
Níveis no estudo do piano

em 03 de Janeiro de 2023
O post de hoje é continuação do roteiro de estudo da Sonata ao Luar. Você pode conferir os posts anteriores abaixo:
Para facilitar o estudo e não deixar o post tão longo, dividi o roteiro em sete partes e vou postá-las nas próximas semanas. Para conhecer mais sobre a obra dê uma olhada no post “Sonata ao luar, escuta guiada“, para conhecer mais sobre as sonatas de Beethoven, confira o post “Beethoven e as sonatas para piano“. A partitura que utilizarei como base nos posts é esta aqui.
A segunda parte do desenvolvimento tem o que chamamos formalmente de arpejos quebrados (cc 32-37). Esta é a seção da peça que apresenta caráter improvisatório. Dá para argumentar que a peça toda é tem um ar de improvisação devido ao ostinato no acompanhamento e a uma melodia que não desenvolve propriamente, principalmente se tratando de Beethoven, contudo, estes poucos compassos apresentam uma técnica de improvisação que adiciona movimento à uma harmonia.
Tecnicamente, para se executar bem, é necessário manter o pulso e as juntas dos dedos o mais flexível possível, a sensação é de “colocar” a mão em cada tecla do arpejo e “deslizar” para a próxima. O pulso precisa estar flexível para movimentos verticais, movimentos para cima e para baixo, movimentos laterais e de rotação. Também é importante que você mantenha um dedilhado fixo, que seja confortável.
Um dedilhado alternativo que eu uso é:
Outro jeito de estudar é bloqueando os acordes e assimilando as diferentes posições, dê uma olhada no arquivo “arpejos quebrados bloqueados”, ele contém as diferentes inversões dos acordes.
Nos compassos 38-40 (imagem acima em azul), há um tipo de escrita diferente que pode causar confusão. A mão esquerda continuará tocando o baixo oitavado, a mínima indica que a nota Si sustenido deve ser segurada pelo polegar.
Obrigado por ler até aqui, comentários e sugestões são sempre bem vindos!
Daniel
Post retirado de: https://danielpadovanpiano.wordpress.com/2021/02/20/sonata-ao-luar-roteiro-de-estudo-parte-4/