
Níveis no estudo do piano

em 03 de Janeiro de 2023
Para facilitar o estudo e não deixar o post tão longo, dividi o roteiro em sete partes e vou postá-las nas próximas semanas. Para conhecer mais sobre a obra dê uma olhada no post “Sonata ao luar, escuta guiada“, para conhecer mais sobre as sonatas de Beethoven, confira o post “Beethoven e as sonatas para piano“. A partitura que utilizarei como base nos posts é esta aqui.
A obra está na tonalidade de dó sustenido menor, por isto você vai encontrar 4 sustenidos na armadura. Armadura de clave é o conjunto da clave mais símbolos de acidentes, grafados sempre no início de cada pauta.
A fórmula de compasso representada pelo C cortado, é igual a 2/2. Neste caso, a figura que vale um tempo na obra é a mínima e cada compasso tem apenas 2 tempos.
Exposição: Apresentação das ideias temáticas (melodias), geralmente a exposição possui tema A, (escrito na tônica) e tema B (região dominante, ou relativa maior para tonalidades menores). Os temas A e B geralmente têm caráter contrastantes, se um é sério o outro tem mais humor, se um é lírico e denso o outro é mais leve, etc.
A introdução já apresenta como vai ser a textura da peça toda, a mão esquerda vai tocar baixos oitavados enquanto a direita tem o acompanhamento arpejado incessante, chamado de ostinato. É uma boa ideia aprender bem a introdução, pois a partir dela você já vai conseguir sentir a atmosfera da peça.
A partir do compasso 5 a mão direita introduz o primeiro tema, e acaba dividida entre melodia e acompanhamento.
Repare que às vezes, o acompanhamento será grafado na clave de fá e passa de uma clave para a outra, como na imagem acima (vermelho) mas deve ser executado pela mão direita independente da clave.
Dedilhado: O dedilhado usado nas oitavas costuma ser dedos 1-5 para teclas brancas e 1-4 para teclas pretas, desde que confortável para as mãos. Procure tocar as oitavas da mão esquerda seguindo esta regra. Às vezes convém substituir os dedos 4 e 5 para facilitar no legato.
Tema A
O primeiro tema é introduzido no compasso 5.
A melodia começa com uma colcheia pontuada seguida de semicolcheia, com um ritmo diferente em relação ao acompanhamento. A semicolcheia é executada depois da terceira nota do grupo.
É importante que a execução deste motivo seja exata todas as vezes que ele reaparecer.
Repare no compasso 8, em verde, que às vezes o intervalo entre as notas da melodia e do acompanhamento pode ultrapassar o de uma oitava. Neste caso, tanto a nota lá como a nota si do acompanhamento serão executadas pelo dedo 1. Caso a abertura seja desconfortável, você pode arpejá-la, isto é, executar o la, com 1, e o si, com dedo 5 o mais rápido possível para “disfarçar” o pulo.
Até o compasso 15 você vai usar o dedo 5 para tocar a melodia, no compasso 5, ela passa para o polegar. Segue a ideia anterior, aqui o polegar segura a nota si enquanto dedos 2 e 4 tocam ré e fá.
Obrigado por ler até aqui, comentários e sugestões são sempre bem vindos!
Daniel
Texto retirado de: https://danielpadovanpiano.wordpress.com/2021/01/29/sonata-ao-luar-roteiro-de-estudo/