
Desenvolvimento da Competência Comunicativa em Inglês

em 28 de Julho de 2025
Este artigo analisa como as redes sociais podem ser utilizadas como ferramentas pedagógicas para o ensino de inglês a adolescentes. Explorando o impacto do uso de plataformas como Instagram, TikTok, YouTube e WhatsApp, discute-se o engajamento, a exposição constante ao idioma e a interação social que esses ambientes digitais proporcionam, favorecendo a prática e o desenvolvimento linguístico.
O acesso constante a redes sociais tornou-se parte integrante da rotina dos adolescentes, apresentando uma oportunidade única para o ensino de inglês. Ao integrar essas plataformas no contexto educacional, professores podem aproveitar o interesse natural dos jovens por esses meios para promover a exposição autêntica e frequente ao inglês.
Conteúdos em inglês compartilhados em redes sociais, como vídeos curtos, memes, desafios e transmissões ao vivo, incentivam a interação e o uso comunicativo da língua, aumentando a motivação dos alunos. Além disso, grupos de estudo e chats em inglês nas redes sociais ampliam as possibilidades de prática e colaboração fora da sala de aula.
Pesquisas de Manca e Ranieri (2016) apontam que o uso pedagógico das redes sociais estimula o engajamento e o desenvolvimento das quatro habilidades linguísticas — ouvir, falar, ler e escrever — em contextos reais e significativos para os adolescentes.
Por outro lado, é importante que o professor oriente o uso consciente dessas ferramentas, promovendo a seleção de conteúdos adequados e o desenvolvimento de habilidades críticas diante do excesso de informações.
Assim, as redes sociais representam recursos valiosos para potencializar o ensino de inglês, tornando-o mais conectado ao universo dos adolescentes e alinhado às demandas do mundo digital.
Referências Bibliográficas:
Manca, S., & Ranieri, M. (2016). Facebook and the Others. Potentials and Obstacles of Social Media for Teaching in Higher Education. Computers & Education, 95, 216-230.
Godwin-Jones, R. (2018). Using Mobile Social Media for Language Learning. Language Learning & Technology, 22(3), 1-17.
Thornton, P., & Houser, C. (2005). Using Mobile Phones in English Education in Japan. Journal of Computer Assisted Learning, 21(3), 217-228.
Warschauer, M. (2010). New Technology and Digital Worlds: Analyzing Evidence of Equity in Access, Use, and Outcomes. Review of Research in Education, 34, 179-225.