Força ou Energia
em 18 de Fevereiro de 2015
“O PODER NAS MÃOS DE TODOS – DEMOCRACIA”
Democracia não funciona no piloto automático. Afortunadamente, nós já sabemos como fazer muito do que precisa ser feito. O que nos falta correntemente é um compromisso educacional adequado com a democracia. (Kahne e Westheimer, 20032)
Desenvolvimento :
a)Conceito de democracia e sua evolução.
b) A representação política.
c)As nuanças do pensamento democrático.
d)A democracia como experiência interpessoal.
e)Regra da maioria _ Papel das minorias.
f)O respeito às leis.
g)Enfrentamento de conflitos.
As estratégias propostas para gerar o engajamento dos estudantes na atividade:
1.0 _ Jogos Pedagogicos;
1.2 _ Texto Literários ;
1.3 _ Trabalho : Igualdade e Liberdade como traço característico da Democracia ;
1.4 _ O poder nas mãos de todos - Democracia: Conceito de democracia e sua evolução.
Atuação coletiva dos estudantes :
De pronto, importa dizer que para se falar em uma real efetivação de uma política pública em qualquer área ou segmento que seja, há que se falar também do grau de democracia de cada cidadão :www.youtube.com/watch?v=mVZpWx0hL4k
pt-br.facebook.com/jornalanovademocracia
A Conclusão :
A Democracia nasceu no momento , em que dois ou mais cidadães de uma sociedade civil sentiram a necessidade de regular as relações reciprocas , para se coexistirem em harmonia
Em virtude do ponto de vista do poder nas mãos de todos , a democracia é a faculdade de agir , o interesse coletivo com um conjunto de normas que disciplina a atividade do individuo.
A Democracia para o povo em poder do povo é eclética e compreenderá as relações dos Estados entre si ou dos Estados, a União , para com os indivíduos .
É a coação , que dá forças a Democracia. A coação é o poder , que a Democracia possui,imanente , de impor-se por si mesmo.
A coação é a força coercitiva , que tem a sociedade civil , para fazer valer a democracia e impô-la . Enquanto a Democracia é respeitada , ela existe em estado latente.Manifesta-se no exato momento em que a Democracia é violada , ou ameaçada de o ser, como reação a esse estado de fato.
OBS: Anexos abaixo comprovão a atuação coletiva dos estudantes .
Prof.: Maria Cristina Moysés.Curso : Educação para a Democracia e o Parlamento.