Dicas na hora de comprar um piano
Por: Daniel P.
31 de Outubro de 2020

Dicas na hora de comprar um piano

Piano Iniciante Intermediário Leigos Avançado Profissional Erudito Popular

Muitos alunos começam a estudar piano sem ter o instrumento. Quem estuda em escola geralmente usa os pianos das salas de estudo para praticarem, e quem estuda com professor particular recorre a amigos, familiares, igrejas e em muitos casos têm um teclado em casa. É comum estudantes de piano que não possuem um instrumento por inúmeras razões, sendo uma delas a financeira. O piano é um instrumento caro comparado com o preço de outros instrumentos. É fato que um violino profissional pode custar o mesmo que um piano, mas o violino mais barato no mercado não custa nem a metade do valor do piano mais barato. Isto já influencia bastante na hora de comprar o instrumento, os pais, ou alunos adultos, geralmente esperam alguns anos para ter certeza que os filhos vão continuar com os estudos antes de investirem e é comum que optem por um piano usado ou um piano digital. Abaixo, escrevi algumas considerações sobre cada tipo de instrumento para ajudar quem quer comprar.

Piano novo

Numa situação ideal, todos teríamos condição de adquirir um piano novo. Esta é minha recomendação quando me perguntam: tendo condições, compre um piano novo. Os pianos novos vêm com garantia de fábrica, às vezes tem garantia da loja também e estão em perfeitas condições de mecanismo e afinação. Há uma “lenda” entre leigos que piano é melhor quando é antigo, quanto mais velho melhor fica ou que pianos antigos sejam raridades. Sem desmerecer os pianos que realmente sejam raridades, mas de maneira geral imaginem que o piano fosse um carro. Carro novo é melhor, carro usado é necessário um laudo mecânico para saber as reais condições do veículo e nem sempre o carro foi conservado da melhor maneira, e carros antigos que são itens de colecionador além de serem bem cuidados não estão rodando mais de 10 mil quilômetros por ano.

Antes de comprar o seu piano zero, visite várias lojas e experimente vários pianos diferentes, de diferentes marcas, vários pianos de uma mesma marca, enfim, experimente o máximo possível, há inúmeras marcas nacionais e internacionais, experimente todas e decida qual tem o som e mecânica que mais lhe agradam. Se possível, faça anotações sobre os pianos experimentados. Atente-se para timbre (qualidade do som – mais aberto, mais fechado, estridente, doce, etc”),  balanço entre região grave e aguda – alguns pianos têm os graves mais potentes outros têm a região aguda muito estridente, repetição das notas – pianos melhores têm o mecanismo mais rápido e são mais fáceis de tocar notas repetidas, etc. Cada piano é único, mas há algumas características que costumam ser consistentes de marca para marca, então fazer anotações facilita na hora de tomar a decisão. No final, vai depender do que você se identifica mais, há pianistas que preferem pianos com o som mais aveludado, outros gostam de pianos com o som mais brilhante, é questão de gosto pessoal.

Piano usado

Há duas formas de comprar um piano usado: diretamente com o anunciante, e em uma loja de pianos. A maioria das lojas que vendem pianos novos também vendem pianos usados. Pianos usados vendidos em uma loja geralmente passaram por reforma e afinação, além de a loja oferecer garantia. Os pianos anunciados por particulares, por sua vez, geralmente são colocados à venda no estado em que se encontram e é aí que mora o perigo. Dá pra abrir um fórum só com as tragédias de pessoas que compraram pianos anunciados online ou em classificados e só descobriram depois que pagaram caro por um piano que está longe de ser funcional e que necessitaria de grandes reformas para voltar a funcionar.

Para comprar um piano usado eu optaria por comprá-lo de um conhecido, de preferência alguém que estuda piano. Instrumentos herdados por parentes tendem a ser abandonados, às vezes ficam acumulando poeira, tomando sol, chuva e às vezes se transformam em ninho de pragas. Mesmo os instrumentos com o móvel bem conservado podem ter problemas mecânicos por estarem muito tempo sem revisão e afinação, então o instrumento de alguém que estuda ou ainda toca tem mais chances de estar funcionando bem e ter sido afinado e regulado periodicamente.

Leve em consideração também o ano de fabricação e a marca do piano que está comprando, algumas marcas têm maior valor de mercado, enquanto muitas marcas nacionais foram descontinuadas e é comum encontrar instrumentos com o preço bem salgado em valor bem acima do mercado. 

Abaixo, seguem alguns itens para checar ao comprar um piano usado, gostaria de ressaltar que a melhor opção é procurar um técnico para avaliar o piano antes de finalizar a compra.

