Níveis no estudo do piano
em 03 de Janeiro de 2023
O compositor italiano Domenico Scarlatti (1685-1757) teve uma vasta produção de obras para piano, em particular as sonatas. As sonatas de Scarlatti não são como as sonatas do período clássico onde o primeiro movimento geralmente se encontra em na forma “allegro-sonata”, que consiste em uma exposição com dois temas contrastantes, um desenvolvimento com elementos dos temas e elementos novos e recapitulação dos temas da exposição. No período barroco, de forma geral, as sonatas para teclado eram peças de forma binária.
Scarlatti chegou a compor mais de 550 sonatas para teclado e uma curiosidade importante é o fato de que a primeira parte das sonatas conduz à um ponto culminante, chamado de “crux”. Por ter vivido parte de sua vida na Espanha, várias de suas sonatas têm influência ibérica e características de escrita de instrumentos de corda dedilhada como o violão. O estilo das composições é galante, Scarlatti está mais próximo do classicismo esteticamente, compondo melodia acompanhada, do que do estilo contrapontístico do período barroco. Tecnicamente as sonatas apresentam dificuldades como notas repetidas e cruzamento das mãos.
Há diferentes catálogos da obra completa, os mais utilizados são Longo (L) e Kirkpatrick (K). O catálogo de Kirkpatrick foi organizado cronologicamente e portanto tem tido preferência no meio acadêmico. Você encontra a obra completa dividida em 11 volumes para download no imslp (aqui).
Abaixo, selecionei minhas sonatas preferidas, e algumas das mais tocadas também.
Obrigado por ler até aqui, comentários e sugestões são sempre bem vindos!
Daniel
capa: https://cutt.ly/evvcY7C
Post retirado de: https://danielpadovanpiano.wordpress.com/2021/04/17/conhecendo-as-sonatas-de-scarlatti/