Este artigo explora a importância das histórias e da contação de histórias no ensino de inglês para crianças, destacando seu impacto no desenvolvimento da compreensão auditiva, ampliação do vocabulário e estímulo à imaginação. Com base em pesquisas e práticas pedagógicas, discute-se como o uso de narrativas torna o aprendizado mais significativo e envolvente para os pequenos aprendizes.
A narração de histórias é uma das ferramentas mais antigas e eficazes para o ensino de línguas a crianças. O uso de histórias em inglês proporciona um contexto rico em significado, que facilita a compreensão e o aprendizado de palavras e expressões novas.
Histórias bem escolhidas, ilustradas e contadas de forma interativa despertam o interesse das crianças e as mantêm atentas ao conteúdo, o que potencializa a fixação do idioma. Além disso, a repetição de estruturas narrativas comuns ajuda na internalização de padrões linguísticos.
Pesquisas como as de Wright (2008) indicam que crianças expostas regularmente a histórias em inglês apresentam melhor desempenho em atividades de listening e speaking, além de demonstrarem maior criatividade na produção oral e escrita.
A contação de histórias também favorece o desenvolvimento emocional e social, pois as crianças aprendem a interpretar emoções, intenções e relações interpessoais, ampliando sua competência comunicativa.
Atividades complementares, como dramatizações, desenhos e recontar histórias com palavras próprias, reforçam a aprendizagem e tornam o processo dinâmico e divertido.
Dessa forma, incorporar histórias no ensino de inglês para crianças é uma estratégia fundamental para tornar o aprendizado significativo, afetivo e eficaz.
Referências Bibliográficas:
-
Wright, A. (2008). Storytelling with Children. Oxford University Press.
-
Cameron, L. (2001). Teaching Languages to Young Learners. Cambridge University Press.
-
Brewster, J., Ellis, G., & Girard, D. (2002). The Primary English Teacher’s Guide. Penguin English.
-
Isbell, R., Sobol, J., Lindauer, L., & Lowrance, A. (2004). The Effects of Storytelling and Story Reading on the Oral Language Complexity and Story Comprehension of Young Children. Early Childhood Education Journal.