Força ou Energia
Maria Moyses
em 18 de Fevereiro de 2015

A única realidade objetiva no Universo é constituída por uma combinação de todos os pontos de observação possíveis .A verdade absoluta somente pode ser determinada pela soma de todas as observações relativas .Cientificamente falando , nenhum objeto é puxado para baixo . Na realidade , não existe “ embaixo “ – nem “ em cima” – no universo. 
O movimento de um corpo se deve unicamente a tendência da matéria para seguir o caminho de menor resistência.Então não mais motivo para acreditarmos ou admitirmos a existência de uma força de gravitação absoluta , do que para admitir a existência de um tempo absoluto.Com isso Einstein substitui a teoria da “ atração gravitacional “ de Newton pela teoria de um “ campo de gravitação no continuo espaço-tempo. 
Esta claro , então , que o critério para classificar-se como interna ou externa uma força é um critério relativo , e depende de saber-se , em cada caso , qual é o sistema material considerado. 
Assim o menino que ao nascer que cabia numa vasilha de meia Canadá e o menino que ao ganhar de presente a “ agulha mágica “ ambos concordam que se um sistema material qualquer esta em equilíbrio sob a ação de um dado sistema , então tal sistema material estará ainda em equilíbrio , se o mesmo se supõe solidificado. 
O Estudo das questões de equilíbrio dos corpos materiais levará em conta a interação de tais corpos com a natureza . Para uma medida dessa interação se introduz o conceito de força. Devemos pensar em equilíbrio estático e equilíbrio dinâmico . E em forças de contato e de campo. 
Agora devemos pensar em : 
a)As leis da física são as mesmas para os dois observadores quaisquer que se deslocam com velocidade linear constante um em relação ao outro . 
b) A velocidade da Luz no vácuo tem o mesmo valor C , independentemente do movimento da fonte ou sistema de referencia do observador . Nenhuma partícula ou portador de energia pode ultrapassar a velocidade da luz. 
Não vamos imaginar que temos um paradigma entre o conceito de força e de energia , vamos priorizar a construção do conceito de força e de energia. O ponto essencial é o conceito de MASSA . Na pratica , a conseqüência mais importante da teoria da relatividade especial é a equivalência entre massa e energia , expressa pela equação E = m c2 . Ela estabelece uma proporcionalidade entre massa e energia , isto é , quando uma cresce a outra do mesmo modo cresce , e vice-versa. 
De acordo com Einstein , a energia cinética de partículas a elevadíssimas velocidades se transforma em massa e , reciprocamente , uma quantidade de massa pode se tornar uma enorme quantidade de energia.Tal processo se utiliza , por exemplos , nos reatores nucleares. 
Massa é o ponto principal do conceito de forçar e de energia. Massa é ponto central de união . Pois F = m.a e E = m.c2 , vamos agora citar F como quantidade de movimento ( Q = m.v) pela unidade de tempo. 
Não obstante de Einstein não ter sido o primeiro a propor a relação entre massa e energia, e várias fórmulas análogas aparecerem antes da teoria de Einstein, ele foi o primeiro a propor que a equivalência da massa e energia é um princípio geral que é uma conseqüência das simetrias do espaço e tempo. 

Em 20 de novembro de 2008, uma equipe internacional de físicos do Centro de Física Teórica de Marselha com o subsídio de um supercomputador , confirmou pela primeira vez na prática, que a massa do próton provém da energia liberada por quarks e gluons, confirmando que a massa provém da energia, conforme teorizado por Einstein. 
Massa-energia : correspondência propõe que quando um corpo possui massa, ele tem uma certa energia proporcional, como que "em repouso". Isto é oposto à Mecânica Newtoniana, na qual um corpo em repouso não possui energia cinética, e pode ou não ter outras (relativamente pequenas) quantidades de energia interna armazenada. Porém, em Relatividade, a massa de repouso de um corpo é a energia de repouso desse corpo. O E da fórmula pode ser visto como a energia total do corpo, que é proporcional a massa do corpo. 
Mesmo que um único fóton ao viajar no vácuo pode se considerar como tendo massa efetiva, m, de acordo com a fórmula E=mc². Um fóton nunca pode ser medido em repouso, mas a fórmula se aplica não apenas a partículas quando estão em repouso, mas também a sistemas em repouso. Fótons solitários são contraditoriamente analisados desprovidos de massa (eles não possuem massa de repouso, ou massa invariante, ainda que eles possam ter variáveis quantidades de energia e massa relativística). Mas, sistemas de 2 ou mais fótons movendo-se em desiguais direções (como por exemplo uma aniquilação elétron-positron ) pode não ter momento. Sua energia E deve ser interpretada como uma massa de repouso m= E/c², aplicando a equivalência massa-energia a eles como sistema. Esta fórmula também dá a relação quantitativa de quanta massa foi perdida por um corpo ou sistema em repouso, quando a energia é deslocada dele, como em uma reação química ou nuclear onde calor e luz são extraídos. Então este E pode ser visto como a energia deslocada, correspondendo a uma certa quantidade de massa relativística m que foi decaída, e que corresponde ao calor ou luz movidas. Nesses casos, a energia removida é igual a massa perdida, vezes o quadrado da velocidade da luz. Do mesmo modo, quando energia de qualquer forma é adicionada ao corpo em repouso, o aumento de massa de repouso será a energia adicionada dividido pela velocidade da luz ao quadrado. 

Belo Horizonte / MG
Especialização: Bacharelado em Física (Fundação Cecierj - Consórcio Cederj )
Professional de cargo permanente do Governo do Estato de Minas Gerais Matemática, Física e Química Formada pela USP _ Instituto de Física São Carlos Astronomia-Observatório Nacional-ON Governo Do Estado de Minas Gerais-Titular de cargo efetivo Especialização CEDERJ/CECIERJ Grupo de Astronomia - 100% brasileira Astronomia Brasil. Não faço exercícios, apenas posso orientar.Cabe ao bom aluno aprender com o professor e fazer, sou da velha geração :Esta é a legitima escola , nela quem não ...
Mecânica Quântica, Mecânica Estática, Mecânica dos Fluídos, Estrutura e Energia da Matéria, Física I, Física - Mecânica, Física III
Oferece aulas online (sala profes)
Oferece aulas presenciais
R$ 60 / aula
Conversar
1ª aula gratuita
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Listas de exercícios, Documentos, Revisões de textos, Trabalhos?

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, revisão de teses e dissertações, correção de textos ou outros trabalhos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes.

Enviar Tarefa

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil