Benefícios de estudar piano com um espelho
Por: Daniel P.
21 de Agosto de 2020

Benefícios de estudar piano com um espelho

Piano Iniciante Intermediário Avançado Técnica
Uma vez, em uma masterclass, ouvi de uma renomada pianista e professora de universidade, que ela orientava todos seus alunos a praticarem com um espelho. É uma prática bastante comum a alunos e regência, canto e cordas, mas a ideia me pareceu bastante inusitada. Ela explicou que observou uma melhora significante na postura do corpo e das mãos e no gestual geral dos alunos que, segundo ela, passaram a se comportar como “pianistas profissionais” em suas performances.

Dois anos depois, enquanto cursava o mestrado, a maioria das salas de estudo da universidade possuíam espelhos de corpo inteiro, mas reparei que os alunos que mais faziam questão de estudar nas salas com espelhos eram cantores e violinistas. Eu mesmo não fazia muita questão de estudar em uma sala com espelho, mas muitas vezes me via empacado em um trecho ou outro por não entender o gesto adequado. Eu não conseguia entender como meu corpo – braço, pulso e dedos – precisava se mover para atingir o gesto musical correto.

Há muitas gravações em vídeo de grandes pianistas disponíveis no Youtube. Sempre gostei de ouvir e assistir performances de grandes artistas e tê-las como referência sonora. Um dia, passei a me perguntar se os vídeos também podiam ser uma referência gestual, de um modo bem prático mesmo, uma oportunidade de poder observar como um artista executa uma passagem, como ele movimenta o braço ou o pulso. Foi então que resolvi seguir o conselho que havia ouvido há dois anos atrás. Decidi juntar a referência dos vídeos e gravações, isto é, a ideia de como um trecho deveria soar e qual era o gesto para alcançar tal efeito, com o estudo com o espelho.

O resultado me surpreendeu muito, foi como se eu estivesse “me dando aula”. É uma maneira ótima para se obter a perspectiva de alguém de fora, no caso, a pessoa de fora é você mesmo. E diferente de gravar o estudo e assistir depois, a prática com o espelho permite que você se assista “ao vivo” e faça alterações e tentativas no mesmo instante. Da mesma forma que eu conseguia observar em meus alunos quando eles estavam tensionando o braço ou pulso, interrompendo um gesto ou até mesmo utilizando o gesto errado, eu pude observar em mim.

Depois das primeiras tentativas, passei a estudar com espelho todos os dias. Estudar todo o repertório, peças solo e de câmara, com espelho. Passei também a estudar técnica pura como escalas e arpejos observando como meus pulsos e braços se moviam. Os resultados me impressionaram bastante e fiquei mais que satisfeito, deveria ter seguido a sugestão há muito tempo.

Recomendo aos alunos que experimentem, principalmente quando estiverem preparando um repertório para público, você consegue corrigir alguns vícios e fazer com que sua performance flua visualmente também.Nem sempre é possível encontrar um piano para estudar que tenha espelho na sala, quando estudo em casa, coloco um espelho ao lado, contudo, quando não é possível a dica é adquirir um espelho pequeno que dê possa ser colocado no chão ou sobre uma cadeira e que caiba na bolsa ou mochila. Em último caso, eu já cheguei a usar o celular com a câmera ligada e coloquei sobre o piano ao lado do teclado, só dava para ver as mãos e parte do braço mas foi vantajoso.

Se você leu até aqui, obrigado!

Sugestões e comentários são sempre bem vindos.

Daniel

 

Texto adaptado de: https://danielpadovanpiano.wordpress.com/2020/08/21/beneficios-de-estudar-piano-com-espelho/

R$ 75 / h
Daniel P.
Marília / SP
Daniel P.
5,0 (2 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 4 horas de aula
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Correpetição para cantores e instrumentistas Aperfeiçoamento no Piano Piano Intermediário
Mestrado: piano performance (Georgia State University)
Aulas de piano para todos os níveis e idades com professor qualificado e experiente
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil