O Uso de Redes Sociais no Ensino de Inglês para Adolescentes
Foto de Cristiane S.
Por: Cristiane S.
28 de Julho de 2025

O Uso de Redes Sociais no Ensino de Inglês para Adolescentes

Potencializando a aprendizagem através de plataformas digitais

Inglês redes sociais Ensino de inglês Adolescentes aprendizagem digital engajamento comunicação Conversação Básico Gramática Intermediário Ensino Fundamental Avançado Reforço Escolar Tradução Ensino Médio Adolescentes Vestibular TOEFL Negócios Viagens e Turismo IELTS

Este artigo analisa como as redes sociais podem ser utilizadas como ferramentas pedagógicas para o ensino de inglês a adolescentes. Explorando o impacto do uso de plataformas como Instagram, TikTok, YouTube e WhatsApp, discute-se o engajamento, a exposição constante ao idioma e a interação social que esses ambientes digitais proporcionam, favorecendo a prática e o desenvolvimento linguístico.

O acesso constante a redes sociais tornou-se parte integrante da rotina dos adolescentes, apresentando uma oportunidade única para o ensino de inglês. Ao integrar essas plataformas no contexto educacional, professores podem aproveitar o interesse natural dos jovens por esses meios para promover a exposição autêntica e frequente ao inglês.

Conteúdos em inglês compartilhados em redes sociais, como vídeos curtos, memes, desafios e transmissões ao vivo, incentivam a interação e o uso comunicativo da língua, aumentando a motivação dos alunos. Além disso, grupos de estudo e chats em inglês nas redes sociais ampliam as possibilidades de prática e colaboração fora da sala de aula.

Pesquisas de Manca e Ranieri (2016) apontam que o uso pedagógico das redes sociais estimula o engajamento e o desenvolvimento das quatro habilidades linguísticas — ouvir, falar, ler e escrever — em contextos reais e significativos para os adolescentes.

Por outro lado, é importante que o professor oriente o uso consciente dessas ferramentas, promovendo a seleção de conteúdos adequados e o desenvolvimento de habilidades críticas diante do excesso de informações.

Assim, as redes sociais representam recursos valiosos para potencializar o ensino de inglês, tornando-o mais conectado ao universo dos adolescentes e alinhado às demandas do mundo digital.

Referências Bibliográficas:

  • Manca, S., & Ranieri, M. (2016). Facebook and the Others. Potentials and Obstacles of Social Media for Teaching in Higher Education. Computers & Education, 95, 216-230.

  • Godwin-Jones, R. (2018). Using Mobile Social Media for Language Learning. Language Learning & Technology, 22(3), 1-17.

  • Thornton, P., & Houser, C. (2005). Using Mobile Phones in English Education in Japan. Journal of Computer Assisted Learning, 21(3), 217-228.

  • Warschauer, M. (2010). New Technology and Digital Worlds: Analyzing Evidence of Equity in Access, Use, and Outcomes. Review of Research in Education, 34, 179-225.

Resolva exercícios e atividades acadêmicas

Resolução de exercícios, atividades acadêmicas, lição de casa, listas de exercícios, tarefas, revisão de textos e muito mais.

Professores especialistas para resolver passo a passo, dentro do seu prazo!

Tarefas Profes

Artigos similares

Tutoria com Inteligência Artificial

Conheça a Minerva IA e aprenda Inglês, tire dúvidas e resolva exercícios. Personalizado e no seu ritmo.

Tecnologia do ChatGPT. Use texto, áudio, fotos, imagens e arquivos.

Minerva IA