Conversação
Diana Z.
em 20 de Junho de 2019

 Conversação

      Por que os alunos não conversam muito durante as aulas?

A maioria dos alunos conseguem ler e escrever até que muito bem um segundo idioma, mas deixam muito a desejar quanto à parte de conversação. Essa é uma falha enorme nos cursos de idiomas. Tanto as escolas quanto os professores particulares não focam na conversação. Assim sendo, essa habilidade vai ficando de lado e os alunos mantêm essa dificuldade na oralidade. Existem inúmeras atividades e abordagens para que os professores incentivem a oralidade em seus alunos, para que assim eles consigam superar esse receio e insegurança tanto em sala de aula quanto em situações reais lá no mundo afora.

Das 4 habilidades, a conversação é a mais importante. Conseguindo se comunicar bem na oralidade faz com que as outras áreas, como leitura e compreensão, se tornem muito mais fáceis também. Contudo, ensinar e desenvolver a oralidade nos alunos é um verdadeiro desafio para os professores e escolas.

Para a maioria dos estudantes de um novo idioma, aquele momento, aquela uma hora de aula, é a única oportunidade que eles têm para praticar o idioma. Fora da sala de aula, eles não têm a oportunidade de falar e se comunicar. Por isso a enorme importância para que os alunos tenham a possibilidade de praticar a oralidade durante aquela hora de aula, o máximo possível.

Pensando nisso, pensem e chequem se certos pontos estão acontecendo em suas aulas.

- são criadas situações realistas durante a sua aula? Se o aluno pratica e usa o idioma em uma situação realista seu desenvolvimento será pleno. O professor tem que pensar, adaptar e apresentar situações onde o tipo de linguagem que os alunos usam é o que é comum e natural para eles.

- há envolvimento durante a aula? Se for um grupo de alunos, o professor tem que trabalhar como um grupo. Tem que haver comunicação e interação entre todos os alunos presentes, e não apenas com o professor. Cabe ao professor envolvê-los em diversas e variadas situações e fazer com que seus alunos mantenham uma conversação com objetivo claro.

- você consegue perceber que existem diferenças entre os idiomas quanto a entonação, expressões e também sons? É importante perceber se isso ocorre, são as nuances do idioma e de seu aprendizado.

- as aulas são focadas em assuntos do interesse do grupo? É bem mais fácil aprender um idioma quando conversamos sobre tópicos que nos interessa. Seu professor está levando isso em consideração? Ele conhece um pouco da vida e dos interesses pessoais e hobbies de seus alunos? Ele planeja suas aulas pensando que seus alunos gostariam de manter uma conversação sobre tópicos específicos de seus interesses?

- as aulas são amigáveis e em um ambiente descontraído? A maioria dos alunos morrem de medo e vergonha de falar, têm vergonha de não saber vocabulário, vergonha de não conseguir se expressar, vergonha de cometer erros básicos. Seu professor está sabendo lidar com esses sentimentos, normais em quase todos os alunos? Ele está proporcionando um ambiente onde seus alunos se sentem relaxados e felizes? Ele está encorajando todos os seus alunos a manterem uma conversação sem medo e está estimulando a autoconfiança dos mesmos?

- o professor está planejando suas aulas adequadamente? Com quantidade e variedade de atividades? Há momentos em que o professor realmente precisa dar maiores explicações gramaticais, então ele controla mais aquela parte da aula. Mas existe um outro momento em que os alunos têm que conversar e se expressar livremente, com correções feitas oportunamente e adequadamente.

Estudantes de qualquer idioma: vocês merecem professores com experiência e dedicação. Agora vocês já podem identificar o que tem que ser e ter numa boa aula - um professor adequado, que satisfaça suas necessidades e, para a maioria, hoje em dia, que foque na oralidade, na conversação.

Não desista de seus sonhos – sonho de viajar, de ser promovido, de conseguir acompanhar uma letra de música ou um seriado ou filme sem maiores dificuldades de compreensão, de participar de reuniões de trabalho sem medo algum, entre outros motivos que nos fazem precisar aprender um novo idioma.

Diana Zollinger
Consultora em Treinamento de Idiomas 

e-mail: diana@professoradiana.com
Skype: dizchohfi
www.professoradiana.com
https://www.facebook.com/dianazollingeridiomas/
https://www.instagram.com/professora.diana/

 

São Paulo / SP
Graduação: Letras - Inglês/Português (PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo))
Inglês Básico Conversação em Inglês English Reading Gramática em Inglês Inglês VIP English Grammar Inglês Profissional
Professora de Inglês e Português para estrangeiros com mais de 30 anos de experiência. Tenha uma aula-demo sem compromisso!
Oferece aulas online (sala profes)
Oferece aulas presenciais
R$ 85 / aula
Conversar Whatsapp do professor Diana Z. Whatsapp do professor Diana Z. Ver WhatsApp
1ª aula demonstrativa
Responde em 1 h e 4 min
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Listas de exercícios, Documentos, Revisões de textos, Trabalhos?

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, revisão de teses e dissertações, correção de textos ou outros trabalhos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes.

Enviar Tarefa

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil