Sonata ao luar, escuta guiada
Por: Daniel P.
24 de Janeiro de 2021

Sonata ao luar, escuta guiada

Piano Intermediário Teoria Musical Erudito Avançado

A Sonata op. 27 no 2 Quasi una fantasia, mais conhecida como “Sonata ao luar” foi composta em 1801 por Ludwig van Beethoven e dedicada à uma de suas alunas, a condessa Giulietta Guicciardi, em 1802. Uma das obras para piano mais famosas do compositor, estava entre as favoritas do público da época.

O título “Sonata ao Luar”, veio cinco anos após a morte de Beethoven. O crítico e poeta Ludwig Rellstab comparou o efeito do primeiro movimento da sonata com o reflexo da luz da lua sobre o lago Lucerne (Suíça). O nome passou a ser usado em publicações em alemão e inglês o que o popularizou. O título divide a opinião entre os críticos. Uns acreditam que é uma alcunha enganosa que induz uma abordagem romantizada do primeiro movimento que possui um caráter fúnebre, enquanto outros acreditam que o título é inofensivo e até colaborou para que a obra ganhasse popularidade.

Uma das atividades que costumo trabalhar com os alunos, inclui a escuta e comparação de gravações diferentes de uma mesma obra e gosto de incluir algumas perguntas no final. O ideal é acompanhar as gravações com a partitura e fazer anotações das diferenças de uma interpretação para outra.

Você pode encontrar a partitura da obra completa aqui. O exercício está focado apenas no primeiro movimento, mas sinta-se livre para estudar também os demais movimentos.

Ouça três diferentes versões da obra abaixo e responda às questões:

1. Claudio Arrau (1903-1991)

 

2. Daniel Barenboim (1942- )

 

3. Maurizio Pollini

 

1. O que mais lhe chamou a atenção entre as três interpretações da obra?

2. Qual a extensão dinâmica do primeiro movimento?

3. Qual é a indicação do compositor quanto à pedalização?

4. A expressão Quasi una fantasia, quase uma fantasia, indica que a obra tenha características improvisatórias. Fantasia é um gênero musical cujas características de forma e estilo variam entre obras livres, de caráter improvisatório à obras que seguem um padrão formal. Indique um ou mais trechos que sugiram um caráter improvisatório.

Obrigado por ler até aqui, sugestões e dúvidas são sempre bem vindas!

Daniel

 

Texto original publicado em: https://danielpadovanpiano.wordpress.com/2021/01/24/sonata-ao-luar-escuta-guiada/

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