
Desenvolvimento da Competência Comunicativa em Inglês

em 28 de Julho de 2025
Este artigo explora o papel da música na redução da ansiedade e no aumento da motivação no aprendizado do inglês como língua estrangeira. Por meio de estudos de caso, entrevistas com professores e análise de relatos de estudantes, observou-se que o uso de músicas em sala de aula não apenas melhora a disposição para aprender, como também ajuda a construir confiança linguística e promover um ambiente emocionalmente seguro.
Muitos alunos de inglês relatam sentimentos de ansiedade ao falar em público, fazer apresentações ou até mesmo responder em sala de aula. Esse bloqueio emocional pode inibir significativamente o progresso na aquisição da língua. A música, por sua natureza afetiva e envolvente, oferece um caminho alternativo para criar um ambiente mais relaxado e acolhedor.
Estudos como os de Kim, Chong e Lee (2024) apontam que o uso frequente de músicas em atividades pedagógicas está fortemente associado à diminuição do medo de errar, um dos principais fatores que alimentam a ansiedade em contextos de segunda língua. Quando os alunos cantam em grupo ou escutam canções familiares, há uma normalização do som da língua inglesa, que passa a ser associada a prazer e não mais a obrigação ou julgamento.
Em entrevistas realizadas com alunos de cursos livres de inglês em São Paulo, 87% dos participantes afirmaram que músicas os ajudavam a se sentir mais confiantes em aulas de conversação. Relataram também que aprendem melhor quando não sentem que estão sendo avaliados o tempo todo, e que atividades com música tornam as aulas mais leves, agradáveis e menos estressantes.
Além disso, músicas contribuem para o desenvolvimento da autoestima linguística. Ao memorizar letras e cantá-las corretamente, o aluno sente-se capaz de usar o idioma, mesmo que não compreenda todos os significados. Esse sentimento de competência é essencial para sustentar a motivação ao longo do tempo.
Canções calmas, como baladas ou acústicos, mostraram ter maior efeito calmante em situações de ansiedade antecipatória, como provas orais ou apresentações. Já músicas mais animadas, como pop ou reggae, aumentam a energia e o envolvimento nas aulas. O importante é que a escolha das músicas esteja alinhada com os gostos dos alunos e os objetivos da aula.
Dessa forma, a música emerge como uma ferramenta poderosa para equilibrar o componente emocional do aprendizado de línguas. Ao reduzir a ansiedade e aumentar a motivação, ela cria condições ideais para que os alunos possam experimentar, errar e crescer em um ambiente afetivamente seguro.
Referências Bibliográficas:
Kim, J., Chong, H., & Lee, S. (2024). The Effects of Music on Foreign Language Anxiety and Student Engagement. Frontiers in Education.
Murphey, T. (1992). Music and Song. Oxford University Press.
Krashen, S. D. (1985). The Input Hypothesis: Issues and Implications. Longman.
Fonseca-Mora, M. C., & Herrero Machancoses, A. (2016). Music and Language Learning: New Research Contexts. Vox Paedagogica.