Nas gerações anteriores o professor tinha uma maior autoridade, pois ele era o único detentor do saber. Como não havia uma facilitação ao acesso do conteúdo de interesse, o único meio era através da sala de aula. O aluno apenas absorvia o conhecimento sem contestar e tinha um único modelo de ensino. Por conta disso, poucos tinham o conhecimento e era muito elitizado. O passado nos transformou em educadores conteudistas. O que se deve ter como foco é o perfil do estudante para assim atender ao objetivo do aprendizado significativo.
A geração atual apresenta um senso de urgência, mobilidade, instantaneidade, simultaneidade e velocidade. Questionam mais e apresentam um papel de protagonista em sala de aula. São mais flexíveis frente as novas tecnologias de aprendizagem. Nasceram no mundo online e digital e assim a sua adaptabilidade ao ensino híbrido é facilitado. Agora o professor não é o único detentor do conhecimento e o acesso à informação está disponível a qualquer momento. Antigamente a pessoa trabalhava na mesma empresa e continuava na mesma área a vida toda. Hoje em dia a carreira é muito mais flexível e é possível mudar de área.
Por todas essas diferenças há um conflito entre a geração dos professores e dos novos alunos. Uma forma de diminuir essas barreiras é através da formação continuada dos professores, e assim serem orientados nesse novo contexto. A adaptação dos novos modelos de ensino tem como inovação a aproximação do mundo digital. As escolas e universidades precisam acompanhar as novas gerações, não é mais possível manter métodos antiquados e atrasados. O professor tem como papel agora trazer questionamentos aos alunos e levantar debates para que os alunos gerem senso crítico.
Os professores devem utilizar o celular como aliado em sala de aula e não como vilão. O acesso à informação atualmente é muito mais justo. O ensino EAD é algo que chegou com muito preconceito, mas cada vez mais ganha espaço e notoriedade. Pessoas conseguem aprender de qualquer lugar do mundo apenas com um celular ou computador o que antes seria quase impossível ou um custo muito alto no deslocamento. Os professores das gerações anteriores tinham muita resistência em se adaptar às novas tecnologias e processos de aprendizagem, mas com a pandemia esse processo acabou sendo acelerado. O mundo todo se viu tendo que adaptar e inovar no modo de ensinar. Cada vez mais as gerações estão se aproximando e um pode aprender com o outro através da quebra de paradigmas. A reflexão dos professores sobre suas práticas e interesse em se aprimorar são necessárias para estimular essa nova geração de alunos.