Gymnopédie no. 1 de Erik Satie
Por: Daniel P.
07 de Junho de 2020

Gymnopédie no. 1 de Erik Satie

Piano Intermediário Avançado Teoria Musical

As Gymnopédies são um conjunto de três peças curtas para piano compostas pelo compositor francês Erik Satie (1862-1925). A primeira e a terceira foram publicadas em 1888 e a segunda em 1895. As Gymnopédies são consideradas precursoras da música ambiente, são peças lentas e calmas que as dissonâncias da melodia são de certa forma amenizadas pela parte harmônica. Todas as três foram escritas em compasso 3/4 e possuem estrutura semelhante, são elas:

  • Gymnopédie 1Lent et douloureux “Lento e doloroso” em ré maior/Ré menor
  • Gymnopédie 2: Lent et triste “lento e triste” em dó maior
  • Gymnopédie 3: Lent et grave “lento e sério” em lá menor

Há divergências quanto à origem do título. Gymnopaedia é uma palavra grega para um festival anual onde jovens dançavam nus ou apenas desarmados. Satie pode ter emprestado o termo do romance Salammbô de Gustave Flaubert, de acordo com Alexis Roland-Manuel, enquanto muitos afirmam que o título provém do poema de J. P. Contamine de Latour, já que, a primeira Gymnopédie foi publicada na revista La musique des familles junto com um excerto do poema Les Antiques de Latour:

Oblique et coupant l’ombre un torrent éclatant
Ruisselait en flots d’or sur la dalle polie
Où les atomes d’ambre au feu se miroitant
Mêlaient leur sarabande à la gymnopédie

Oblíqua e cortando a sombra uma torrente brilhante
Pingado em correntes de ouro na laje polida
Onde os átomos de âmbar no fogo cintilante
Misturaram sua sarabanda na ginástica (gymnopédie)

Confira a interpretação da Gymnopédie 1 pelo pianista Alexandre Tharaud abaixo:

 

O compositor Claude Debussy orquestrou as Gymnopédies de número 1 e 3 em fevereiro de 1897 e publicou-as em 1898 invertendo a ordem. O compositor julgou que a segunda peça não merecia ser orquestrada:

 

Dedicada à Mademoiselle Jeanne de Bret, a A Gymnopédie 1 foi composta “desrespeitando” as regras ou expectativas musicais da época. Não há uma estrutura harmônica definida, a melodia é bastante simples e não apresenta desenvolvimento, a música não “conta uma história”. Satie foi capaz de criar uma atmosfera reflexiva com um tema que oscila lentamente sobre uma harmonia construída em ritmos longos.

© Les Éditions Outremontaises 2006

Você pode fazer o download da partitura completa aqui

 

Satie chamava várias de suas composições de “música de decoração”. De acordo com o compositor, eram peças que tinham o intuito de serem usadas como música de fundo. Contudo, o compositor nunca se referiu às Gymnopédies usando o termo, elas foram erroneamente categorizadas como parte da “música de decoração” do compositor. As Gymnopédies só fizeram sucesso vinte anos após a composição. Satie abriu espaço para a música ambiente e minimalista nos anos 1900. Compositores do século XX, como John Cage, foram inspirados pelo uso de repetições e estruturas flutuantes de Satie.

Se você leu até aqui, obrigado! Comentários e sugestões são sempre bem vindos.

Daniel

 

 

Texto adaptado de: https://danielpadovanpiano.wordpress.com/2020/06/07/gymnopedie-1-de-erik-satie/

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