em grupo baseadas em canções, esses alunos sentem-se menos expostos, o que favorece sua participação oral. A fala deixa de ser um ato isolado e passa a ser um gesto coletivo, compartilhado e divertido.
Além disso, as canções podem funcionar como “abertura” das aulas, criando um clima de acolhimento e sinalizando que o espaço da língua inglesa é também um espaço de prazer. Quando bem escolhidas e contextualizadas, elas estimulam a curiosidade linguística e afetam positivamente o engajamento com a língua.
Portanto, ao promover a oralidade de forma lúdica, afetiva e participativa, a música deve ocupar lugar central nas aulas de inglês para crianças. Trata-se de uma estratégia pedagógica que respeita o tempo da infância e potencializa o aprendizado por meio da alegria e da repetição significativa.
Referências Bibliográficas:
Hasibuan, I., Wandira, E. R., & Nasution, A. N. (2021). The Use of Songs to Improve Students' Speaking Skills in English Class. LingPoet: Journal of Linguistics and Literary Research.
Schoepp, K. (2001). Reasons for using songs in the ESL/EFL classroom. The Internet TESL Journal.
Griffee, D. (2001). Songs in Action. Prentice Hall.
Brewster, J., Ellis, G., & Girard, D. (2002). The Primary English Teacher’s Guide. Penguin English.