Feedback Formativo na Escrita em Inglês como L2

feedback formativo correção de textos Ensino de inglês motivação escrita em segunda língua Conversação Avançado Básico Gramática Intermediário Ensino Fundamental Reforço Escolar Tradução Ensino Médio Adolescentes Vestibular TOEFL Negócios Viagens e Turismo IELTS

Como orientar o aluno sem desmotivá-lo

Este artigo investiga o papel do feedback formativo no ensino da escrita em inglês como segunda língua. Discute tipos de correção, estratégias eficazes de devolutiva e o impacto do feedback na motivação e autonomia do aluno.

A maneira como o professor corrige a produção escrita dos alunos pode fortalecer ou comprometer seu progresso. O feedback formativo, diferente da correção puramente avaliativa, visa guiar o aluno no processo de aprendizagem, mostrando não apenas os erros, mas como superá-los.

Existem diversas formas de oferecer feedback: marcação direta (com correção explícita), marcação indireta (indicando o local do erro), comentários escritos, feedback oral, ou até gravações em áudio. Cada uma delas tem efeitos distintos sobre a aprendizagem e deve ser usada conforme o perfil do aluno e o tipo de tarefa.

Segundo Lee (2017), feedback focado na forma (gramática, ortografia, vocabulário) e no conteúdo (clareza, coesão, argumentação) é mais eficaz quando combinado com oportunidades para reescrita. Além disso, comentários que encorajam o aluno, reconhecendo seus avanços e sugerindo melhorias específicas, promovem mais engajamento.

É fundamental que o professor crie um ambiente seguro para o erro, valorizando o processo em vez de apenas o produto final. Quando os alunos percebem o feedback como ferramenta de crescimento, desenvolvem mais autoconfiança e responsabilidade sobre sua própria escrita.

Referências Bibliográficas:

  • Lee, I. (2017). Classroom Writing Assessment and Feedback in L2 School Contexts. Springer.

  • Hyland, K., & Hyland, F. (2006). Feedback on second language students' writing. Language Teaching, 39(2), 83-101.

  • Ferris, D. (2002). Treatment of Error in Second Language Student Writing. University of Michigan Press.

  • Bitchener, J., & Ferris, D. (2012). Written Corrective Feedback in Second Language Acquisition and Writing. Routledge.

Encontre o professor particular perfeito

Tutoria com Inteligência Artificial

Tecnologia do ChatGPT. Use texto, áudio, fotos, imagens e arquivos.

Artigos similares