
3 tendências do e-commerce para 2017

em 08 de Agosto de 2017
Continuando a nossa série especial "Conhecendo a Administração", nesta segunda postagem falaremos sobre uma das áreas mais importantes da administração, e que também é considerada uma das queridinhas entre os estudantes do curso: a Administração de Marketing. Provavelmente, a maioria das pessoas imaginam que o Marketing se baseia somente na elaboração de propagandas, criação de peças publicitárias, comerciais, e demais aspectos da publicidade, porém estão enganados. Se você ainda pensa desse jeito, então saiba que precisa mudar sua mentalidade, pois o marketing possui funções em diversas áreas, ajudando a evidenciar e promover o lado positivo de uma marca.
Podemos dizer, que o marketing moderno trabalha com o que chamamos de "a alma" do negócio. Sua estrutura funciona visando a satisfação das necessidades que os consumidores possuem (necessidades reais), criando uma inter-relação entre o marketing da empresa (propaganda) e o cliente externo e interno da mesma. O marketing é o setor que atua como o elo majoritário, facilitando a comunicação entre a empresa e seus consumidores, bem como, possibilitando sua compreensão da melhor maneira possível. Em resumo, a administração de marketing é o processo no qual se determina quais produtos e serviços são mais interessantes aos consumidores e qual a melhor estratégia para se descobrir isso.
Assim como administração, o marketing possui diversos conceitos, desenvolvidos por diversos autores ao redor do mundo. Um dos conceitos mais simples e de fácil assimilação, é o proposto por Philip Kotler (O autor mais reconhecido da área do marketing), onde ele diz que "Marketing é o conjunto de atividades humanas que tem por objetivo facilitar e consumar relações de troca" (Kotler, 2002).
Para complementar na conceituação, nós podemos citar também o conceito exposto pela Associação Americana de Marketing, no qual dizem que "a administração de marketing é o desempenho das atividades de negócios que dirigem o fluxo de bens e serviços do produtor ao consumidor, ou usuário". Ou seja, trata-se do elo de ligação entre o que a empresa produz e a informação que chega no seu consumidor final.
Portanto, de acordo com os dois conceitos acima citados, podemos entender que a administração de marketing é muito mais do que uma simples propaganda bem feita, e sim uma ferramenta de extrema importância para qualquer organização que pense em valorizar sua marca. Há alguns anos, quando se falava em planejamento de marketing, todos associavam o assunto à questão dos quatro pês do marketing. Entretanto, para o marketing moderno, os 4Ps não devem ser tratados de forma isolada, resolução que acabou gerando o conceito dos 4Cs. Porém, do que se trata esse novo conceito? A resposta é bem simples, eles fazem parte de um mix de marketing focado na visão do consumidor. Logo abaixo veremos cada um detalhadamente, sendo eles:
1 - Cliente: Para a administração de marketing é o ponto mais importante dos 4Cs. São as pessoas cujo desejos e necessidades seu produto, ou serviço precisa satisfazer. Entender e satisfazer seus clientes são tarefas fundamentais para obter uma boa margem de vendas e manter o negócio rentável. Realizar pesquisas de satisfação, ouvir opiniões de consumidores e aumentar a fidelidade dos mesmos é parte do papel de um administrador que trabalha com marketing.
3 - Conveniência: É o ponto dos 4Cs que corresponde ao ponto de venda dos 4Ps. No geral, é como sua empresa, seu produto ou serviço se adapta às necessidades e comodidades do consumidor, considerando questões como conforto, distância, facilidade de acesso, localidade, entre outros aspectos. Se a organização conhecer bem o perfil de seu cliente, saberá com exatidão, onde expor e distribuir seu produto. Lembre-se de que uma das coisas que todo consumidor anseia chama-se praticidade.
4 - Comunicação: Como último ponto abordado pelos 4Cs, temos a comunicação. Esse ponto em questão refere-se a promoção e integra todas as atividades que procuram promover o produto, ou serviço. Basicamente, é o caminho que a empresa deve construir para que o consumidor chegue até ela. Em todo negócio, sem exceção, é necessário divulgar, propagandear, ou seja, dizer para os outros que sua empresa existe. É extremamente importante conhecer o cliente e saber qual a melhor maneira de se comunicar com ele. Essa atividade deve ser praticada constantemente, a fim de gerar bons resultados de vendas e de fidelização. Sendo assim, o ideal para o marketing moderno é a junção dos 4Ps (fundamentos do produto) com os 4Cs (estratégias de divulgação), ou seja, um complementa a visão do outro, criando uma união forte de valores internos e externos para o produto, ou serviço que a empresa oferece (assim como para si mesma também).