Três Dicas de Escrita de Redação
Por: Darlam N.
01 de Março de 2023

Três Dicas de Escrita de Redação

Redação Como fazer uma boa redação Assuntos que mais caíram no ENEM Geral Apoio Ajuda Ensino Médio Vestibular Redação

Introduzindo o assunto.

Escrever uma boa redação é um desafio que pode ser vencido. Para facilitar nesse processo de escrita eu trouxe três dicas para te ajudar nessa tarefa.

Escreva atentamente.

Veja os textos premiados e as dicar sobre como fazer a estrutura da redação nota mil no Enem. Para a elaboração do seu texto dissertativo-argumentativo é sempre bom conhecer o que já foi avaliado como uma redação Enem nota 1000. E assim você dá os passos corretos para chegar lá também. Conquistar mais de 700 pontos já faz toda a diferença para vencer depois a disputa das Notas de Corte do Sisu, Prouni e Fies[1].

Dominar a escrita é fundamental para quem está se preparando para a prova do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Por conseguinte, durante a redação é a sua oportunidade de explicitar o seu raciocínio e ideias de uma forma que seja atraente para os leitores[2].

Procure sempre utilizar palavras que chamem a atenção do leitor.

Uma boa maneira de capturar a atenção do seu leito é tornar óbvio desde a primeira frase e ao longo da introdução qual será o benefício que ele terá ao ler aquele texto. Ele vai continuar lendo porque você fez uma promessa para ele, seja de ajudá-lo a superar um desafio que ele enfrenta todos os dias ou de oferecer um atalho para seus maiores objetivos[3].

Nesse sentido, você consegue criar um engajamento por parte do leitor e pode fazer com que ele fique atento durante todo um texto. Repare no exemplo a seguir, de um artigo escrito pelo economista Marcio Pochmann, intitulado “O fantasma da desmodernização”:[4].

Nunca deixe de questionar o seu próprio trabalho.

O início da redação sempre requer atenção, pois é a parte em que a pessoa decide se vai continuar ou não. Mesmo que o seu trabalho seja visto por um examinador, pense dessa forma. Ou seja, escolha muito bem as palavras na hora de escrever e estimule a curiosidade. Faça seu potencial leitor pensar: "que legal, eu PRECISO ler isso! "[5].

Por isso, seja objetivo(a): perguntou, tem de responder. Nada de pergunta sem relação com o tema ou com a sua tese! Assim, a forma mais simples de lidar com o questionamento é fazer apenas uma pergunta que direcione o raciocínio para a sua tese, ou seja, a ideia que você pretende defender[6].

Para (não) concluir.

Com essas dicas é possível escrever uma redação atrativa com potencial de ser bem avaliada. A máxima que a prática leva a perfeição é aplicável ao processo de escrita e a leitura (de jornais, livros, revistas, etc.) uma poderosa fonte de inspiração e argumentos.

Para saber mais, acompanhe os materiais que lançarei nesta plataforma e agende uma aula.

 

Referências

  1. 10 exemplos de redação nota mil no Enem aprovadas pelo MEC.https://blogdoenem.com.br/redacao_enem_nota_1000/ acessado 2023-03-01
  2. Redação pronta para qualquer tema para ENEM e vestibular.https://www.lendo.org/redacao-pronta-para-qualquer-tema-para-enem-e-vestibular/ acessado 2023-03-01
  3. Como encantar o leitor do seu texto na primeira frase?. https://rockcontent.com/br/talent-blog/encantar-leitor-na-primeira-frase/ acessado 2023-03-01
  4. Como fazer uma introdução? Passo a passo com exemplos. https://nuvemshop.com.br/blog/como-fazer-uma-introducao-dicas-textos/ acessado 2023-03-01
  5. Como fazer uma boa redação em 12 passos. https://blog.unicesumar.edu.br/fazer-boa-redacao acessado 2023-03-01
  6. O questionamento na estratégia argumentativa da Redação. https://cursoenemgratuito.com.br/questionamento-redacao-enem/
R$ 40 / h
Darlam N.
Caxias do Sul / RS
Darlam N.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Correção de Redação Como fazer uma Boa Redação Redação - Aulas Particulares
Mestrado: Politicas Públicas (UFRGS)
Humanidade para além do humano. Aulas sobre escrita e ciências sociais.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil