Administração de Marketing
Por: Diego D.
27 de Março de 2016

Administração de Marketing

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Administração de Marketing - O que é?

 

 

Conhecendo a Administração de Marketing

 
 
 
 
Administração de Marketing
 

Continuando a nossa série especial "Conhecendo a Administração", nesta segunda postagem falaremos sobre uma das áreas mais importantes da administração, e que também é considerada uma das queridinhas entre os estudantes do curso: a Administração de Marketing. Provavelmente, a maioria das pessoas imaginam que o Marketing se baseia somente na elaboração de propagandas, criação de peças publicitárias, comerciais, e demais aspectos da publicidade, porém estão enganados. Se você ainda pensa desse jeito, então saiba que precisa mudar sua mentalidade, pois o marketing possui funções em diversas áreas, ajudando a evidenciar e promover o lado positivo de uma marca.


Podemos dizer, que o marketing moderno trabalha com o que chamamos de "a alma" do negócio. Sua estrutura funciona visando a satisfação das necessidades que os consumidores possuem (necessidades reais), criando uma inter-relação entre o marketing da empresa (propaganda) e o cliente externo e interno da mesma. O marketing é o setor que atua como o elo majoritário, facilitando a comunicação entre a empresa e seus consumidores, bem como, possibilitando sua compreensão da melhor maneira possível. Em resumo, a administração de marketing é o processo no qual se determina quais produtos e serviços são mais interessantes aos consumidores e qual a melhor estratégia para se descobrir isso.

Conceitos da Administração de Marketing

 

 

Quatro Cs da administração de marketing

Assim como administração, o marketing possui diversos conceitos, desenvolvidos por diversos autores ao redor do mundo. Um dos conceitos mais simples e de fácil assimilação, é o proposto por Philip Kotler (O autor mais reconhecido da área do marketing), onde ele diz que "Marketing é o conjunto de atividades humanas que tem por objetivo facilitar e consumar relações de troca" (Kotler, 2002).

Para complementar na conceituação, nós podemos citar também o conceito exposto pela Associação Americana de Marketing, no qual dizem que "a administração de marketing é o desempenho das atividades de negócios que dirigem o fluxo de bens e serviços do produtor ao consumidor, ou usuário". Ou seja, trata-se do elo de ligação entre o que a empresa produz e a informação que chega no seu consumidor final.

Portanto, de acordo com os dois conceitos acima citados, podemos entender que a administração de marketing é muito mais do que uma simples propaganda bem feita, e sim uma ferramenta de extrema importância para qualquer organização que pense em valorizar sua marca. Há alguns anos, quando se falava em planejamento de marketing, todos associavam o assunto à questão dos quatro pês do marketing. Entretanto, para o marketing moderno, os 4Ps não devem ser tratados de forma isolada, resolução que acabou gerando o conceito dos 4Cs. Porém, do que se trata esse novo conceito? A resposta é bem simples, eles fazem parte de um mix de marketing focado na visão do consumidor. Logo abaixo veremos cada um detalhadamente, sendo eles:

1 - Cliente: Para a administração de marketing é o ponto mais importante dos 4Cs. São as pessoas cujo desejos e necessidades seu produto, ou serviço precisa satisfazer. Entender e satisfazer seus clientes são tarefas fundamentais para obter uma boa margem de vendas e manter o negócio rentável. Realizar pesquisas de satisfação, ouvir opiniões de consumidores e aumentar a fidelidade dos mesmos é parte do papel de um administrador que trabalha com marketing.

2 - Custo: Esse ponto dos 4Cs trata do valor percebido pelo consumidor. Em outras palavras, é o custo que ele considera justo pagar por um produto, ou serviço para satisfazer suas necessidades. O que a organização considera "preço" o cliente considera "custo". Portanto, é importante que a empresa conheça bem o perfil de seus consumidores, poder aquisitivo, classe social, etc. É importante também que o preço do produto, ou serviço esteja bem alinhado com a percepção de valor do cliente.


3 - Conveniência: É o ponto dos 4Cs que corresponde ao ponto de venda dos 4Ps. No geral, é como sua empresa, seu produto ou serviço se adapta às necessidades e comodidades do consumidor, considerando questões como conforto, distância, facilidade de acesso, localidade, entre outros aspectos. Se a organização conhecer bem o perfil de seu cliente, saberá com exatidão, onde expor e distribuir seu produto. Lembre-se de que uma das coisas que todo consumidor anseia chama-se praticidade.

