Este artigo aborda a importância da revisão e reescrita como parte fundamental do desenvolvimento da escrita em inglês como segunda língua. Defende-se a escrita como processo, destacando etapas como brainstorming, primeira versão, revisão em pares, reescrita e edição final.
Aprender a escrever em inglês não deve ser visto como um processo linear, mas sim como uma construção em várias etapas. A revisão e a reescrita são momentos ricos de aprendizado, pois permitem que o aluno reflita sobre sua produção e refine o uso da língua.
A prática de revisar textos com apoio do professor e dos colegas estimula o pensamento crítico e o desenvolvimento da autocorreção. Segundo Ferris (2011), o feedback corretivo, quando bem aplicado, tem impacto direto na melhora da qualidade dos textos e na consciência linguística dos aprendizes.
Além da correção gramatical, a revisão deve considerar aspectos discursivos como coesão, coerência, clareza e organização. O uso de rubricas e checklists ajuda os alunos a sistematizar o processo de reescrita.
Referências Bibliográficas:
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Ferris, D. (2011). Treatment of Error in Second Language Student Writing. University of Michigan Press.
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Harmer, J. (2004). How to Teach Writing. Pearson Education.
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Hyland, K. (2003). Second Language Writing. Cambridge University Press.
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Hedge, T. (2005). Writing. Oxford University Press.