Níveis no estudo do piano
em 03 de Janeiro de 2023
O post de hoje é continuação do roteiro de estudo da Sonata ao Luar. Você pode acessar os posts anteriores abaixo:
Para facilitar o estudo e não deixar o post tão longo, dividi o roteiro em sete partes e vou postá-las nas próximas semanas. Para conhecer mais sobre a obra dê uma olhada no post “Sonata ao luar, escuta guiada“, para conhecer mais sobre as sonatas de Beethoven, confira o post “Beethoven e as sonatas para piano“. A partitura que utilizarei como base nos posts é esta aqui.
Desenvolvimento é a seção das sonatas onde os compositores desenvolvem as ideias apresentadas na exposição, é a seção onde as habilidades e técnicas de composição são postas à prova. O compositor pode ou não introduzir novos elementos ou temas no desenvolvimento. Beethoven, por exemplo, sempre foi muito inovador na construção das seções de desenvolvimento de suas sonatas e sinfonias, diferente de outros compositores do Classicismo como Haydn (1732-1809) e Mozart (1756-1791), Beethoven “expandiu” esta seção introduzindo novos temas, modulando para tonalidades cada vez mais distantes e explorando extremos de intensidade, dinâmica.
No início da seção, lembre-se de manter a igualdade e exatidão rítmica do motivo apresentado no Tema A da exposição (cc. 24 e 25 em verde).
Nos compassos 28-29 e 30-31 a linha melódica executada pelo dedo 5 passa para o polegar. Musicalmente, nos compassos 29 e 31 quando a mesma melodia é executada 1 oitava abaixo, você pode tentar o efeito de eco e diminuir um pouco a dinâmica.
Obrigado por ler até aqui, comentários e sugestões são sempre bem vindos!
Daniel
Texto original em: https://danielpadovanpiano.wordpress.com/2021/02/12/sonata-ao-luar-roteiro-de-estudo-parte-3/