Música brasileira para piano
Por: Daniel P.
13 de Setembro de 2020

Música brasileira para piano

15 compositores para conhecer

Piano Iniciante Intermediário Avançado

Não é novidade que a música brasileira, assim como a cultura, é bastante rica e diversa. Como professor de piano, acredito ser importante incentivar que os alunos conheçam estudem música para piano composta por compositores nacionais. Conheça 15 compositores brasileiros que escreveram para piano:

1. Antônio Carlos Gomes (1836-1896)

Natural de Campinas, Carlos Gomes é mais conhecido por suas Óperas. A abertura de “O Guarani” é muito popular e reconhecida por toda a parte, mas o compositor também escreveu obras para piano. Foi selecionado para estudar na Europa, o que fez com que o compositor lançasse sua carreira internacionalmente, tornando-se um expoente do romantismo da história da música brasileira.

Abaixo, ouça Moreninha, Valsa brilhante para piano de Carlos Gomes:

 

2. Brasílio Itiberê (1846-1913)

Brasílio Itiberê da Cunha nasceu na cidade de Paranaguá e foi compositor, advogado e diplomata. Compôs obras para coral, música de câmara e piano. A Sertaneja, datada de 1869, é a obra mais conhecida do compositor.

Ouça abaixo A Sertaneja:

 

3. Alberto Nepomuceno (1864-1920)

Natural de Fortaleza, Ceará, Nepomuceno e um grande representante do nacionalismo da música brasileira. A família do compositor se mudou para Recife onde ele se tornou diretor do Clube Carlos Gomes. Nepomuceno foi defensor da causa abolicionista no Brasil. O compositor passou um tempo na Europa, onde teve aulas com o famoso professor Leschetizky e ficou amigo do compositor Edvard Grieg que o incentivou a incorporar a cultura brasileira em suas composições.

Ouça a Suíte Antiga de Nepomuceno:

 

4. Heitor Villa-Lobos (1887-1959)

Provavelmente o compositor brasileiro mais conhecido e mais executado nas salas de concerto. Natural do Rio de Janeiro, o compositor incorpora temas folclóricos brasileiros com a influência estilística de compositores europeus.

Assista a performance da peça Branquinha da Prole do bebê, interpretada por Nelson Freire:

 

Também da Prole do bebê, O Polichinelo executado pelo pianista Arthur Rubinstein:

 

5. Francisco Mignone (1897-1986)

Compositor paulistano de ascendência italiana, Mignone estudou no conservatório de São Paulo e, mais tarde, no conservatório de Milão na Itália. Foi professor da Escola Nacional de Música no Rio de Janeiro. A música do compositor teve influência do movimento nacionalista de Mario de Andrade.

Abaixo, Valsa de esquina no. 5:

 

6. Souza Lima (1898-1982)

Natural de São Paulo, Souza Lima teve renomados professores de piano desde cedo. Em Paris, estudou com Isidor Phillip e Marguerite Long. Como concertista, participou de turnês de Heitor Villa-Lobos e se apresentou em diversos estados brasileiros.

Acompanhe a 1ª valsa interpretada por Arnaldo Estrella:

 

7. Camargo Guarnieri (1907-1993)

Compositor paulista, estudou com Ernani Braga e Antonio de Sá Pereira. Grande representante da música nacional, o compositor foi reconhecido e premiado internacionalmente. Escreveu para orquestra, voz, grupos de câmara e uma grande quantidade de peças para piano.

Ouça abaixo Dança negra:

 

8. César Guerra-Peixe (1914-1993)

Diferente dos demais compositores desta lista, Guerra-Peixe era violinista. Foi integrante do grupo Música Viva e muitas de suas composições e arranjos foram usados como trilha sonora de filmes brasileiros.

Ouça abaixo o prelúdio tropical no. 4:

 

9. Eunice Katunda (1915-1990)

Compositora e pianista carioca, Eunice Katunda estudou com Oscar Guabarino e Marieta Lion. Também foi integrante do grupo Música Viva. Foi professora na universidade de Brasília e no conservatório do Rio de Janeiro.

Ouça a obra Sonata de louvação abaixo:

 

10. Claudio Santoro (1919-1989)

Como, Guerra-Peixe, Santoro também era violinista, além de compositor e maestro. Nativo de Manaus, Amazonas, Santoro foi cofundador da Orquestra Sinfônica Brasileira e também integrou o grupo Música Viva.

Ouça o prelúdio no. 1 do compositor:

 

11. Osvaldo Lacerda (1927-2011)

Pupilo do compositor Camargo Guarnieri e de origem paulistana, Osvaldo Lacerda estudou piano e voz na infância. Suas composições combinam elementos da música popular e folclórica. Como professor, Lacerda escreveu livros sobre teoria que são bastante utilizados nas escolas de música do país.

Confira Variações sobre Mulher Rendeira abaixo:

 

12. Edino Krieger (1928-)

Compositor catarinense, também integrante do grupo Música viva. A obra de Krieger é bastante rica, as obras do compositor seguiram diferentes correntes como o impressionismo, dodecafonismo e o neoclassicismo.

Ouça abaixo Sonatina interpretada por Antonina Nieznanowska:

 

13. Edmundo Villani-Côrtes (1930-)

Natural de Juiz de Fora, Minas Gerais, iniciou seus estudos aos 9 anos de idade aprendendo piano, violão e cavaquinho. Formado no Conservatório Brasileiro no Rio de Janeiro, foi professor de composição da USP.

Acompanhe o Prelúdio no. 4:

 

14. Marlos Nobre (1939-)

Compositor Pernambucano, estudou piano no conservatório da cidade. Estudou composição com Koellreutter e Camargo Guarnieri.

Ouça a obra Frevo interpretada por Fabio Martino:

 

15. Almeida Prado (1943-2010)

Natural de Santos, São Paulo, Prado estudou com Osvaldo Lacerda e Camargo Guarnieri. Em Paris, teve a chance de estudar com Olivier Messiaen e Nadia Boulanger.

Ouça o Noturno no. 4 do compositor abaixo:

 

Se você leu até aqui, obrigado!

Comentários e sugestões são sempre bem-vindos!

Daniel

 

Post adaptado de: https://danielpadovanpiano.wordpress.com/2020/09/13/musica-brasileira-para-piano/

R$ 75 / h
Daniel P.
Marília / SP
Daniel P.
5,0 (2 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 4 horas de aula
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Piano para Principiante Piano para Leigos Piano Avançado
Mestrado: piano performance (Georgia State University)
Aulas de piano para todos os níveis e idades com professor qualificado e experiente
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil