-O movimento ambientalista nos anos 1970 – a Conferência de Estocolmo, um grito de socorro
No ano de 1972 acontece a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente Humano de Estocolmo, a Conferência de Estocolmo, Suécia Nessa conferência, 113 países discutiram várias indagações do âmbito ambiental, que até hoje motivam relações internacionais sobre tais questões. (PASSOS, 2009). Foi nessa conferência que começou a ideia de desenvolvimento sustentável.
-O movimento ambientalista nos anos 1980 – O Relatório de Brundtland: Saúde e Meio Ambiente
Em 1987, a (ONU) convidou a médica Gro Harlem Brundtland para a Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento e assim foi divulgado o famoso relatório de Brundtland. Ela percebeu que saúde e preservação do meio ambiente juntos melhoram a qualidade de vida. Nesse relatório, pela primeira vez o conceito de desenvolvimento sustentável vem a público.
-O movimento ambientalista nos anos 1990: A Rio-92
Após 20 anos da Conferência de Estocolmo é realizada no Rio de Janeiro em 1992, por isso também conhecida como Rio-92. Nesse evento, estava reunida uma boa quantidade de chefes de Estado a fim de discutir e tentar encontrar soluções para o desenvolvimento sustentável.
-O movimento ambientalista nos anos 2000 – a década da educação para o desenvolvimento sustentável
Ocorreu em 2002 a Assembleia Geral das Nações Unidas, e lá foi declarado 2005 como sendo o ano de início da Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável. Em 2006 aconteceu a Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente.Nela foi apresentada uma carta visava à transformação das comunidades em ambientes melhores , pois considerava a sustentabilidade como uma totalidade que não abrange apenas meio ambiente.
-O que é Desenvolvimento Sustentável?
Até 2015 o desenvolvimento sustentável era mantido por três pilares, sendo eles: Desenvolvimento Econômico, Social e a Proteção Ambiental, promovendo a qualidade de vida e o uso consciente dos recursos naturais disponiveis, pensando nas futuras gerações, além do objetivo de alcançar a justiça social e um desenvolvimento econômico justo. No mesmo ano foi assinado um documento por todos os países-membros das Nações Unidas o documento “Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável” A Agenda 2030 consiste em uma Declaração, 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e as 169 metas, uma seção sobre meios de implementação e de parcerias globais.
Agora são os 5 pilares dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: Pessoas, Planeta, Prosperidade, Paz e Parcerias.
"O desenvolvimento sustentável requer quatro condições básicas. Ele deve ser: a) economicamente factível; b) ecologicamente apropriado; c) socialmente justo; d) culturalmente equitativo, respeitoso e sem descriminação de gênero (Gadotti)."