Fui Mal na Redação do ENEM
Por: Davi F.
10 de Novembro de 2023

Fui Mal na Redação do ENEM

E agora?

Redação Como fazer uma boa redação Vestibular Redação Geral Assuntos que mais caíram no ENEM Ensino Médio Correção de redação

Chegou o grande dia, você deu aquela passadinha no mercado para comprar algumas besteirinhas para comer durante a prova, chegou cedo, estava tranquilo e então... O tema da redação te esbofeteia.

Muitas alunos, inclusive, têm bom português e "sabem escrever", mas permanecem num platô, sem nunca sair do lugar na hora de redigir uma redação. 

Por que a redação parece ser tão difícil? O que fazer se eu acho que fui mal?

Entenda que redação é um algoritmo

Isso não se aplica somente à redação do ENEM: assim como qualquer outro gênero textual, o texto dissertativo-argumentativo tem uma estrutura bem conhecida e padronizada. Isso é tão verdade que podemos afirmar sem medo de exageros: a criatividade é inimiga dos vestibulandos e concurseiros.

Pense comigo: um corretor tem centenas de textos para corrigir de uma só vez. É muito mais fácil para ele corrigir e identificar textos baseando-se em padrões. Assim sendo, não tente inovar — aprenda o que tem dado certo para a banca e crie seu modelo com base no que é esperado pelos corretores.

Escreva redações

Este tópico parece obvio, mas há quem negligencie isso. É preciso praticar múltiplas vezes para identificar seus erros corriqueiros e evitá-los em próximas redações.

Você pode fazer isso sozinho, corrigindo seus próprios erros (e isso pode ser feito com auxílio até mesmo de inteligência artificial, mas COM MUITA CAUTELA, pois ferramentas como o ChatGPT ainda não são 100% confiáveis) ou com a ajuda de um tutor.

Por que não contratar um professor para tirar suas dúvidas e corrigir seus textos de maneira direcionada?

Leia os manuais do corretor

Lembre-se de que os corretores vão se basear neles — o INEP disponibilizou o material usado para corrigir as redações em 2019 e todos têm acesso a ele. Ali você encontra todas as regras e critérios para analisar cada uma das cinco competências. A melhor forma de ter um bom desempenho (que será avaliado pelos corretores) é pensar como um corretor.

Não despreze a competência I

É plenamente possível tirar um desempenho muito bom na redação nas competências II, III, IV e V (não sabe o que são essas competências? Leia os manuais citados anteriormente com urgência), mesmo com um desempenho ruim ou medíocre na competência I.

No entanto, se você deseja ter um desempenho excepcional (o que é especialmente necessário nos cursos mais concorridos) é preciso dar atenção à língua portuguesa. É inaceitável cometer erros recorrentes de vírgula, crase, concordância ou ortografia para quem está se preparando para vagas mais difíceis.

Conclusão

Em suma, se você seguir o que pedem os manuais e tiver um modelo consistente com o que tem sido bem avaliado nos últimos ENEMs, certamente seu desempenho melhorará e suas redações começarão a se destacar. Com bastante prática, consistência e rigor ao seguir o padrão do INEP, sua nota pode chegar próxima do tão sonhado 1000 — e quem sabe até mesmo chegar lá.

 

 

 

 

 

 

 

 

R$ 40 / h
Davi F.
Recife / PE
Davi F.
5,0 (1 avaliação)
Tarefas resolvidas 1 tarefa resolvida
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Correção de Redação Redação - Geral Como fazer uma Boa Redação
Curso Livre: Introduction to Communication Science (University of Amsterdam)
Professor de Inglês, Redação, Português
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil