Este artigo aborda o ensino da gramática em inglês por meio de abordagens comunicativas e contextualizadas, contrastando com o ensino tradicional baseado em regras isoladas. Apresenta os benefícios de integrar a gramática à comunicação real, promovendo compreensão e uso funcional da língua.
Durante muito tempo, o ensino de gramática foi dominado pela abordagem tradicional: explicação de regras, exercícios mecânicos e memorização de estruturas. Embora essa abordagem tenha seu valor, pesquisas recentes apontam para a eficácia de se ensinar gramática em contexto, ou seja, dentro de situações comunicativas reais e com foco no uso prático da língua.
Segundo Thornbury (1999), a gramática ensinada isoladamente é facilmente esquecida, enquanto a gramática usada em situações significativas é internalizada com mais profundidade. Por isso, atividades que combinam escuta, leitura e produção (oral ou escrita), em que a estrutura aparece naturalmente, promovem uma aquisição mais duradoura.
Além disso, a gramática em contexto permite que o aluno compreenda por que e quando usar determinada estrutura, e não apenas como. Por exemplo, ensinar o Present Perfect dentro de um texto autobiográfico ou diário torna seu uso mais compreensível e funcional do que apresentá-lo em frases soltas.
A prática com textos autênticos, diálogos reais, músicas, histórias e até jogos gramaticais amplia a exposição às estruturas e facilita a transferência para a produção espontânea. O papel do professor é guiar a atenção dos alunos para as formas linguísticas dentro do conteúdo, promovendo reflexão e prática significativa.
Referências Bibliográficas:
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Thornbury, S. (1999). How to Teach Grammar. Pearson Education.
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Ellis, R. (2006). Current Issues in the Teaching of Grammar: An SLA Perspective. TESOL Quarterly, 40(1), 83–107.
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Larsen-Freeman, D. (2003). Teaching Language: From Grammar to Grammaring. Heinle.
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Celce-Murcia, M., & Larsen-Freeman, D. (1999). The Grammar Book: An ESL/EFL Teacher’s Course. Heinle & Heinle.