
Níveis no estudo do piano

em 03 de Janeiro de 2023
As Gymnopédies são um conjunto de três peças curtas para piano compostas pelo compositor francês Erik Satie (1862-1925). A primeira e a terceira foram publicadas em 1888 e a segunda em 1895. As Gymnopédies são consideradas precursoras da música ambiente, são peças lentas e calmas que as dissonâncias da melodia são de certa forma amenizadas pela parte harmônica. Todas as três foram escritas em compasso 3/4 e possuem estrutura semelhante, são elas:
Há divergências quanto à origem do título. Gymnopaedia é uma palavra grega para um festival anual onde jovens dançavam nus ou apenas desarmados. Satie pode ter emprestado o termo do romance Salammbô de Gustave Flaubert, de acordo com Alexis Roland-Manuel, enquanto muitos afirmam que o título provém do poema de J. P. Contamine de Latour, já que, a primeira Gymnopédie foi publicada na revista La musique des familles junto com um excerto do poema Les Antiques de Latour:
Oblique et coupant l’ombre un torrent éclatant
Ruisselait en flots d’or sur la dalle polie
Où les atomes d’ambre au feu se miroitant
Mêlaient leur sarabande à la gymnopédie
Oblíqua e cortando a sombra uma torrente brilhante
Pingado em correntes de ouro na laje polida
Onde os átomos de âmbar no fogo cintilante
Misturaram sua sarabanda na ginástica (gymnopédie)
Confira a interpretação da Gymnopédie 1 pelo pianista Alexandre Tharaud abaixo:
O compositor Claude Debussy orquestrou as Gymnopédies de número 1 e 3 em fevereiro de 1897 e publicou-as em 1898 invertendo a ordem. O compositor julgou que a segunda peça não merecia ser orquestrada:
Dedicada à Mademoiselle Jeanne de Bret, a A Gymnopédie 1 foi composta “desrespeitando” as regras ou expectativas musicais da época. Não há uma estrutura harmônica definida, a melodia é bastante simples e não apresenta desenvolvimento, a música não “conta uma história”. Satie foi capaz de criar uma atmosfera reflexiva com um tema que oscila lentamente sobre uma harmonia construída em ritmos longos.
Você pode fazer o download da partitura completa aqui
Satie chamava várias de suas composições de “música de decoração”. De acordo com o compositor, eram peças que tinham o intuito de serem usadas como música de fundo. Contudo, o compositor nunca se referiu às Gymnopédies usando o termo, elas foram erroneamente categorizadas como parte da “música de decoração” do compositor. As Gymnopédies só fizeram sucesso vinte anos após a composição. Satie abriu espaço para a música ambiente e minimalista nos anos 1900. Compositores do século XX, como John Cage, foram inspirados pelo uso de repetições e estruturas flutuantes de Satie.
Se você leu até aqui, obrigado! Comentários e sugestões são sempre bem vindos.
Daniel
Texto adaptado de: https://danielpadovanpiano.wordpress.com/2020/06/07/gymnopedie-1-de-erik-satie/