Móvel

A parte mais visível do instrumento, observe toda a área externa do instrumento, é recomendável, se for um piano de armário, arrastar o piano para poder verificar a parte de trás do instrumento. Procure por rachaduras, sinais de cupim ou outras infestações, marcas que indiquem que o piano tomou chuva, umidade excessiva ou até sinais de inundação. Abra as tampas superior e inferior e verifique o interior também procurando por rachaduras, sinais de infestação, marcas de água e oxidação nas partes de metal.

Teclas

Verifique se não há nenhuma tecla faltando, se tem alguma quebrada ou com o revestimento lascado. observe também se estão alinhadas. Cheque todas as teclas para ter certeza que todas estão funcionando. Toque uma a uma mais de uma vez e verifique se nenhuma fica pressionada ou emperrada, às vezes, uma ou outra tecla pode estar retornando à posição inicial de forma mais lenta que as demais. Se ao soltar uma tecla o som continua soando pode ser problema em um dos abafadores. 

 

Martelos

Abra a tampa e retire a tábua que cobre os martelos para poder observar o mecanismo. Toque todas as teclas observado o martelo de cada uma. Verifique se os martelos atacam as cordas de forma alinhada, grandes desalinhamentos são comuns em pianos usados que não tiveram revisão, é como se o martelo se desviasse da trajetória dele. Observe também como estão os feltros dos martelos, podem estar muito gastos e a parte de madeira estar tocando as cordas.

 

Cordas

Procure por sinais de oxidação nas cordas, lembre-se de olhar na parte inferior do piano.

Cravelhas

Observe se não há sinais de oxidação. Um técnico conseguiria julgar se as cravelhas estão muito duras ou muito frouxas e se o piano seguraria afinação ou não. O técnico também julgaria melhor a condição do cepo, tábua onde as cravelhas estão fixas.

Pedais

Cheque se todos os pedais estão funcionando, dê uma olhada também nos abafadores, verifique se todos os abafadores se afastam e retornam às cordas quando o pedal é acionado.

Afinação

A afinação é importantíssima, procure saber da pessoa que está vendendo, antes mesmo de ir ver o piano pessoalmente, se o piano está afinado no diapasão e quando foi a última vez que o piano foi afinado. É surpreendente o número de pianos que estão afinados abaixo do diapasão, alguns chegam a estar até meio tom ou mais abaixo. Um piano deste atrapalha o desenvolvimento perceptivo do aluno e gera transtornos na hora de colaborar com outros músicos. Você pode achar que não importa muito, mas quando você tentar tocar uma música com a gravação vai perceber que está muito diferente. 

 

Muitos destes anúncios sugerem que o piano “só precisa afinar”, ou “precisa de uma pequena reforma” quando a realidade é outra, em alguns casos os custos de reparo somados se aproximam da compra de um piano reformado e afinado. Alguns são anunciados como “raridade”, chamam atenção pelo móvel antigo com a madeira ornamentada e até suporte para velas, mas, infelizmente, muitos desses instrumentos não são nem um pouco funcionais para quem deseja estudar.

De forma geral, o mais importante ao buscar um piano usado, é pedir uma avaliação de um técnico.

Piano digital

Já ouvi coisas como “um piano digital nunca vai ser tão bom quanto um acústico” ou que “o melhor piano digital não é tão bom quanto um piano acústico ruim”. Honestamente, depois de ter tocado em vários pianos digitais e acústicos, eu recomendaria um digital para quem não está disposto em investir em um piano novo. Na verdade, muitos pianos digitais superam vários modelos acústicos. Ele é prático para mudar de lugar, não precisa afinar e há inúmeras opções em diversas lojas com diversas opções de pagamento. O ideal é ir a uma loja e experimentá-los também e comprar o que melhor atender às suas necessidades. Um piano digital do modelo inicial de uma marca boa, tem mais qualidade e sai mais barato que um piano usado de uma marca não tão boa e que deixe a desejar na qualidade mecânica.

Por fim, se você está no processo de compra de um instrumento, boa sorte! Procure os modelos e faixas de preço que melhor se adequem às suas necessidades, e, por favor, se for comprar um piano usado leve um técnico junto.

Se você leu até aqui, obrigado!

Sugestões e dúvidas são sempre bem vindas.

Daniel

 

Texto original em: https://danielpadovanpiano.wordpress.com/2020/10/31/dicas-para-comprar-um-piano/

R$ 75 / h
Daniel P.
Marília / SP
Daniel P.
5,0 (2 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 4 horas de aula
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Piano Erudito Técnicas de Piano Correpetição para cantores e instrumentistas
Mestrado: piano performance (Georgia State University)
Aulas de piano para todos os níveis e idades com professor qualificado e experiente
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil