Força ou Energia
Maria Moyses
em 18 de Fevereiro de 2015

A única realidade objetiva no Universo é constituída por uma combinação de todos os pontos de observação possíveis .A verdade absoluta somente pode ser determinada pela soma de todas as observações relativas .Cientificamente falando , nenhum objeto é puxado para baixo . Na realidade , não existe “ embaixo “ – nem “ em cima” – no universo. 
O movimento de um corpo se deve unicamente a tendência da matéria para seguir o caminho de menor resistência.Então não mais motivo para acreditarmos ou admitirmos a existência de uma força de gravitação absoluta , do que para admitir a existência de um tempo absoluto.Com isso Einstein substitui a teoria da “ atração gravitacional “ de Newton pela teoria de um “ campo de gravitação no continuo espaço-tempo. 
Esta claro , então , que o critério para classificar-se como interna ou externa uma força é um critério relativo , e depende de saber-se , em cada caso , qual é o sistema material considerado. 
Assim o menino que ao nascer que cabia numa vasilha de meia Canadá e o menino que ao ganhar de presente a “ agulha mágica “ ambos concordam que se um sistema material qualquer esta em equilíbrio sob a ação de um dado sistema , então tal sistema material estará ainda em equilíbrio , se o mesmo se supõe solidificado. 
O Estudo das questões de equilíbrio dos corpos materiais levará em conta a interação de tais corpos com a natureza . Para uma medida dessa interação se introduz o conceito de força. Devemos pensar em equilíbrio estático e equilíbrio dinâmico . E em forças de contato e de campo. 
Agora devemos pensar em : 
a)As leis da física são as mesmas para os dois observadores quaisquer que se deslocam com velocidade linear constante um em relação ao outro . 
b) A velocidade da Luz no vácuo tem o mesmo valor C , independentemente do movimento da fonte ou sistema de referencia do observador . Nenhuma partícula ou portador de energia pode ultrapassar a velocidade da luz. 
Não vamos imaginar que temos um paradigma entre o conceito de força e de energia , vamos priorizar a construção do conceito de força e de energia. O ponto essencial é o conceito de MASSA . Na pratica , a conseqüência mais importante da teoria da relatividade especial é a equivalência entre massa e energia , expressa pela equação E = m c2 . Ela estabelece uma proporcionalidade entre massa e energia , isto é , quando uma cresce a outra do mesmo modo cresce , e vice-versa. 
De acordo com Einstein , a energia cinética de partículas a elevadíssimas velocidades se transforma em massa e , reciprocamente , uma quantidade de massa pode se tornar uma enorme quantidade de energia.Tal processo se utiliza , por exemplos , nos reatores nucleares. 
Massa é o ponto principal do conceito de forçar e de energia. Massa é ponto central de união . Pois F = m.a e E = m.c2 , vamos agora citar F como quantidade de movimento ( Q = m.v) pela unidade de tempo. 
Não obstante de Einstein não ter sido o primeiro a propor a relação entre massa e energia, e várias fórmulas análogas aparecerem antes da teoria de Einstein, ele foi o primeiro a propor que a equivalência da massa e energia é um princípio geral que é uma conseqüência das simetrias do espaço e tempo. 

Em 20 de novembro de 2008, uma equipe internacional de físicos do Centro de Física Teórica de Marselha com o subsídio de um supercomputador , confirmou pela primeira vez na prática, que a massa do próton provém da energia liberada por quarks e gluons, confirmando que a massa provém da energia, conforme teorizado por Einstein. 
Massa-energia : correspondência propõe que quando um corpo possui massa, ele tem uma certa energia proporcional, como que "em repouso". Isto é oposto à Mecânica Newtoniana, na qual um corpo em repouso não possui energia cinética, e pode ou não ter outras (relativamente pequenas) quantidades de energia interna armazenada. Porém, em Relatividade, a massa de repouso de um corpo é a energia de repouso desse corpo. O E da fórmula pode ser visto como a energia total do corpo, que é proporcional a massa do corpo. 
Mesmo que um único fóton ao viajar no vácuo pode se considerar como tendo massa efetiva, m, de acordo com a fórmula E=mc². Um fóton nunca pode ser medido em repouso, mas a fórmula se aplica não apenas a partículas quando estão em repouso, mas também a sistemas em repouso. Fótons solitários são contraditoriamente analisados desprovidos de massa (eles não possuem massa de repouso, ou massa invariante, ainda que eles possam ter variáveis quantidades de energia e massa relativística). Mas, sistemas de 2 ou mais fótons movendo-se em desiguais direções (como por exemplo uma aniquilação elétron-positron ) pode não ter momento. Sua energia E deve ser interpretada como uma massa de repouso m= E/c², aplicando a equivalência massa-energia a eles como sistema. Esta fórmula também dá a relação quantitativa de quanta massa foi perdida por um corpo ou sistema em repouso, quando a energia é deslocada dele, como em uma reação química ou nuclear onde calor e luz são extraídos. Então este E pode ser visto como a energia deslocada, correspondendo a uma certa quantidade de massa relativística m que foi decaída, e que corresponde ao calor ou luz movidas. Nesses casos, a energia removida é igual a massa perdida, vezes o quadrado da velocidade da luz. Do mesmo modo, quando energia de qualquer forma é adicionada ao corpo em repouso, o aumento de massa de repouso será a energia adicionada dividido pela velocidade da luz ao quadrado. 

Belo Horizonte / MG
Especialização: Bacharelado em Física (Fundação Cecierj - Consórcio Cederj )
Professional de cargo permanente do Governo do Estato de Minas Gerais Matemática, Física e Química Formada pela USP _ Instituto de Física São Carlos Astronomia-Observatório Nacional-ON Governo Do Estado de Minas Gerais-Titular de cargo efetivo Especialização CEDERJ/CECIERJ Grupo de Astronomia - 100% brasileira Astronomia Brasil. Não faço exercícios, apenas posso orientar.Cabe ao bom aluno aprender com o professor e fazer, sou da velha geração :Esta é a legitima escola , nela quem não ...
Mecânica Quântica, Mecânica Estática, Mecânica dos Fluídos, Estrutura e Energia da Matéria, Física I, Física - Mecânica, Física III
Oferece aulas online (sala profes)
Oferece aulas presenciais
R$ 60 / aula
Conversar
1ª aula gratuita
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil