Níveis no estudo do piano
em 03 de Janeiro de 2023
O post de hoje é continuação do roteiro de estudo da Sonata ao Luar. Você pode conferir os posts anteriores abaixo:
Para facilitar o estudo e não deixar o post tão longo, dividi o roteiro em sete partes e vou postá-las nas próximas semanas. Para conhecer mais sobre a obra dê uma olhada no post “Sonata ao luar, escuta guiada“, para conhecer mais sobre as sonatas de Beethoven, confira o post “Beethoven e as sonatas para piano“. A partitura que utilizarei como base nos posts é esta aqui.
No tema B, a textura continua a mesma, mas vale lembrar de manter o balanço entre os três níveis sonoros que temos: baixo, acompanhamento e melodia ressaltando que a melodia tem maior importância. Tecnicamente não há surpresas, apenas fique atento aos compassos 52 e 54 quando temos novamente intervalos de nona entre o acompanhamento e a melodia.
A reexposição do tema B é uma das principais partes da estrutura da obra, o que caracteriza a forma sonata é a recapitulação do segundo tema na tonalidade da tônica. Aqui, Beethoven utiliza a tonalidade homônima maior, dó sustenido maior, ao invés de dó sustenido menor. De certa forma, estes compassos da recapitulação vão preparando o ouvinte para a coda, então é importante refletir em termos de timbre e dinâmica sobre o material que virá posteriormente.
Obrigado por ler até aqui, comentários e sugestões são sempre bem vindos
Daniel
Capa: Valentino Funghi
Post retirado de: https://danielpadovanpiano.wordpress.com/2021/04/11/sonata-ao-luar-roteiro-de-estudo-parte-6/