
Níveis no estudo do piano

em 03 de Janeiro de 2023
O post de hoje é continuação do roteiro de estudo da Sonata ao Luar. Você pode conferir os posts anteriores abaixo:
Para facilitar o estudo e não deixar o post tão longo, dividi o roteiro em sete partes e vou postá-las nas próximas semanas. Para conhecer mais sobre a obra dê uma olhada no post “Sonata ao luar, escuta guiada“, para conhecer mais sobre as sonatas de Beethoven, confira o post “Beethoven e as sonatas para piano“. A partitura que utilizarei como base nos posts é esta aqui.
Enfim chegamos à reexposição ou recapitulação. Na reexposição acontece os temas apresentados na exposição são recapitulados, contudo, o segundo tema passa, primeiramente apresentado em dominante, agora é apresentado na tônica. Caso a tonalidade da obra esteja em modo menor, como é o caso da Sonata ao Luar, o tema B, exposto em Mi maior, é recapitulado em Dó sustenido menor.
A primeira parte da reexposição é feita de forma literal, isto é, ocorre a reprodução idêntica do Tema A.
A textura continua a mesma, mas vale lembrar de manter o balanço entre os três níveis sonoros que temos: baixo, acompanhamento e melodia ressaltando que a melodia tem maior importância. Tecnicamente não há surpresas, apenas fique atento ao compasso 45 quando novamente temos um intervalo de nona, destacado na imagem em verde.
O restante da recapitulação do Tema A segue sem complicações ou novas dificuldades técnicas. Na hora da performance, a dica é destacar bastante os compassos antecedentes à recapitulação como forma de gerar tensão que será resolvida na introdução do tema. Outra dica, é se manter atento às indicações dinâmicas do compositor.
Não é nada fácil mostrar ao ouvinte a diferença entre pp (pianissimo) e p (piano), mas esta é a dinâmica indicada nesta parte. Uma forma de estudar tocar em pianíssimo, é, primeiro, claro, tocar tudo forte e com o braço relaxado. Segundo, estudar lentamente e diferenciar a melodia do acompanhamento através de toques diferentes, e por último, bem lentamente, tocar sem som – abaixar cada tecla sem deixar sair som algum.
Obrigado por ler até aqui, comentários e sugestões são sempre bem vindos!
Daniel
Foto: https://unsplash.com/photos/hAR31vQ8QRI
Post retirado de: https://danielpadovanpiano.wordpress.com/2021/02/26/sonata-ao-luar-roteiro-de-estudo-parte-5/