Gêneros Textuais e o Ensino de Escrita em Inglês

Conversação Básico Gramática Intermediário Ensino Fundamental Avançado Reforço Escolar Tradução Ensino Médio Adolescentes Vestibular TOEFL Negócios Viagens e Turismo IELTS gêneros textuais ensino de escrita funções comunicativas linguagem funcional inglês como L2

Desenvolvendo consciência textual através de práticas de gênero

Este artigo analisa o uso de gêneros textuais como base para o ensino de escrita em inglês, com foco em como a familiarização com diferentes tipos de textos — cartas, e-mails, artigos, resenhas, etc. — ajuda o aluno a escrever com clareza, propósito e adequação ao contexto comunicativo.

O trabalho com gêneros textuais permite que os alunos aprendam a escrever não apenas “corretamente”, mas com intenção. Cada gênero traz consigo uma estrutura, um vocabulário recorrente e uma função social. Ao dominar essas convenções, o aluno amplia seu repertório comunicativo e se prepara para contextos acadêmicos, profissionais e cotidianos.

A abordagem de gênero promove a leitura crítica e a escrita contextualizada. De acordo com Paltridge (2001), o ensino com foco em gêneros fortalece a competência comunicativa, pois ensina o aluno a moldar sua produção ao propósito e ao público do texto.

O papel do professor é apresentar modelos, desconstruí-los com os alunos, e depois orientar a produção de textos no mesmo formato. Atividades como reescrita de e-mails, produção de posts de blog ou criação de folhetos são exemplos eficazes.

Referências Bibliográficas:

  • Paltridge, B. (2001). Genre and the Language Learning Classroom. University of Michigan Press.

  • Hyland, K. (2007). Genre and Second Language Writing. University of Michigan Press.

  • Nunan, D. (1999). Second Language Teaching & Learning. Heinle & Heinle.

  • Harmer, J. (2004). How to Teach Writing. Pearson Education.

Encontre o professor particular perfeito

Tutoria com Inteligência Artificial

Tecnologia do ChatGPT. Use texto, áudio, fotos, imagens e arquivos.

Artigos similares