4 - Comunicação: Como último ponto abordado pelos 4Cs, temos a comunicação. Esse ponto em questão refere-se a promoção e integra todas as atividades que procuram promover o produto, ou serviço. Basicamente, é o caminho que a empresa deve construir para que o consumidor chegue até ela. Em todo negócio, sem exceção, é necessário divulgar, propagandear, ou seja, dizer para os outros que sua empresa existe. É extremamente importante conhecer o cliente e saber qual a melhor maneira de se comunicar com ele. Essa atividade deve ser praticada constantemente, a fim de gerar bons resultados de vendas e de fidelização. Sendo assim, o ideal para o marketing moderno é a junção dos 4Ps (fundamentos do produto) com os 4Cs (estratégias de divulgação), ou seja, um complementa a visão do outro, criando uma união forte de valores internos e externos para o produto, ou serviço que a empresa oferece (assim como para si mesma também).

O profissional de administração de marketing

 
 
Qualquer profissional que decida se envolver com a administração de marketing deve se preparar para desenvolver sensibilidade (saber antever) aos mercados e setores, envolvendo e relacionando seus produtos com o mercado, como também, conseguindo identificar os desejos e necessidades dos consumidores. Como Kotler já atestava, o profissional de marketing é alguém que sempre busca uma resposta. Portanto, esse profissional deve estar sempre atento a três aspectos fundamentais da área, que são: a necessidade, o desejo e a demanda. Sabendo identificar e satisfazer cada um especificamente.

Dentro da área de Administração de Marketing, o profissional pode realizar diversas atividades que envolvem todos os conceitos da área. Dentre as principais atividades nós podemos citar: desenvolvimento de estratégia e plano de marketing, captura de oportunidades de marketing, conexão com os clientes, merchandising, desenvolvimento de marca, desenvolvimento e inovação de produtos, entrega de valor para o consumidor, comunicação de valor com o consumidor e obtenção de crescimento a longo prazo.

Os profissionais do marketing possuem técnicas e métodos para estimular a demanda pelos produtos de uma empresa, porém essa é uma visão bastante simplista das atividades exercidas por esses profissionais. O administrador que trabalha com marketing precisa analisar as causas de declínio de um produto e verificar  se sua demanda pode ser reestimulada ou não, seja por meio de novos mercados, ou mudanças de características. Aqueles que trabalham com marketing não criam a necessidade em si, eles estimulam os desejos, promovendo uma ideia, produto, ou conceito. Entregando valor ao cliente.

Conclusão - O que é a administração de marketing?

 
Resumindo, a administração de marketing é um processo que determina quais produtos e serviços interessam aos clientes, assim como quais estratégias serão utilizadas nas vendas, na comunicação e no desenvolvimento do negócio. Possuindo como finalidade principal a criação e entrega de valor e satisfação para o consumidor final. De acordo com Kotler, nós podemos perceber que o marketing é o processo social pelo qual as pessoas obtém aquilo que necessitam e desejam, através da livre oferta e negociação com outros indivíduos. É importante termos em mente que a administração de marketing procura a lucratividade da empresa através da criação e entrega de valor.

Segundo Drucker, a meta do marketing contemporâneo é conhecer tão bem o cliente que o produto ou serviço se adapte às suas necessidades em um nível tão profundo que se venda por si só, ou seja, o marketing estimula os desejos dos clientes a tal ponto que sua necessidade se torne intermitente. Kotler ainda definiu as necessidades dos clientes em cinco categoriais distintas, que são: as necessidades reais (o cliente quer), as não declaradas (o cliente anseia), as declaradas (o cliente pede), as de algo mais (gostaria de ter) e as secretas (além do esperado). Kotler definiu também os três estágios para as atividades de marketing, que são: o marketing empreendedor, profissionalizado e o burocrático. Essas atividades atingem as pequenas, médias e grandes empresas respectivamente.

Mesmo sendo uma ramificação da administração, o marketing possui uma imensa amplitude de oportunidades, já que o profissional de marketing pode atuar em qualquer tipo de organização, desde departamentos de grandes empresas, até institutos de pesquisa, órgãos públicos, ou assessorias para pequenos e médios negócios. Uma das áreas mais aquecidas atualmente é a do profissional de mídias sociais, após o "boom" de empresas como Facebook, Twitter e Google, a necessidade desse tipo de profissional se tornou cada vez mais evidente dentro de qualquer tipo de negócio. Bom, é isso ai pessoal. Esperamos que vocês tenham conseguido entender um pouco mais sobre Administração de Marketing, pois é fundamental que o administrador entenda o modo como as empresas utilizam dessa área. Até a próxima e continuem ligados no PA o seu portal do administrador!
 
http://www.portal-administracao.com/2013/11/administracao-de-marketing-conceitos.html
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