Análise de Dados, inteligência de negócio, dados em massa
Por: Diego D.
03 de Outubro de 2016

Análise de Dados, inteligência de negócio, dados em massa

Administração Estatística Análise de Dados Business Comportamental Projetos Exercícios Taxas

Análise de Dados, Inteligência de Negócio, Dados em Massa

A terminologia é variada e se tem, inclusive, criado novas expressões com o passar do tempo, mas, na essência, o que se busca é uma interpretação de dados que venha a trazer ideias, projetos e ações que transformem a realidade das organizações.

 

Talvez essa seja uma forma de resumir o que hoje se fala a respeito dos termos business intelligence, analytics, big data, mais conhecidos na sua versão original em inglês e difundidos nos ambientes acadêmicos e empresariais.

A associação e interpretação de dados, a correlação de variáveis e a tentativa de buscar correspondência com fatos e comportamentos não é algo novo na ciência. A principal base advém da estatística, que é uma disciplina que remonta ao século XVII, embora censos populacionais e econômicos existam desde os primórdios do Império Romano.

O que temos de diferente no contexto atual é o avanço da Tecnologia da Informação sob duas vertentes essenciais: primeiramente por fazer com que os recursos computacionais sejam muito altos, cresçam a taxas exponenciais e fiquem disponíveis a todos, de modo que ferramentas de coleta, análise e interpretação de dados se multipliquem rapidamente e se tornem acessíveis até mesmo em um smartphone. Em paralelo, a TI aproximou o mundo, fez com que os fatos adquirissem conhecimento imediato em qualquer parte do planeta e passassem a ser elementos de forte influência comportamental no cotidiano das pessoas, isto é, estamos mais suscetíveis à informação e vivemos uma relação de interdependência com ela.

 

E o que o meu trabalho, estudo ou negócio tem a ver com isso? Por acaso eu devo mudar alguma coisa em minha vida?

 

Vale aqui apoderar-se da famosa frase “Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças”, de Leon C. Megginson, um estudioso interessado na teoria da evolução das espécies. Esta é a mensagem: sim, a adaptação é a chave para enfrentar os desafios da realidade, em qualquer área de atuação.

Então, para começar, três coisas simples a serem praticadas:

- Leia sempre. Isso aguça a criatividade, amplia as conexões, questiona os conceitos e o mantém aberto para novas possibilidades. É uma espécie de “boa coleta de dados”, tal como um dos princípios que está por trás das melhores ferramentas de análise.
 
- Aprecie a tecnologia tanto quanto as coisas simples. É uma busca por equilíbrio, pois as revelações e o aprendizado raramente estão nos extremos. Não é por acaso que se salienta o tema da diversidade nos dias atuais. É outro princípio que está por trás das ferramentas de análise: muitas variáveis que buscam convergência de resultados.
 
- Desenvolva resiliência. Talvez não seja tão simples, como é para uma mola ou borracha que, ao sofrerem ação de uma força externa, se deformam e se recuperam da deformação, assim que a força cessa. É impraticável dizer só “sim” ou só “não” frente às demandas da vida; temos que alternar, mas não perder a ternura, não se esfacelar ou entrar em fadiga. Sempre existem “pontos fora da curva” e, tal como um terceiro princípio das ferramentas de análise, esses devem ser isolados e tratados à parte para não causar uma interpretação equivocada do contexto.

Portanto, as ferramentas de análise de dados têm mais coisas em comum com o nosso jeito de ser do que superficialmente possamos presumir. Oportunamente vamos explorar em mais detalhes cada um dos princípios enunciados. Por ora, vamos aos exercícios.

R$ 40 / h
Diego D.
Limeira / SP
Diego D.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Administração Financeira Logística - Administração Gestão da Qualidade e Produtividade
MBA: MBA Gestão da Produção na Construção Civil (UNIARA)
Venha aprender Administração, Ciências Contábeis, Marketing
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil