Albert Einstein e Newton _ O UNIVERSO
Por: Maria M.
13 de Outubro de 2014

Albert Einstein e Newton _ O UNIVERSO

Física Gravitação EM Equilíbrio Einstein Movimento Ação Física Moderna

 

Newton era tão pequeno que se podia por numa vasilha de meia Canadá ! Estava sempre a inventar alguma traquinagem. Só os poetas lunáticos , os únicos sãos de espíritos num mundo de dementes , eram capazes de interpretar o enigma do Universo. E foi assim que Newton interpretou o enigma da queda da maça : A Lei do universo é a atração da Matéria pela Matéria. O atributo essencial da matéria é a força – a capacidade inata de resistência pela qual todo corpo “ tende a continuar em seu estado presente a menos que alguma força exterior atue sobre ele. Esse elemento de força – a tendência do corpo menor a resistir , e a do corpo maior a atrair , a reação e a atração da matéria – transformou o universo estático dos antigos no universo dinâmico da ciência moderna . “ Deem-me a massa , a posição e o movimento de um sistema de corpos celestes em determinado instante , e calcularei suas posições e movimentos futuros por meio de um grupo de formulas matemáticas rígidas e infalíveis. Calcularei as mares e os movimentos das águas e da terra. Pois a terra atrai a lua , e a lua atrai a terra , e a Força de ambas tende a conservá-las num estado de resistência perpetua . a atração e a reação- reação e atração . As grandes massas dos planetas e das estrelas só se mantém suspensas no espaço e dentro da sua orbita graças a esta misteriosa Lei da Gravitação Universal .” O estudo das questões de equilíbrio dos corpos materiais levará em conta a interação de tais corpos na natureza . Para uma medida dessa interação se introduz o conceito de Força. 

Albert Einstein , um dia seu pai lhe deu uma bussola. Era um brinquedinho para entreter o menino, mas para ele : aquela agulha era “ mágica “ que se voltava para o norte. O mesmo acontecia quando ele tocava violino , seus olhos cintilavam e a mão tremia com uma paixão intensa – a mesma que ele teve pela agulha mágica – A ciência na alma. Por muito tempo teve este apelido Pater Langwil – mas todos se enganaram pois ele , apenas , afogava a solidão nos livros. Tinha 26 anos quando solucionou o problema da harmonia celeste – A única realidade objetiva no Universo é constituída por uma combinação de todos os pontos de observação possíveis .A verdade absoluta somente pode ser determinada pela soma de todas as observações relativas .Cientificamente falando , nenhum objeto é puxado para baixo . Na realidade , não existe “ embaixo “ – nem “ em cima” – no universo. O movimento de um corpo se deve unicamente a tendência da matéria para seguir o caminho de menor resistência. Então não mais motivo para acreditarmos ou admitirmos a existência de uma força de gravitação absoluta , do que para admitir a existência de um tempo absoluto.Com isso Einstein substitui a teoria da “ atração gravitacional “ de Newton pela teoria de um “ campo de gravitação no continuo espaço-tempo. 
Esta claro , então , que o critério para classificar-se como interna ou externa uma força é um critério relativo , e depende de saber-se , em cada caso , qual é o sistema material considerado. 

A única realidade objetiva no Universo é constituída por uma combinação de todos os pontos de observação possíveis .A verdade absoluta somente pode ser determinada pela soma de todas as observações relativas .Cientificamente falando , nenhum objeto é puxado para baixo . Na realidade , não existe “ embaixo “ – nem “ em cima” – no universo. 
O movimento de um corpo se deve unicamente a tendência da matéria para seguir o caminho de menor resistência. Então não mais motivo para acreditarmos ou admitirmos a existência de uma força de gravitação absoluta , do que para admitir a existência de um tempo absoluto.Com isso Einstein substitui a teoria da “ atração gravitacional “ de Newton pela teoria de um “ campo de gravitação no continuo espaço-tempo. 
Esta claro , então , que o critério para classificar-se como interna ou externa uma força é um critério relativo , e depende de saber-se , em cada caso , qual é o sistema material considerado. 

Assim o menino que ao nascer que cabia numa vasilha de meia Canadá e o menino que ao ganhar de presente a “ agulha mágica “ ambos concordam que se um sistema material qualquer esta em equilíbrio sob a ação de um dado sistema , então tal sistema material estará ainda em equilíbrio 

R$ 60 / h
Maria M.
Belo Horizonte / MG
Maria M.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Física para Ensino Médio Eletricidade Física IV
Estude comigo Física, Cálculo, Ciências da Terra
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil