Por: Diego D. 25 de Abril de 2016
Análise SWOT
Administração Planejamento Marketing Gestão Estratégica Planejamento Estratégico Gestão Pessoas Ambiental Controle Médio Problemas Organização Investimentos Estratégia EmpresarialEncontre um professor e combine aulas particulares Presenciais ou Online
Análise SWOT (Matriz) - Conceito e aplicação
O que é a Matriz de análise SWOT?
- Gosta do assunto? Confira também: Matriz GUT de análise empresarial
A Análise SWOT também é utilizada para identificar os pontos fortes e fracos de uma organização, assim como as oportunidades e ameaças das quais a mesma está exposta. Essa ferramenta é geralmente aplicada durante o planejamento estratégico, promovendo uma análise do cenário interno e externo, com o objetivo de compilar tudo em uma matriz e assim facilitar a visualização das características que fazem parte da sigla. Sabe-se que a técnica foi fundamentada por Kenneth Andrews e Roland Christensen, e tinha por objetivo auxiliar e aprimorar o planejamento estratégico empresarial, que já vinha sendo bastante estimulado nas escolas tradicionais americanas ao longo das décadas de 60 e 70.
Características da Análise SWOT
Forças: Está relacionado as vantagens que sua empresa possui em relação aos concorrentes. Podemos dizer que são as aptidões mais fortes de sua empresa. Para ajudar a defini-las, é possível fazer uso de algumas perguntas:
Oportunidades: São forças externas que influenciam positivamente a empresa. Não existe controle sobre essas forças, pois elas podem ocorrer de diversas formas, como por exemplo - mudanças na política econômica do governo, alterações em algum tributo, investimentos externos, ampliação do crédito ao consumidor, etc. Porém, podem ser feitas pesquisas ou planejamentos que preveem o acontecimento desses fatos.
A Análise SWOT deve ser desenvolvida e interpretada de forma com que consiga unir os principais componentes que atuam como elementos da análise externa e interna. O seu "diagnóstico", por assim dizer, deve ser confiável na informação que oferece, integrando as necessidades apresentadas no gestão estratégica com o intuito de fundamentar o planejamento de médio e longo prazo da organização. Essa ferramenta da administração, auxilia a empresa em diversos aspectos, principalmente, na tomada de decisão. O SWOT consegue maximizar as oportunidades do ambiente através dos pontos fortes da empresa e ainda minimizar as ameaças e pontos fracos que a mesma possui.
Análise Competitiva como suporte à Matriz SWOT
Qualquer organização pode fazer uso da análise competitiva. Analisando os pontos fortes e fracos da concorrência, assim como suas estratégias e comportamentos. Dessa forma, se torna mais fácil para a organização traçar uma estratégia competitiva forte e que funcione, com isso é possível fazer com que o plano de ação consiga reduzir os riscos e aumentar as chances de sucesso do negócio.
[Bônus] 5 regras simples para uma Análise SWOT bem sucedida
1 - A análise SWOT deve distinguir o momento atual e o momento futuro da empresa;
Etapas para realização da Análise SWOT (Matriz)
Ocorre através das seguintes etapas:
> Divisão do cenário em duas partes: Para um melhor entendimento do cenário que a empresa participa, primeiramente, é necessário dividi-lo em dois ambientes: o interno e o externo.
Conclusão - Matriz de Análise SWOT
Resumindo, nós conseguimos parceber que a Análise SWOT se trata de uma ferramenta para uma ampla análise ambiental corporativa, que atua como um pilar de sustentação da gestão e do planejamento estratégico de uma organização. É válido ressaltarmos que devido a sua simplicidade a Matriz pode ser usada em empresas de qualquer porte ou tamanho, não sendo exclusiva de grandes corporações ou multinacionais. Ela também pode ser usada de uma maneira que ficou conhecida por SWOT cruzada, onde as informações dos quatro quadrantes se cruzam, possibilitando assim delinear inúmeras estratégias para o futuro da empresa.
- Caso tenha interesse, confira: Administração Estratégica - Conceito e etapas
Portanto, fica claro que as possibilidades permitidas através da Análise SWOT são imensas e essenciais. Ela deve ser usada por qualquer empresa que deseja se tornar competitiva no mercado em que atua. A matriz consegue produzir uma capacidade clara e transparente de visualização externa e interna da organização, possibilitando ao seu gestor maximizar suas atividades de forma que consiga tirar proveito das oportunidades e ao mesmo tempo se proteger das ameaças que possam surgir. Toda empresa que deseja minimizar suas dificuldades deve fazer uso desse tipo de análise, principalmente, para estabelecer uma posição estratégica forte e conseguir atingir o maior controle possível sobre as variáveis que rodeiam seu ambiente. Bom, é isso ai pessoal. Se você já utilizou ou utiliza a ferramenta, deixe um comentário nos contando sua experiência com a análise SWOT.
Até a próxima!
Autor: Marcelo Bastos
Referências Bibliográficas:
TAVARES, Mauro Calixta. Gestão Estratégica. Atlas AS, 2008.
KOTLER, Philip. Administração de Marketing: Análise, Planejamento...Atlas, 1992.